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Antropologia E Cultura Brasileira - Anhembi Morumbi

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Por:   •  12/11/2014  •  8.654 Palavras (35 Páginas)  •  2.587 Visualizações

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1. ATIVIDADE 1

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A ciência antropológica tem como objetivo o conhecimento completo do homem.

Julgue as opções abaixo no que se refere ao estudo do Homem Total na perspectiva antropológica:

I. É o estudo que separa a natureza da cultura

II. É o estudo que congrega natureza e cultura

III. É o estudo que separa os valores sócio-histórico-culturais do estudo da biologia e da natureza

Assinale a alternativa CORRETA:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

II

Resposta Correta: a.

II

Feedback da resposta: O objetivo da antropologia não é dividir o homem em natureza e cultura, mas apreendê-lo como “homem total”, tal como sugeriu o antropólogo francês Marcel Mauss. Nessa perspectiva, o ser humano é, ao mesmo tempo, biológico, psicológico e sócio-histórico.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A dimensão simbólica é também parte constitutiva do ser humano, porque o homem está imerso na linguagem e na cultura.

Sobre a dimensão simbólica é correto afirmar que a ciência antropológica compreende que:

I Todas as sociedades atribuem os mesmos significados simbólicos à linguagem e à cultura.

II Cada sociedade pode atribuir significados simbólicos específicos à linguagem e à cultura.

III Os significados simbólicos fazem referência somente à linguagem falada e corporal na cultura. Já os objetos materiais, inseridos na linguagem e na cultura, não apresentam atribuições de significados simbólicos.

Marque a alternativa CORRETA:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

II

Resposta Correta: d.

II

Feedback da resposta:

Cada sociedade apresenta representações e visões de mundo que são produzidas por valores e sentimentos que são vivenciados e compartilhados em um determinado espaço e época histórica. Nessa postura, um valor simbólico é um significado cultural atribuído pelo ser humano a gestos, palavras e/ou objetos materiais e é, portanto, elaborado de acordo com seu contexto social, histórico e cultural.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A base da Etnografia é a “observação participante” efetuada pelo pesquisador-antropólogo. No entanto, pode ser produzida também a prática denominada “participação observante”.

Julgue as opções a seguir no que se refere ao termo “participação observante”:

I. É quando o etnógrafo assume a postura de porta voz da cultura estudada.

II. É quando ocorre uma confusão ética entre etnógrafo e etnografia estudada.

III. É quando os resultados da pesquisa etnográfica são considerados apenas subjetivos e não objetivos.

IV. É quando o etnógrafo produz resultados de pesquisa de campo com distanciamento avaliativo da realidade estudada.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

IV

Resposta Correta: e.

IV

Feedback da resposta: A alternativa a ser assinalada é a alternativa incorreta: “O etnógrafo produziria resultados de pesquisa de campo com distanciamento avaliativo da realidade estudada”. Segundo a antropóloga Ruth Cardoso, o antropólogo deve valorizar a “observação participante” para que esta prática não se transforme em “participação observante”, pois dessa maneira o pesquisador deixaria de lado seu compromisso profissional/ ético e se colocaria apenas como um “porta voz” da cultura estudada. O pesquisador-antropólogo não pode ser um porta voz da cultura, pois precisa analisá-la com procedimentos e formas objetivas, apesar de que pode ocorrer formas subjetivas na pesquisa.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

(...) a floresta amazônica não passa para o antropólogo – desprovido de um razoável conhecimento de botânica – de um amontoado confuso de árvores e arbustos, dos mais diversos tamanhos e com uma imensa variedade de tonalidades verdes. A visão que um índio Tupi tem deste mesmo cenário é totalmente diversa: cada um desses vegetais tem um significado qualitativo e uma referência espacial. Ao invés de dizer como nós: “encontro-lhe na esquina junto ao edifício X”, eles frequentemente usam determinadas árvores como ponto de referência. Assim, ao contrário da visão de um mundo vegetal amorfo, a floresta é vista como um conjunto ordenado, constituído de formas vegetais bem definidas.

(LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio d Janeiro: Jorge Zahar, 2006)

Pode-se dizer que a premissa do parágrafo acima apresenta argumentação que embasa a seguinte afirmativa:

I. Os indígenas apresentam valores que são considerados inferiores, à medida que não compreendem a realidade da cidade grande.

II. Os indígenas compreendem apenas os valores e significados de sua cultura, pois apresentam limitações cognitivas.

III. Todos os grupos sociais são condicionados pelo aprendizado de sua cultura.

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