TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da corrupção política no Brasil, suas causas e consequências para o país

Trabalho acadêmico: Análise da corrupção política no Brasil, suas causas e consequências para o país. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

A CORRUPÇÃO NA POLÍTICA

Cáceres

2013

A CORRUPÇÃO NA POLÍTICA

Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.

Orientador: Prof: . Adarly Goes, Giane Albiazzetti, Márcia Bastos e Sergio de Goes Barboza

Cáceres

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é fazer uma análise acerca da corrupção política no Brasil, as suas causas e suas consequências para o país.

A corrupção tem alcançado níveis altissímos na política, tal problema parece não ter solução devido a falta de cumprimento da lei, que deixa os corruptos impune. Diante disse cabe a todos os cidadãos refletir as escolhas dos candidatos a cargos eletivos no país.

Temos o dever de pesquisar em quem votar quem compra votos é porque achou quem os vendesse, o preço de um voto vendido pode até parecer suficiente para quem vendeu naquele momento, mais fica a pergunta e nos próximos anos quem pagará a conta?

2. DESENVOLVIMENTO

Para começar a falar sobre corrupção, vale destacar o conceito trazido por Norberto Bobbio, Nicola Matteuci e Gianfranco Pasquino, disposto em "Dicionário de Política" que assim prevê:

Fenômeno pelo qual um funcionário público é levado a agir de modo diverso dos padrões normativos do sistema, favorecendo interesses particulares em troco de recompensa. Corrupto é, portanto, o comportamento ilegal de quem desempenha um papel na estrutura estatal.Corrupção significa transação ou troca entre quem corrompe e quem se deixa corromper. Trata-se normalmente de uma promessa de recompensa em troca de um comportamento que favoreça os interesses do corruptor.

Por este conceito pode se extrair que a corrupção trata-se de atos que contrariam a lei e a moral.

A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 14 prevê que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos. O voto é considerado um direito fundamental protegido como claúsula pétrea.

O voto é o meio pelo qual temos para exercer a cidadania, por ele nos podemos eleger os nossos representantes no Congresso Nacional, nas Assembleias Legistativas, nas Camâras Municipais e nas prefeituras. E também é uma forma de termos a consicência da corrupção.

A corrupção não é algo que surgiu atualmente, não é de hoje q ue o Brasil sofre com a corrupção, e a compra de voto é uma forma de corrupção. Segundo Bruno Wihelm Speck em seu artigo intitulado “A compra de votos – uma aproximação empírica”:

A compra de voto ainda é uma realidade nas eleições brasileiras. A observação empírica confirma que as eleições são caracterizadas por uma intensa negociação de bens materiais, favores administrativos, e promessa de cargos. Sendo uma prática antiga, ela ocorre dentro de determinados padrões recorrentes. Pode ser organizada por integrantes da própria máquina de campanha do candidato (distribuição de cestas e bens pelo candidato), por correligionários independentes que, com recursos próprios ou de terceiros, conseguem comprar votos para um candidato (por exemplo, médicos que dão atendimento gratuito) ou por cabos eleitorais, que profissionalizaram a negociação dos votos. Estes últimos estão geralmente ligados a um representante político municipal, e atuam como uma espécie de intermediário permanente de serviços públicos e outros favores. A dificuldade da interface

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com