TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia E Cultura Brasiçeira Resumo Unidade 1

Trabalho Escolar: Antropologia E Cultura Brasiçeira Resumo Unidade 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 3

O objeto de estudo da ciência antropológica é o HOMEM em suas dimensões biológica e sociocultural. Relação do homem com a humanidade.

Antropologia é o estudo do homem completo e tem como premissa a compreensão da existência humana em sua expressão global:

• Como ciência social - tem como proposta conhecer o homem enquanto indivíduo que interage em grupos sociais organizados.

• Como ciência humana - tem como objetivo conhecer o homem no todo: as crenças, costumes, história e linguagens.

• Como ciência natural - tem como intenção o estudo da evolução humana.

O foco da ciência antropológica é o estudo da cultura produzida pelo ser humano em diversas sociedades.

Tipos de Antropologia:

• A antropologia biológica tem como objetivo o estudo das características biológicas humanas no tempo e no espaço. O antropólogo biologista tem como preocupação em pesquisar como os fatores culturais influenciam o crescimento dos indivíduos, de modo a analisar as particularidades morfológicas e biológicas articuladas ao meio ambiente. É o estudo das formas dos crânios, esqueletos, como também das genéticas das populações.

• A antropologia pré-histórica visa a reconstituir as culturas do passado que foram extintas em épocas distantes, pois são sociedades que desenvolveram formas culturais que representam fases da humanidade e não estão registradas em documentos escritos. O antropólogo pré-histórico, por meio de técnicas utilizadas no trabalho de escavação e coleta de materiais, interpreta as culturas desaparecidas e trabalha muito próximo do historiador e do arqueólogo e objetiva analisar tanto as técnicas e organizações sociais, quanto suas produções culturais

• A antropologia linguística tem como intenção compreender como os homens expressam suas vivências por meio da linguagem. Isto significa compreender como são expressos os pensamentos, sentimentos e valores através das diversas linguagens produzidas pelo próprio homem: escrita, oralidade, literatura, meios de comunicação, cultura audiovisual e também as culturas tecnológicas virtuais.

• A antropologia psicológica consiste no estudo do funcionamento da capacidade psíquica do ser humano, pois expressa seus comportamentos de modo consciente e inconsciente. Desse modo, a dimensão psicológica, é importante porque é uma parte constitutiva de toda vida humana e é por esta razão que este estudo atravessa todos os campos da área da Antropologia.

• A antropologia cultural tem como objetivo o estudo do homem como ser cultural. Nessa perspectiva a intenção é investigar as culturas humanas, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças com outras formas culturais. O foco de seu interesse é desvendar o comportamento humano e como o homem desenvolveu seu aprendizado social e cultural.

cultura, além de compartilhada e apresentar variações nos modos dos homens vivenciarem o cotidiano em sua sociedade, é também aprendida. Todos os membros de uma sociedade aprendem as normas e regras estabelecidas a partir da vivência e experiência na cultura: ”Toda cultura é socialmente aprendida, não é herdada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com