TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Durkheim

Por:   •  14/4/2016  •  Resenha  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTIONÁRIO SOCIOLOGIA (DURKHEIN)

1- Qual a Crítica realizada por Durkhein à sociologia anterior? Comente a introdução.

Resposta:  Durkhein afirma que a sociologia anterior não se discutia a metodologia de análise dos fatos, tratava-se de uma sociologia não empírica que deveria ser substituída por uma nova sociologia, agora baseada nas observações e que não permitia a emissão de opiniões sem nenhuma base científica. Em seu livro As Regras do método sociológico, Durkhein faz critica à Spencer pois afirma que a metodologia não era aplicada em momento algum. Afirma ainda em seu livro que Spencer destina-se a falar das dificuldades da sociologia, sem expor os métodos que ela deve valer-se. Pode-se ainda fazer uma alusão com obras de outros autores, com Karl Max em seu manifesto do partido comunista por exemplo, onde Max apenas mostra a intencionalidade da aplicação do método comunista na sociedade, sem embasamento científico e sem analisar a sociedade com  um todo.

2- Como Durkhein define a área de atuações da sociologia? Como a Sociologia se diferencia das outras ciências?

 Resposta:  Para Durkhein a nova sociologia deveria se basear em um objetivo determinado,  definido por ele como: Os  Fatos Sociais. Segundo ele, fatos sociais são todos os atos externos do indivíduo que faz menção a fatos interiores da sociedade. Assim a sociologia deve-se ater a esses fenômenos e não ao fatos próprios do ser humano com  necessidades fisiológicas, capacidade intelectual e de discernimento por exemplo. Essas áreas são estudadas por outras ciências como a biologia e a psicologia, fazendo assim se diferenciarem da sociologia.

3- Qual a definição de Fato Social? Qual a sua importância?

Reposta:  Fato Social é o objetivo definido criado por Durkhein para tratar a sociologia. Os fatos Sociais são a forma exterior dos atos dos seres humanos e possuem três características marcantes, quais sendo: a Generalidade, a Externalidade e a Coercitividade.  A generalidade afirma que os fatos sociais são para a sociedade como um todo e não par um só indivíduo. A Externalidade mostra que os fatos são exteriores ao indivíduos, e que mesmo que o indivíduo ali não estivesse, ele não deixaria de existir. E por fim, a coercitividade dá idéia de imposição. Durkhein afirma ainda que o ser humano tende a internalizar as características do fato social, como por exemplo: Uma pessoa  ao se vestir leva em consideração se sua vestimenta estará de acordo ao local que se vai frequentar, tudo isso por questão de imposição (coercitividade), não se escolhe nada, nesse caso, sem uma análise externa (externalidade) de algo geral para a sociedade (generalidade). Isso nos mostra que o Fato Social do exemplo citado não pode ser alterado por uma mera declaração de vontade de um indivíduo em sua singularidade. Portanto, os fatos sociais são de suma importância para entender as relações da sociedade, mostrando as influências recebidas pelo homem na forma de pensar e de estar, individualmente e principalmente em conjunto com a sociedade.

4- Comente a primeira regra relativa a observação de fatos sociais e discuta a sua importância.

Resposta: "Devemos afastar sistematicamente todas as prenoções”, essa é afirmação que Durkhein faz para definir a primeira regra relativa a observação dos fatos sociais. É a prenoção que faz com que o sociólogo se envolva erroneamente ou precipitadamente no  estudo do caso. Para Durkhein a análise deve ser feita de forma imparcial, deixando de lado os pontos de estudo formados fora da ciência e conceitos pré existentes. O sociólogo deve estar aberto para a formação de novas análises. A nova análise é essencial para que se possa fazer um estudo sem interferências "externas" ou até mesmo "internas" do ser humano.

5- Qual a importância do corolário à primeira regra? Comente e Discuta.

Resposta:  O corolário da primeira regra nos direciona para o entendimento da ciência sociológica como uma ciência objetiva. Assim deve-se embasar o estudo em um conceito firme, sem a utilização do mero senso comum para a análise. Não se pode também utilizar a moral para envolver o estudo, pois a moral é imparcial e o que pode ser "moral" para uma pessoa pode não ser "moral" para outra, ou seja, a o conceito de moral não é universal, e sim um conceito interior do ser humano. Assim, podemos perceber que um possível "equívoco" no início  da análise pode comprometer todo o resto do estudo, podendo por em discussão vagada determinado fato, apenas pela falta de percepção do uso da imparcialidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com