TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhanguera Etapa 3 Análise De Investimentos 2013

Trabalho Escolar: Anhanguera Etapa 3 Análise De Investimentos 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 3 Análise de Investimentos.

Sistema Especial de Liquidação e de Custódia – Selic

A Taxa SELIC é considerada a taxa básica de juros da economia, por ser usada em operações entre Bancos e ter influência sobre os juros de

toda a economia. A taxa SELIC é o resultado da média diária das

negociações dos títulos públicos federais e é definida mensalmente

pelo Banco Central. SELIC é a sigla para Sistema Especial de

Liquidação e Custódia, criado em 1979 pelo Banco Central e pela Andima

(Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) com o

objetivo de tornar mais transparente e segura a negociação de títulos

públicos. O SELIC é um sistema eletrônico que permite a atualização

diária das posições das instituições financeiras, assegurando maior

controle sobre as reservas bancárias.

O Selic é o depositário central dos títulos que compõem a dívida pública federal interna (DPMFi) de emissão do Tesouro Nacional e, nessa condição, processa a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia desses títulos. É também um sistema eletrônico que processa o registro e a liquidação financeira das operações realizadas com esses títulos pelo seu valor bruto e em tempo real, garantindo segurança, agilidade e transparência aos negócios.

Por seu intermédio, é efetuada a liquidação das operações de mercado aberto e de redesconto com títulos públicos, decorrentes da condução da política monetária. O sistema conta ainda com módulos complementares. Todos os títulos são escriturais, isto é, emitidos exclusivamente na forma eletrônica. A liquidação da ponta financeira de cada operação é realizada por intermédio do STR, ao qual o Selic é interligado.

Além do Banco Central do Brasil e do Tesouro Nacional, podem ser participantes do Selic, bancos, caixas econômicas, distribuidoras e corretoras de títulos e valores mobiliários e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central. As câmaras ou prestadores de serviços de compensação e de liquidação têm a sua participação no Selic definida no Regulamento do Selic.

Taxa SELIC apurada no movimento de 12/04/2013.

Data Taxa Anual Fator Diário Fator Acumulado

12/04/2013 7,16 1,00027445 1,0002744500000000

Técnicas de Investimentos

Existem diversas técnicas de análise de investimento, porém, destacam-se três principais as quais são as mais utilizadas e disseminadas:

• Período de retorno (PAYBACK)

• Valor presente líquido (VPL)

• Taxa interna de retorno (TIR).

Período de Retorno (PAYBACK)

O método do PAYBACK tem como pressuposto avaliar o tempo que o projeto vai demorar para retornar o total investido inicialmente. Quanto mais rápido o retorno, menor o PAYBACK e melhor o projeto. Assim, o PAYBACK sempre deve ser mensurado em tempo: Dias, semanas, meses, anos. Quanto menor o tempo de retorno ,mais interessante será o investimento. Para fazer o cálculo do PAYBACK é preciso construir uma tabela com investimento inicial, períodos, fluxo de caixa, e valor acumulado do fluxo de caixa. Quando acontecer do valor do fluxo de caixa atingir o valor do investimento inicial ,atingiu-se o PAYBACK ,o investimento voltou os recursos utilizados, recuperou-se o capital investido.

Valor presente líquido (VPL)

O método do valor presente líquido é um método alternativo ao do PAYBACK, visando corrigir as principais deficiências apresentadas por este .A sigla muito usada é VPL. Para usar o VPL, faz-se necessário construir o fluxo de caixa do projeto, sendo usados os itens a seguir:

• Investimento inicial e investimentos adicionais;

• Fluxos de caixa positivos e negativos de retorno;

• Valor residual do investimento se houver.

O método VPL utiliza os princípios de matemática financeira, calculando o valor presente do fluxo de investimento. Esse método é chamado de líquido, pois considera o fluxo total com as saídas (investimentos) e entradas (retornos) descontadas a uma taxa de atratividade.

Vantagens do VPL em relação ao PAYBACK: O método do VPL é tecnicamente muito superior ao método do PAYBACK como guia para a avaliação de projetos de investimento.

O PAYBACK possui três falhas graves como método de análise de investimentos, as quais não ocorrem com o VPL. A seguir, são descritas as falhas do PAYBACK e vantagens do VPL sinteticamente:

Falhas do PAYBACK:

• Não leva em conta o valor do dinheiro no tempo;

• Não considera os riscos de cada projeto, que podem ser muitos.

• Não considera os fluxos de caixa após o período de PAYBACK. Considera o valor do dinheiro no tempo, mediante o uso da TMA.

Vantagens do VPL

• Pode considerar diferentes riscos, ajustando a TMA de cada projeto.

• Considera todos os fluxos de caixa, inclusive com determinação de período de tempo para a correta comparação em termos de custo de oportunidade.

Taxa interna de retorno (TIR)

A taxa interna de retorno é um método similar ao VPL, ou seja, utiliza a mesma lógica de calculo, contudo, apresenta os resultados em porcentagem, e não em valores monetários. Dessa forma é bastante popular, uma vez que muitos investidores preferem mensurar retornos em porcentagens e não em valores absolutos. Para utilizar a TIR faz-se necessário construir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com