TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Unidade 6

Artigos Científicos: Antropologia Unidade 6. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Para a Companhia de Jesus, o ato de catequizar objetivava ensinar os índios a terem hábitos cristãos e a serem “bons cristãos”. Então, o indígena ao aprender a “ser” cristão, significava incorporaras concepções de trabalho do universo português.

A partir da afirmativa acima, analise as opções abaixo sobre o trabalho indígena à época da colonização portuguesa:

I. Os indígenas compactuavam da noção de que o trabalho gera produtividade e lucro.

II. Os indígenas não gostavam do trabalho por serem vadios ou preguiçosos.

III. Os indígenas concebiam o trabalho atrelado à noção de economia de subsistência.

IV. Os indígenas compactuavam da noção de que o trabalho gera empreendedorismo e visão de mercado global.

Marque a alternativa INCORRETA:

Resposta

Resposta Selecionada:

c) I, II e IV

Resposta Correta:

c) I, II e IV

Feedback da resposta:

Os índios apresentavam uma cultura incompatível com o trabalho intensivo regular e mais ainda compulsório, como pretendido pelos europeus. Desse modo, não poderiam ser denominados vadios ou preguiçosos, pois apresentavam outra concepção de trabalho. Os índios, a partir de suas práticas culturais, não compactuavam da visão dos europeus, principalmente no que tange à noção de que o trabalho pode estar relacionado à noção de produtividade e lucro. A questão do trabalho intensivo era completamente adversa da cultura indígena, pois estes faziam trabalhos para garantia da própria subsistência. Fazia parte da cultura indígena o emprego de energia, criatividade e imaginação em rituais, celebrações e guerras.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Podem ser identificadas tentativas de domínio dos povos indígenas por parte dos colonizadores portugueses. Uma delas foi realizada pelos colonos com objetivo econômico e a outra foi efetivada por ordens religiosas com objetivo missionário, por meio do processo de catequização.

Julgue as opções a seguir que fazem referência às tentativas de domínio das ordens religiosas sobre os povos indígenas no início da colonização portuguesa no Brasil:

I. As ordens religiosas e, principalmente, os padres jesuítas não respeitavam a cultura indígena em seus modos de vida (hábitos, tradições e costumes provenientes de seus modos de viver) e objetivavam catequizá-los, por meio de práticas educadoras e, desse modo, produziram práticas denominadas de etnocídio (morte da cultura).

II. As ordens religiosas e, principalmente, os padres jesuítas não respeitavam a cultura indígena em seus modos de vida (hábitos, tradições e costumes provenientes de seus modos de viver) e objetivavam catequizá-los, por meio de práticas educadoras e, desse modo, produziram práticas denominadas de genocídio (morte física).

III. As ordens religiosas e, principalmente, os padres jesuítas não respeitavama cultura indígena em seus modos de vida (hábitos, tradições e costumes provenientes de seus modos de viver) e objetivavam exterminar fisicamente os indígenas (prática do genocídio).

IV. As ordens religiosas e, principalmente, os padres jesuítas tiveram o mérito de tentar proteger os índios da escravidão imposta pelos colonos, nascendo daí inúmeros atritos entre colonos e padres.

Marque a alternativa CORRETA:

Resposta

Resposta Selecionada:

b) I e IV

Resposta Correta:

b) I e IV

Feedback da resposta:

As opções corretas são: “As ordens religiosas e, principalmente, os padres jesuítas não respeitavam a cultura indígena em seus modos de vida (hábitos, tradições e costumes provenientes de seus modos de viver) e objetivavam catequizá-los, por meio de práticas educadoras e, desse modo, produziram práticas denominadas de etnocídio (morte da cultura)” e “As ordens religiosas e, principalmente, os padres jesuítas tiveram o mérito de tentar proteger os índios da escravidão imposta pelos colonos, nascendo daí inúmeros atritos entre colonos e padres”. As opções incorretas são: “As ordens religiosas e, principalmente, os padres jesuítas não respeitavam a cultura indígena em seus modos de vida (hábitos, tradições e costumes provenientes de seus modos de viver) e objetivavam catequizá-los, por meio de práticas educadoras e, desse modo, produziram práticas denominadas de genocídio (morte física)” e “As ordens religiosas e, principalmente, os padres jesuítas não respeitavam a cultura indígena em seus modos de vida (hábitos, tradições e costumes provenientes de seus modos de viver) e objetivavam exterminar fisicamente os indígenas (prática do genocídio)”.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Correta

“Os povos indígenas tem um profundo respeito pela terra. Eles a consideram como uma “grande mãe”, que os alimenta e lhes dá a vida, porque é dela que tiram todas as coisas de que precisam para a sua sobrevivência física e cultural (...)”.

(MUNDURUKU, Daniel. Coisas de Índio. In: FUNARI, P. P.; PIÑÓN, A. A temática indígena na escola: subsídios para os professores. São Paulo: Contexto, 2012, p. 101).

Com base na afirmativa acima, analise as opções a seguir sobre a concepção de terra presente na cultura indígena no Brasil:

I. A terra é apenas um lugar a ser explorado economicamente.

II. A terra garante a continuidade da vida individual e coletiva.

III. Os indígenas sentem-se parte integrante da natureza e, portanto, da terra.

IV. Os indígenas apresentam uma visão sagrada da terra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com