TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analises De Investimentos

Tese: Analises De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Tese  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

vvvvvvvvvvvv

A cidade de Cuiabá foi fundada no dia 08 de Abril de 1719. A história registra que os primeiros indícios de bandeirantes paulistas na região, onde hoje fica a cidade, datam de 1673 e 1682, quando da passagem do bandeirante Manoel de Campos Bicudo pela região. Ele fundou o primeiro povoado da região, no ponto onde o rio Coxipó deságua no rio Cuiabá, localizada batizada de São Gonçalo.

Em 1718, chega ao local, já abandonado, a bandeira do paulista de Sorocaba, Pascoal Moreira Cabral, que depois de uma batalha perdida para os índios coxiponés, viu-se compensado pela descoberta de ouro, passando a se dedicar ao garimpo.

Em 08 de Abril de 1719, Pascoal Moreira Cabral assina a ata da fundação de Cuiabá. No local conhecido como Forquinha, às margens do rio Coxipó. Foi a forma encontrada para garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo. Em 1726, chega à região o capitão-general governador da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, como representante do reino de Portugal. No dia 1º de janeiro de 1727, Cuiabá é elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Em 1748, foi criada a Capitania de Cuiabá, concedendo a coroa portuguesa isenções e privilégios a quem ali quisesse se instalar. Forma feitas diversas expedições financiadas por Portugal. Essas expedições partiam de qualquer lugar do Brasil e não ultrapassavam o Tratado de Tordesilhas. Mas tarde, as chamadas bandeiras foram financiadas pelos paulistas. Somente eles foram ao oeste, ultrapassando a linha de Tordesilhas.

Origem do nome “Cuiabá”

Há várias versões para a origem do nome Cuiabá. Uma delas é que o nome tem como origem na palavra bororo IKUIAPÁ que significa “lugar da IKUIA” (ikuia:flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá: lugar). O nome designa uma localidade onde os indos bororos costumavam caçar e pescar, no córrego da prainha (que corta a área central de Cuiabá). Outra explicação é a de que Cuiabá seria uma aglutinação de KYYAVERÁ (que significa ”rio de lontra brilhante”). Uma terceira hipótese conta que a origem da palavra está no fato existirem arvores produtoras de cuia à beira do rio e que Cuiabá significaria “rio criador de vasilha”.

Há ainda outras versões menos embasadas historicamente, que mais se aproximam de lenda do que de fatos. O certo é que até hoje não se sabe com certeza a origem do nome e cada cuiabano gosta de adotar uma versão ou lenda.

Localização Geográfica

Cuiabá está localizada no Centro Geodésico da América do Sul. Área 3.538,167 km², Densidade 148,9 hab./km², Altitude 165 metros, Clima-Tropical semi árido. A grande Cuiabá, é formada pela vizinha Várzea Grande é o portão de entrada para o nosso Pantanal, mas também para Águas Quentes, Chapada dos Guimarães, Vila Bela da Santíssima Trindade e muitas outras belas regiões desde estado. São cidades irmãs, unidas pelo rio Cuiabá.

Num contexto mais abrangente, constitua-se num entroncamento aéreo-rodoviário-fluvial interligando o norte do Brasil e o oeste da América do Sul (Bolívia e Peru). É também alternativa mais viável para a ligação portuária com o pacifico através de Cáceres, San Matias, Santa Cruz de La Sierra e Portos do Chile e Peru. Essa ligação colocaria a produção regional na costa oeste do Estados Unidos e Ásia.

Distritos

Coxipó da Ponte, Coxipó do Ouro e Guia.

Limites

A capital mato-grossense limita-se ao norte com Rosário Oeste, a noroeste com Acorizal, a sudoeste com Várzea Grande o sul com Santo Antonio do Leverger, a leste com Campo Verde e a nordeste com Chapada dos Guimarães.

Relevo

O quadro geomorfológico do município é, em grande parte, representando pela Chapada dos Guimarães. Mas também aparecem Planalto da Casca e a Depressão Cuiabana. Predomina-se relevos de baixa amplitudes com altitudes que viram de 146 a 250 metros na área da própria cidade.

Hidrografia

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com