TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO NOS ÍNDICES NO BRASIL: CAUSAS E CARACTERÍSTICAS

Tese: EVOLUÇÃO NOS ÍNDICES NO BRASIL: CAUSAS E CARACTERÍSTICAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Quando nos referimos a estudo da população, estamos tentando entender processos que são por natureza muito dinâmicos. Estudar a mortalidade no Brasil requer que façamos uma ponte entre os mais variados temas que envolvem a população. Assim temos que perceber os diferentes comportamentos sociais existentes no país, como a inserção de tecnologias, a industrialização, a vida urbana, dentre muitos outros que se pode citar.

A população brasileira ao longo de décadas passou por diferentes períodos, e assim alterando sua rotina diária que acarreta em comportamentos e hábitos diferenciados, fato que reflete nas condições e estatísticas, principalmente nos censos demográficos, que está associado a taxa de fecundidade, natalidade, migrações, mortalidade etc., essa última no momento é que nos interessa.

Fazer um estudo sobre mortalidade num país tão grande não é tarefa fácil, principalmente analisar uma escala de tempo longa. Assim nosso estudo faz uma análise desde a década de 1950 até 2000. Sendo que é preciso conhecer as mudanças que aconteceram no país nesse período, porém dos anos 50 a 80 é importante para agente perceber as grandes mudanças ocorridas no Brasil, principalmente a inserção da industrialização.

A partir de 80 faremos uma análise para conhecermos o comportamento populacional, no quesito mortalidade, entendendo as diferentes estatísticas no país de grandes dimensões continentais. Assim é preciso analisar os fatos que geram as desigualdades entre as regiões brasileiras, porque os números são diferenciados se vivemos num mesmo país. As políticas públicas são as mesmas? A concentração de renda ocorre da mesma forma? As oportunidades de emprego são divididos igualmente?

São questões que dentre muitas outras esclarecem o porquê das disparidades nos índices dentre regiões. As condições nas quais está inserida uma sociedade refletem no comportamento e nos hábitos de vida. Como, por exemplo, a inserção da indústria proporciona as mulheres começarem a se inserirem no mercado de trabalho, dessa forma assim diminuindo a taxa de fecundidade no país, alterando contudo o crescimento demográfico, assim como os números da mortalidade, etc.

EVOLUÇÃO NOS ÍNDICES NO BRASIL: CAUSAS E CARACTERÍSTICAS

Como foi dito anteriormente, as mudanças na política, na inserção de tecnologias, na educação dentre outros proporciona a alteração nos ritmos de vida e no comportamento de uma sociedade. A evolução tecnológica, os avanços da medicina, o uso de remédio trouxeram melhorias de saúde, o que ocasiona menos mortes, principalmente quando nos referimos a idade e que se morria nos anos 50, para 70, 80 e 2000.

A expectativa de vida do brasileiro hoje, segundo o IBGE é em média 72 anos, segundo o PNAD década de 1950 era em média 43 anos, nas décadas de 60 e 70 esse valor passara para 53 anos. Como podemos visualizar a partir ta tabela abaixo:

A partir da tabela podemos perceber que houve uma melhoria de vida para a população a partir dos dados de expectativa de vida. Outra coisa importante que a tabela nos trás é a diferenciação dos índices por regiões brasileiras, não temos mais essa regionalização, mas os dados continuam refletindo a realidade do hoje, os níveis mais baixos são os três nordestes, a Amazônia e o Centro-Oeste que seria hoje a região Nordeste, Norte e Centro-Oeste respectivamente.

As taxas dependem não só dos fenômenos, como também da cobertura censitária referente ao período e ainda da margem de erros que é sabido que acontece. Porém em suma, a idéia geral é alcançada, as característica por regiões.

Quando foi citado a inserção da industria anteriormente e a diminuição da taxa de fecundidade, podemos a partir da tabela, verificar isso com mais aptidão:

Percebemos que as áreas que tiveram declínios mais expressivo foram Rio de Janeiro, São Paulo e os estados do Sul, justamente as áreas de inicio da industrialização brasileira e hoje a área mais urbanizada e industrializada do país. Com essa nova vida, as mulheres no mercado de trabalho, as estruturas familiares também mudaram, assim, a cada dia menos casamentos, menos filhos. Devido a nova rotina diária, principalmente das mulheres.

O país, entre os anos 1950 a 1970, era considerado agrário exportador, a partir de 1970 o país encontra-se num período de transição, nos anos 70 o Brasil é considerado um país urbano, ou seja, tem mais gente morando na cidade que no campo, fato que diretamente altera o ritmo de vida da população, e assim os índices dos censos.

O nível de mortalidade entre 1980 e 2000 é bem diferente dos dados de 1950 a 1970, os índices de mortalidade diminuíram ainda mais. A expectativa de vida é novamente alterada, em 1980 chega aos 60 a 65 anos; na década de 1990 chega aos 70 anos e a partir de 2000, principalmente as mulheres que tem expectativas de vida maior chegara a mais de 70 anos.

A partir do gráfico abaixo podemos visualizar melhor esses dados:

O fato de as mulheres ocuparem maior expectativa está relacionado diretamente ao nível maior de mortalidade do sexo masculino por fatores externos mesmo quando jovens, podemos citar os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com