TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aparelhos represssivos do estado

Trabalho acadêmico: Aparelhos represssivos do estado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

APARELHOS REPRESSSIVOS DO ESTADO

O Estado (e sua existência em seu aparelho) só tem sentido em função do poder de Estado (manutenção ou tomada do poder de Estado), muito embora eles sejam duas coisas distintas entre si. O Aparelho de Estado pode permanecer de pé sob acontecimentos políticos que afetem a posse do poder de Estado. Para os clássicos do marxismo:

 O Estado é o Aparelho repressivo do Estado;

 Deve-se distinguir o poder de Estado do Aparelho de Estado;

 O objetivo da luta de classes diz respeito ao poder de Estado e, consequentemente, à utilização do Aparelho de Estado pelas classes;

Na teoria marxista, o Aparelho (repressivo) de Estado compreende o governo, a administração, o exército, a polícia, os tribunais, a prisões, etc. Repressivo porque o Aparelho de Estado em questão funciona através da violência (física ou não, como a violência administrativa), pelo menos em situações limite.

Na teoria política poulantziana, como em boa parte da teoria política marxista, o poder, a violência (repressão) e o Estado aparecem estritamente relacionados. A coerção e ameaça sobre o corpo são, segundo Poulantzas, condições para a existência e manutenção do poder nas sociedades modernas. O poder e o domínio moderno baseiam-se na violência física,embora ela não transpareça no cotidiano. Nas formas de poder e domínio das sociedades modernas os vários procedimentos de criação de consenso (produzidos em grande parte pelos aparelhos ideológicos) desempenham o papel principal, mas a violência física continua a ser o elemento central e determinante do poder político. Segundo Poulantzas...

[...] a violência física monopolizada pelo Estado sustenta permanentemente as técnicas do poder e os mecanismos do consentimento, está inscrita na trama dos dispositivos disciplinares e ideológicos, e molda a materialidade do corpo social sobre o qual age o domínio, mesmo quando essa violência não se exerce diretamente.

Assim, na teoria política poulantziana a organização material do poder deve ser apreendida como relação de classe em que a violência física organizada é a condição da existência e garantia da reprodução do poder. Violência que nas sociedades de classe encontra-se monopolizada pelo Estado, mais especificamente pelos seus aparelhos repressivos: exército, polícia, magistratura, sistema penitenciário, etc. Tais aparelhos ocupam e desempenham, portanto, um papel fundamental para a existência e reprodução do poder nas sociedades modernas: são decisivos para assegurar a dominação burguesa e a reprodução ampliada do capital.

APARELHOS IDEOLÒGICOS DO ESTADO

Os Aparelhos Ideológicos de Estado designam realidades que se apresentam na forma de instituições distintas e especializadas. São eles:

Escolar (o sistema das diferentes escolas públicas e privadas); Que tem o objetivo de educar e abrir caminhos para o futuro dos seus alunos, mas isso tudo teoricamente. A escola se encarrega das crianças de todas as classes sociais desde a mais tenra idade, inculcando nelas os saberes contidos da ideologia dominante (a língua materna, a literatura, a matemática, a ciência, a história) ou simplesmente a ideologia dominante em estágio puro (moral, educação cívica, filosofia). E nenhum outro Aparelho Ideológico de Estado dispõe de uma audiência obrigatória por tanto tempo (6h/5dias por semana) e durante tantos anos - precisamente no período em que o indivíduo é mais vulnerável, estando espremido entre o Aparelho Ideológico de Estado familiar e o Aparelho Ideológico de Estado escolar.

Familiar; Família é a base de toda a nossa formação, e do nosso caráter,. A família é uma instituição bastante importante na vida de seus membros, pois dela decorre toda a formação moral, espiritual e intelectual, e eu acho que o elevado número de marginais e assaltantes decorrem de famílias desestruturadas, que de maneira irresponsável não cuidam de seus filhos, deixando-os à deriva, quero dizer nas ruas, abandonados.

Informação (a imprensa, o rádio, a televisão, etc.). A mídia como uma das coisas mais poderosas existentes atualmente, capaz de transformar a vida de qualquer pessoa ou sociedade. A mídia é uma influência muito forte na vida das pessoas, seja no modo delas se vestirem até a música que elas devem ouvir.

Igreja: Bem, a maioria das Igrejas sempre visam ensinar as pessoas e tentar mostrar um caminho que seria, supostamente, o verdadeiro. Porém, há Igrejas em que seus responsáveis deixam claro que seu único objetivo é conquistar o dinheiro de seus fiéis. Muitas Igrejas visam lucro financeiro por parte de seus fiéis, mas outras, onde não se é pedido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com