TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armazenamento ou armazenamento

Tese: Armazenamento ou armazenamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  Tese  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Armazenagem ou Estocagem

Estas duas palavras são confundidas e muitas vezes,trocadas na prática.É necessário uma base racional para distingui-las .

Armazenagem é a designação genérica e vasta que inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e a distribuição de materiais.

Estocagem é uma das atividades do fluxo de materiais no armazém e o ponto destinado à alocação estática dos materiais.Dentro de um armazém,podem existir vários pontos de estocagem.

A estocagem é uma parte da armazenagem.

O objetivo geral do trabalho é analisar à diferença entre custos de Armazenagem e Estocagem.

O estudo justifica-se sob o ponto de vista teórico,entre outros aspectos,otimizando quantidades necessárias para atender a demanda dos clientes internos e externos,reduzindo custos de compra que geralmente agregam custos desnecessários.

Custos de Armazenagem

A maioria das partes desses custos de armazenagem são fixos e indiretos,e assim dificultam o gerenciamento a alocação.Mesmo que o armazém esteja vazio ou movimentado os custos de armazenagem continuam acontecendo pois está diretamente ligado ao espaço físico,equipes de controle,equipamentos de movimentação e investimentos de tecnologia .

É importante que os custos de armazenagem sejam todos contabilizados de acordo com cada função e não por contas genéricas.Também é importante lembrar que a demanda pela atividade não é muito constante nem ao longo das semanas ou meses.Os fatos dos custos de armazenagem serem indiretos acabam dificultando a alocação dos produtos e clientes,pois no caso a alocação é realizada através de rateios,deixando-os sujeitos a distorções.

Para minimizar estas distorções é importante que os itens de custeio possam ser contabilizados de acordo com a função e não por contas naturais;e a sua alocação esteja condizente com o consumo real de recursos na operação

Identificar os itens de custos

Seleciona-se os itens de custos que são considerados.Temos como exemplo:Supervisores,depreciação das empilhadeiras,custo de oportunidades das empilhadeiras,aluguel do armazém,operadores de empilhadeiras,depreciação e custos de oportunidades dos racks.

Calculo dos itens de custos

São adquiridos com grande facilidade através da contabilidade,alguns itens, como salários,manutenção,benefícios aluguel e outros.depreciação e custos com oportunidades necessitam serem calculados,veja a seguir:

Depreciação-Não deve ser utilizado para depreciação o tempo contábil e sim o de operação do ativo.Para poder calcular o valor da depreciação,é preciso dividir o valor da diferença entre valor de aquisição e residual por o tempo de meses que irá utilizar o ativo,antes de trocá-lo.

Custo de Oportunidade-Não existe uma despesa que se associe a este custo,portanto não existe na ótica contábil.Para calcular o valor do custo de oportunidade,tem que multiplicar o valor doa ativo pela taxa de oportunidade da empresa que geralmente varia de 10 a 20% ao ano.Para ativo com empilhadeira leva-se em conta o custo da depreciação com o de oportunidade

Agrupando os itens de custeios relativos a cada função e ou atividades

Se a operação for simples,será desenvolvido um sistema de custeio considerando-se as funções básicas das atividades de armazenagens.Se no caso forem, mais complexas ,movimentando produtos com características de acondicionamento e ou a movimentação distintas,serão subdivididas funções em atividades.

Abordaremos agora estas funções básicas:

A movimentação de Materiais -é a recepção e expedição das mercadorias agrupam todos os itens de custos no que se refere a essas atividades,temos como exemplo custos ligados as empilhadeiras,operadores de empilhadeiras ,supervisores da movimentação etc.

Acondicionamento de Produtos- Trata-se da estocagem de produtos.Esta função não engloba a movimentação,refere-se ao fato do produto ficar parado no estoque.No caso o produto consome espaço no armazém,palete,contentor e rack.Tendo assim que serem agrupados custos no que se refere a espaço,aluguel,custos de oportunidades do armazém e itens ativos utilizados para acondicionar produtos em paletes e racks.

Função de Administração do Fluxo de Bens- Agrega custos não dizem respeito à funções anteriores tem caráter administrativo como custo referentes a gerente,secretária,telefone,material de escritório e etc.

Alocação dos custos para cada produto e cliente

É extremamente necessário alocar custos aos produtos.Custos dos clientes são obtidos a partir dos mix de consumo,e é importante ficar atento as condições especiais exigidas pelos clientes.

Existem três funções básicas da armazenagem, são elas:

Movimentação de Material-Indiretamente os custo dessa função refere-se ao volume da carga expedida.

Acondicionamento de Produtos- Os custos dão margem às distorções da alocação, já que não são proporcionais quanto ao volume expedido.

Administração do Fluxo de Bens –Os custos de administração não estão relacionados ao volume da carga,nem a quantidade dos produtos no estoque,mas ao número de operações realizadas.Assim os custos são alocados com o número de ordens,notas de recebimento ou expedição.os custos dessa função varia em função da empresa.

No box 2,estão os principais passos de alocação e custos de acondicionamento com estrututa em peletes e racks.Indica que para cada dado asociado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com