TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps 3 Sem

Artigos Científicos: Aps 3 Sem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  3.397 Palavras (14 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO-ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS Atividades Práticas Supervisionadas

EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA PUJANTE TRANSPORTES LTDA.

BRASÍLIA - DF

2013

AUTORES: RA

ADRIANO BATISTA DE SOUSA B689GF-0

CLAUDIA DA SILVA MATOS B53662-4

IURI CAMPOS T237HC-3

JESSICA MARIA DA CONCEIÇÃO T200DC-3

MANOEL PEREIRA DA SILVA JUNIOR T220JC-8

PRISCYLA NUNES SAMPAIO T208DA-8

MIGUEL HERMINIO DA COSTA FILHO B85855-9

TATYANA TAMYRES DA SILVA CHAVIER T221JF-9

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA PUJANTE TRASNPORTES LTDA.

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo semestre de 2013 em disciplinas do 2º semestre do curso de ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

Brasília – DF

2013

Sumario

1 Introdução

2 Revisão teórica

3 Estudo de caso

3.1 Perfil da empresa

3.2 Coletas de dados

3.3 Análises de dados

4 Considerações finais

5 Apêndice

6 Anexos

7 Referências

1.INTRODUÇÃO

A administração vem evoluindo ao longo do tempo, e se consolidou como a ciência fundamental para o desenvolvimento de empresas dos mais variados seguimentos, ao longo dos anos. A administração vem sendo estudada por grandes pensadores, como Henry Fayol, Frederick Taylor, Elton Mayo, Philip Kotler entre outros, com o propósito de agilizar e otimizar a força de trabalho e obter melhores resultados.

Hoje, baseando se nesses e outros vários estudos, as empresas têm investido em novas tecnologias afim de alcançar mais rapidamente os seus objetivos.

Este trabalho foi desenvolvido junto a Pujante Transportes ltda. O objetivo foi de observar na empresa as correlações entre as práticas administrativas e a teoria da administração vista em sala de aula.Também foi observado dentro do estudo de caso, as práticas adotadas pela Pujante Transportes no desenvolvimento administrativo e operacional, levando em consideração sua história, hierarquia, força de trabalho, principais clientes, principais fornecedores, maiores concorrentes e abrangência.

A pesquisa, para o desenvolvimento do trabalho, foi feita através de livros de administração cientifica, site da empresa e entrevista com os responsáveis, além das orientações e conhecimentos transmitidos pelos professores.

2.REVISÃO CONCEITUAL

2.1 - Teoria clássica da administração

A teoria clássica da administração foi idealizada por Henry Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico em busca da máxima eficiência. Também caracteriza-se pelo olhar sobre todas as esferas da organização ( operacionais e gerencias).

2.2 - Teoria da Administração científica

Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo norte americano FREDERICK TAYLOR, considerado o pai da administração científica. A administração científica caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência no nível operacional. A ideia principal é a racionalização do trabalho que envolve a divisão de funções dos trabalhadores.

2.3 - Teoria das relações humanas

A teoria das relações humanas surgiu nos Estados Unidos, como consequência da experiência em HAWTHORNE desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi um movimento da reação de oposição a teoria clássica da administração (CHIAVENATO, 2000).

Partiu de necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.

Surgiu com o desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e suas primeiras aplicações á organização industrial.

As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na administração.

2.4 - Teoria da burocracia

Idealizada por MAX Weber. Segundo Weber a burocracia é o único modo de organizar eficientemente um grande número de pessoas, e assim expandir-se inevitavelmente com o crescimento econômico e político. A teoria da burocracia vem da premissa que a burocracia é a organização eficiente por excelência.

2.5 - Teoria estruturalista

A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com