TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise crítica do programa - Big Bhother Brasil

Projeto de pesquisa: Análise crítica do programa - Big Bhother Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução (descrição do programa escolhido)

- Big Brother Brasil

- Globo de Televisão

- Reality Show

- Sinopse (última exibição: 1º trimestre de 2014)

Análise crítica do programa

- O Big Bhother Brasil é um programa de Reality Show que é transmitido pela emissora Globo de televisão que no momento não está ao ar, mas em uma vez no ano é feito uma nova temporada. É um produto da indústria cultural, considerado atualmente o reality show de maior sucesso do mundo. Movimenta a economia, chama a atenção dos formadores de opinião da mídia, e bate recorde de audiência.

Podemos analisar o Big Bhother Brasil pela indústria cultural, começando pelo esqueleto que esse reality show apresenta. Sua criação no Brasil não é original.

O primeiro reality show deste gênero surgiu na Europa, mais precisamente na Holanda, em 1999. John de Mol, executivo de TV e criador do programa, deu a ele o nome de Big Brother, nome de um personagem de um livro de George Orwell (Irmão Grande, no sentido de irmão mais velho que toma conta dos menores; na ficção de Orwell, líder opressor). Mundo afora, muitos programas semelhantes surgiram, conservando o mesmo nome ou traduzindo-o para o idioma local. Em alguns lugares o programa foi copiado exatamente como o original, mantendo o nome, como foi o caso do Brasil (Big Brother Brasil - BBB).

Se não é original, logo podemos notar que o conceito da teoria critica que aqui se aplica é a de falsa novidade. Foi montado seguindo a estrutura de outros países. Embora, o público teve a sensação do “novo” programa lançado pela TV Globo, muitos não sabem que foi um programa copiado de um esqueleto pré-aprovado como um produto de sucesso.

Outro conceito observado no BBB é de que o consumidor acha que domina a indústria cultural, mas, antes é objeto de dominação. Nos meses de exibição, os fãs acompanham diariamente a “vida real” dos participantes, ficam completamente atentos a qualquer notícia e novidade da casa dos BBBs. Por quê?

A resposta fica evidente se pensarmos no método que o programa usa para manipular o público. As eliminações, assim como, as participações de antigos participantes, e a escolha do vencedor são decididas por votação. Votação essa que é organizada pela grande comunicação de massa visando sempre à audiência e o lucro para a emissora. A ideia de dominação do espectador nasce desse ponto. Pois a principal mensagem que fica gravada na mente dessas pessoas é: “Você que está em casa, é quem a decide hoje quem continua, e quem sai do BBB”. Fique de olho!

Percebeu como existe a sensação de dominar? Mas, só existe. Porque na prática, o jogo é inverso: os fãs são dominados. Não sobra espaço para crítica ou qualquer julgamento que leve o individuo a se questionar se o reality é benéfico para a sua vida e para a sociedade.

Um ponto que merece destaque segundo a teoria critica, aplicando – a no Big Brother è a ideologia cultural: a adaptação toma o lugar da consciência. Esse reality passa para o telespectadores a imagem de que foi criado baseado na realidade de pessoas comuns e tem como objetivo entreter, e deixar a decisão fluir pelo povo. Esse pensamento é totalmente ideológico. Pois a massa é dominada pela burguesia (nas palavras de hoje: milhares de pessoas são dominadas pela globo, que vivem alienadas pelo BBB). O programa faz tamanho sucesso por isso: O que parece feito para o povo, é na verdade uma extensão do trabalho das próprias pessoas, porque a globo ganha dinheiro assim: enquanto você puder colaborar nas suas horas de lazer e descanso vendo o BBB em casa e votando no seu jogador predileto, melhor vai ser o lucro final “Assista, vote, fique burro, porque você me rende muito”. Essa é ferramenta mais poderosa que a indústria cultural usa para as massas. As mentes são preparadas para um esquematismo racionalizado: pois sempre vai parecer para os consumidores como “um conselho de quem entende”. O telespectador não precisa se dar ao trabalho de pensar, é só escolher. È a lógica do clichê.

No Big Brother Brasil, o culto à imagem e à beleza é evidente e se intensifica a cada edição. A começar pela casa espetacular: enorme, bem decorada, com piscina, jardim, academia, cozinha muito bem equipada, enfim, o sonho de consumo de grande parte das pessoas que assiste ao programa. As festas também estão envoltas de beleza e sedução, seja pela decoração, roupas enviadas aos brothers, música ou comidas. Esse culto á beleza não fica restrito a casa do BBB. Esses padrões criados dentro do programa viram ícones estéticos para o publico. Tudo que o público vê no programa, é vendido na loja virtual da globo. Fica clara a intenção da indústria cultural: de lucrar sempre. Com tudo que for possível, eo que ainda não é possível, certamente será em breve, alienado com a ideia de falsa novidade.

O último ponto a ser comentado nesta análise segundo a teoria critica são os estereótipos no BBB. Quanto mais os jogadores causarem algum tipo de identificação no telespectador, maior será a dominação por parte da indústria cultural desses consumidores. Os estereótipos são aceitos com facilidade pelo público e muda a percepção de cultura dessas pessoas.

Reconhecemos facilmente os estereótipos que são criados, forçada ou espontaneamente. As edições e os participantes mudam, mas os personagens, de certa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com