TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argumento para a Ética

Artigo: Argumento para a Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  Artigo  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 6

Em conformidade com o conteúdo da charge abordada, proponha dois argumentos: um argumento a favor da Ética, e outro argumento contrário à corrupção. Sua resposta deve ter no mínimo 10 e no máximo 15 linhas. (4,0 pontos)

A favor da Ética

Nós seres humanos temos que ter valores e princípios morais em comum para vivermos numa sociedade justa e agradável a todos. Logo, se faz necessário educar nossas vontades, recebendo uma formação moral e racional do justo e do injusto, do certo e do errado. Entretanto, mais que teoricamente, temos que colocar os valores e princípios morais em prática. Com base nisto, podemos perceber tanto na charge quanto na nossa realidade que nossos políticos, apesar do cargo de grande importância que ocupam no nosso país, de seus robustos e exagerados salários mais benefícios financeiros, não praticam ações exemplares para com seus cidadãos. É notório a grande falta de ética e de respeito pelo seu próprio povo quando são descobertos publicamente roubando e se vendendo por propinas. Contudo, dificilmente vemos um cidadão que dedica um pouco do seu tempo para acompanhar e manifestar sua indignação contra esse mau exemplo que ocorre no Brasil. Muitos se preocupam com samba, Copa do Mundo, Olimpíadas e Carnaval, menos com a ética de nossa nação. Deveríamos torcer sim, mas para que o Brasil vença na conquista de honestidade e probidade!

Argumento contrário à corrupção

Na contra mão de nossa ética está a corrupção, corroendo a moral, ofendendo a democracia e a dignidade de um país. Nossos políticos, os quais elegemos confiando-lhes um cargo de grande poder, de suma importância em nosso país, deveriam ser um exemplo de ética e cidadania, porém são corrompidos facilmente. Vendem suas prerrogativas de representantes do povo em favor de privilégios para si mesmos. Esquecem de quem os elegeram e de trabalhar em prol da população. Todavia, engana-se quem acha que a corrupção restringe-se somente a política e aos políticos corruptos com suas práticas de venda de votos, licitações fraudulentas, nepotismo, extorsão, tráfico de influência etc. A corrupção também está em “nós” cidadãos, que achamos no direito de burlar leis, mentindo e agindo de forma desonesta uns com os outros, sempre procurando o caminho mais fácil de obter algo. O famoso “jeitinho brasileiro”. Se isto é um problema cultural ou genético, tanto faz, pois enquanto houver cidadãos desonestos existirão políticos desonestos. Portanto, temos que ser os primeiros a não praticar a corrupção.

2) Leia o texto a seguir:

O papel das redes sociais digitais nas novas formas de ativismo político.

Ao estudar os fenômenos recorrentes à sociedade que configuram objeto de preocupação para a Sociologia contemporânea, foram abordados temas como globalização, desigualdades socioeconômicos, agrupamentos ou grupos sociais, mídia e as comunicações de massa entre outros. A globalização, entendida como processo no qual se intensificam as relações e a interdependência sociais e globais é um fenômeno social com vastas implicações onde os grupos e as nações tornam-se mais interdependentes (CASAGRANDE; AMORIM). Os efeitos desse processo foram sentidos fundamentalmente por uma rápida integração econômica entre os principais agentes e atores econômicos (empresas e governos), e suas consequências sentidas pelo conjunto da população mundial através de diversas formas de exclusão dos benefícios gerados. Para expor e combater as contradições e os malefícios da globalização, no plano econômico, para a maioria absoluta da população, e ainda, o não respeito aos direitos civis básicos (democracia), despontaram novos movimentos sociais organizados e não organizados em escala mundial aliados aos modernos recursos da tecnologia da informação (internet). A junção dessas duas forças permitiu novas possibilidades de conexões sociais e de organização política da sociedade. Para fins didáticos, vamos usar o caso da, que segundo Lopes (2012) parte de um “[...] modelo de mobilização que se manifestou na Tunísia e foi replicado em quase todo o mundo árabe, a população daqueles países saiu em massa às ruas exigindo mudanças estruturais na política, na sociedade, e na economia. Ditaduras ruíram ou estão por ruir. Todo o status quo da região está se transformando.” Para este, algo impensável há pouco tempo, surgiu através das redes sociais e conseguiu catalisar o sentimento latente de insatisfação da sociedade.

De acordo com o exposto, acesse os sites indicados, que tratam do tema mencionado. A partir destas leituras, análises e considerações, desenvolva um texto crítico (mínimo de 20 linhas e com utilização de pelo menos uma citação direta dos conteúdos da disciplina), sobre a temática dos atalhos indicados, pautando-se sobre as seguintes questões propostas:

a) Porque os movimentos sociais nacionais e internacionais, através do uso das redes sociais, se tornam um empecilho para os interesses do poder dos Estados-nações e das grandes corporações? (2,0 pontos)

b) Em outros tempos, a praça e o espaço público eram os locais onde as pessoas se reuniam para externar suas insatisfações e descontentamentos. O que mudou de lá para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com