TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Unidade 2

Artigos Científicos: Antropologia Unidade 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:

"Para ele, democracia e educação se supõem e se chamam. Ele não concebia que a democracia poderia ser outra coisa além do reino soberano sobre os espíritos da ciência e da razão; e reciprocamente ele só concebia que uma educação racional largamente expandida poderia produzir os frutos do amor à igualdade, à justiça e à liberdade, quais sejam, as virtudes democráticas por excelência" (VIAL, F. Condorcet et l'éducation démocratique. Genève: Slatkine, 1970. p. 120).

Qual o nome do autor que o texto acima se refere e que no século XVIII foi o primeiro a elaborar uma teoria racional de mudança social, ao qual chamou de matemática social, cujo intuito era o de unir as chamadas ciências morais com as ciências naturais e que serviu de inspiração ao socialista utópico Claude Henri Comte de Saint-Simon?

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Marie Jean Antoine Condorcet.

Resposta Correta: c.

Marie Jean Antoine Condorcet.

Feedback da resposta:

A alternativa correta é: Marie Jean Antoine Condorcet.

Marie Jean Antoine Condorcet (1743-1794), ainda no século XVIII foi o primeiro a elaborar uma teoria racional de mudança social. O intuito de Condorcet com sua proposta de matemática social era o de unir as chamadas ciências morais com as ciências naturais a fim de pensar a situação das vítimas do Antigo Regime, em outras palavras dos pobres, dos ignorantes, dos desvalidos.

Este conhecimento permitiria uma ação racionalmente orientada objetivando a construção de uma consciência livre; de um sujeito capaz de pensar por si mesmo, emancipado da razão alheia. Nesse esquadro, a educação pública deveria ser a estratégia primordial dos poderes públicos e republicanos dirigida “a promover a eqüidade, a razão autônoma e o primado da diferença de talentos sobre a diferença de fortunas”. (BOTO, Carlota. Na Revolução Francesa, os princípios

democráticos da escola pública, laica e gratuita: o relatório de Condorcet. Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 84, 2003).

Pergunta 5

0 em 0,2 pontos

Uma das principais abordagens da Antropologia é Estruturalista. Esse paradigma tem suas raízes históricas na obra do pensador francês Èmile Durkheim e de seu sobrinho, o antropólogo Marcel Mauss. De uma forma geral, esses pensadores dedicam- se a compreender a existência de sistemas culturais responsáveis pela organização e modelação da vida social, tornando-a possível. Nessa perspectiva, a cultura é compreendida como um sistema operacional social. A formulação mais sistematizada dessa teoria foi realizada pelo antropólogo belga Claude Lévi-Strauss, e pode ser resumida da seguinte forma: em primeiro lugar, deve-se compreender que os fenômenos culturais têm a mesma natureza dos fenômenos lingüísticos e, portanto, podem ser estudados por uma mesma metodologia. Ambos são ao mesmo tempo universais (todas as sociedades têm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com