TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Gestão

Trabalho Escolar: Aps Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  6.391 Palavras (26 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 26

Programas de bem-estar dos funcionários

Os programas de bem-estar são geralmente adotados por organizações que procuram prevenir problemas de saúde de seus funcionários. O caráter profilático desses programas parte do reconhecimento de seu efeito sobre o comportamento dos funcionários e es¬tilo de vida fora do trabalho, encorajando as pessoas a melhorar seu padrão de saúde.

Monitorando Pessoas

Chegamos ao ultimo dos seis processos de Gestão de Pessoas. Esta parte será dedicada aos processos de monitorar as pessoas dentro das orga¬nizações. A palavra monitoração tem um significa¬do especial nesta parte. Monitorar significa seguir, acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas dentro de determinados limites de va¬riação. Preferimos a palavra monitorar em vez de controlar a fim de evitar o significado de fiscaliza¬ção externa e de submissão estreita a regras e regu¬lamentos impostos. Em uma cultura democrática e participativa, o controle externo deve ser substituí¬do pelo autocontrole e autonomia das pessoas em direção a metas e resultados a serem alcançados.

As organizações não operam na base da simples improvisação e nem funcionam ao acaso, mas de acordo com determinados planos no sentido de al¬cançar objetivos, cumprir sua missão e atingir sua visão através de estratégias bem definidas. O com-portamento organizacional não pode ser casual ou errático, mas deliberado e racional. Por isso, as or¬ganizações requerem considerável esforço de moni¬toração em suas várias operações e atividades. Mo¬nitorar significa acompanhar essas operações e ati¬vidades para garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos sejam alcançados ade¬quadamente.

Banco de dados e Sistemas de Informções de RH

A todo momento os gerentes de linha tomam deci¬sões a respeito de seus subordinados, ao mesmo tempo em que os funcionários estão acessando as informações a seu respeito e os especialistas de RH estão analisando e pesquisando informações sobre a força de trabalho e suas características e necessida¬des. Isso requer um sistema integrado de informa¬ções que permita a descentralização do processo de¬cisório de maneira eficiente e eficaz.

Comunicações Internas

Toda organização deve ser construída sobre uma sóli¬da base de informação e de comunicação e não apenas sobre uma hierarquia de autoridade. Todas as pessoas - desde a base até a cúpula da organização - devem as¬sumir suas responsabilidades através da disseminação da informação. Drucker afirma que cada pessoa deve aprender a fazer duas perguntas fundamentais. A pri¬meira é: qual a informação de que necessito para o meu trabalho: de quem, quando e como? A segunda: qual a informação que eu proporciono aos outros a respeito do trabalho que eles fazem, de que forma e quando?1 Em plena Era da Informação, cada vez mais as organizações necessitam de sistemas informacionais adequados para lidar com a complexidade ambien¬tal e para transformar seus funcionários em parceiros e agentes ativos da mudança e da inovação.

Uma das mais importantes estratégias para a Ges¬tão de Pessoas reside na intensa comunicação e re- troação com os funcionários. O sistema de informa¬ção proporciona a visibilidade adequada para que gerentes de linha e funcionários possam navegar e trabalhar perante a metas e objetivos mutáveis e complexos. Imagine um executivo que trabalha em uma organização globalizada com produtos e mer¬cados ao redor do mundo. Ele necessita de visibili¬dade para manter um nível de qualidade mundial na gestão da sua força de trabalho que está sob seu co¬mando. Como as necessidades de RH da organização mudam conforme os imperativos que a organi¬zação recebe do ambiente, ele depende da tecnolo¬gia da informação para tomar suas decisões. Essa tec¬nologia para suportar o sistema está se desenvolven¬do rapidamente. Os avanços tecnológicos permitem que os sistemas de informação de RH sejam sofistica¬dos e abertos para todos os clientes internos.

Como regra geral, os gerentes de linha devem enfa¬tizar a comunicação com os demais membros da orga¬nização, não somente porque a comunicação é o meio primário de conduzir as atividades da organização, mas também porque ela é a ferramenta básica para sa¬tisfazer as necessidades humanas dos funcionários.

A Necessidade de Informações

A Gestão de Pessoas requer o processamento de muitas informações a respeito das pessoas para que os especialistas de staff e os gerentes de linha possam tomar decisões eficazes e adequadas. O sucesso de um programa de RH depende basica¬mente de como o sistema informacional é planeja¬do e desenhado. Quanto mais informações, tanto menor a incerteza a respeito das decisões a tomar. Inicialmente, os sistemas de informação sobre as pessoas eram privativos da área de RH, quando ela monopolizava todas as decisões a respeito dos fun¬cionários. Depois, os sistemas de informação de RH foram descentralizados e passaram a incluir os gerentes de linha, para que esses pudessem tomar suas decisões a respeito dos subordinados. Mais recentemente, os sistemas de informação estão se abrindo também para os funcionários, a fim de que eles recebam informação e retroação a respei¬to de seu próprio desempenho e situação na orga¬nização.

Banco de Dados de RH

A base de todo sistema de informações é o banco de dados. O banco de dados funciona como um siste¬ma de armazenamento e acumulação de dados devi¬damente codificados e disponíveis para o processa¬mento e obtenção de informações. Dados são os elementos que servem de base para a formação de juízos ou para a resolução de problemas. Um dado é apenas um índice ou um registro. Em si mesmo, os dados têm pouco valor. Todavia, quando classifica¬dos, armazenados e relacionados entre si, os dados permitem a obtenção de informação. Assim, os da¬dos isolados não são significativos e não constituem informação. Os dados exigem processamento (clas¬sificação, armazenamento e relacionamento), para que possam ganhar significado e conseqüentemente informar. A informação apresenta significado e in¬tencionalidade, aspectos fundamentais que a dife-renciam do dado simples.

Do ponto de vista da teoria das decisões, a orga¬nização pode ser visualizada como uma série estru¬turada de redes de informação que ligam as necessi¬dades de informação de cada processo decisório às fontes de dados. Embora separadas essas redes de informação sobrepõem-se e interpenetram-se de ma¬neira complexa.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com