TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Duas éticas Ou ação Possível

Exames: As Duas éticas Ou ação Possível. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do texto “As duas éticas ou A ação possível”.

RIBEIRO, Renato Janine. As duas éticas ou A ação possível. In: A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no brasil. São Paulo, Companhia das Letras, 2000, p. 193 - 221.

Iniciamos o texto com um relato de que “ A modernidade começa com uma desilusão’’, e essa afirmação se baseia na idéia de Maquiavel de que os valores que no campo privado, religioso ou pessoal, são bem aceitos e suscetíveis de elogios, no campo da política não tem esses efeitos, e poderiam resultar numa catástrofe, como frisa o autor. Com isso vai surgir uma corrente de estudiosos que firam que Maquia-vel estaria assim afirmando que a política seria imoral ou amoral. O que em suma não é verdade. Observemos que o acontece é que Maquiavel demostra seu esmero e exigência para com o príncipe, os governantes dos demais homens. Não existe uma desqualificação da ética, mas sim, podemos falar de Duas éticas como faz Max Weber, e cita o autor do texto. Concebemos assim uma ética de princípios, de valo-res que não se confunde com a tradicional, pois é resultado de ponderações, refle-xões, até que esses valores sejam interiorizados e convertidos com os seus.

Já a ética que deveria ser aplicada na política é a "Ética da Vontade”, essa ética é mal interpretada, entendendo-se que na política tudo seria válido, e assim ela acaba sendo considerada como uma não ética. Pensamento deveras equivocado. Dessa forma entendemos que o político não deve pautar suas ações na dimensão de certo ou errado, mas sim devendo ele considerar as implicações como duração, resultados ou efeitos. E isso é ponto importante na idéia de Maquiavel, a ação do príncipe deve sempre estar focada e medida no seu resultado. Já Mandeville pensa o contrário de Maquiavel, para ele interessa não o resultado, mas sim o sentido das ações. Para Mandeville nem "a ação individual nem seu fruto histórico são políticos”, para ele a ação do indivíduo busca tão somente interesses pessoais acima dos cole-tivos. Toda via, é social o resultado de todo esse complexo de Ações. Apesar disso segundo Mandeville a sociedade seria despolitizada em suas causas em efeitos. Idéia que não seria aceita com facilidade por Maquiavel.

Consideremos então a "ética da responsabilidade" de Maquiavel, uma ética que temos culturalmente um a grande dificuldade de compreender ou até mesmo aceitar. Essa não compreensão ou aceitação, acaba fazendo com que essa ética seja considerada imoral ou amoral. Isso se apresenta como resultado do não entendi-mento da ética da responsabilidade e do que é na realidade a ação política. Em relação a esses equívocos convém conhecer bem a segunda ética de Maquiavel e Weber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com