TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre Duas Escolas

Dissertações: Estudo Sobre Duas Escolas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  3.110 Palavras (13 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 13

Escola Municipal “Coronel Camilo Gomes de Araújo”

Rua Boanerges Alves de Paula s/nº

Pinheiro Grosso- Barbacena

História da Escola Municipal Coronel Camilo Gomes de Araújo em Pinheiro Grosso

Não existe na escola documentação de ano de inauguração da mesma, sabe-se que foi fundada por um Coronel, daí o nome. O que existe são placas que contam as reformas e ampliação que a mesma sofreu no decorrer dos anos, irei citá-las abaixo:

 Em 05/07/1977: Foi proferido pelo Deputado José Bonifácio Filho a aula inaugural por ocasião da implantação da extensão de séries nesta escola. Neste ano o prefeito era o Sr. Vicente de Paula Araújo e o Secretário de Educação e Cultura era o Sr. Carlos José da Silva Fontes.

 Em 26/09/2006: Houve a revitalização das instalações da escola sendo o prefeito municipal o Sr. Martim Francisco Borges de Andrada e o secretário de esportes o Sr. José Augusto F. Naves.

A escola possui um total de 10 salas em que no período da manhã funcionam duas 4ª séries, duas 5ª séries, duas 6ª séries, duas 7ª séries e duas 8ª séries. No período da tarde funciona um primeiro período, dois 2º períodos, duas séries preparatórias, duas 1ª séries, duas 2ª séries e uma 3ª série, tendo no total de 530 alunos. É a única escola do bairro, a grande maioria das crianças da comunidade estuda lá. A mesma ainda segue a gestão autoritária, pois, os alunos não tem voz, não podem dar opinião ou sugerir.

Situa- se na comunidade de Pinheiro Grosso, comunidade que é muito carente, ao seu redor encontra-se algumas moradias, um bar, posto de saúde e um campo de futebol. A mesma se encontra em um prédio simples, mas organizado. Pinheiro Grosso é um bairro, podemos dizer calmo e ao mesmo tempo agitado nos fins de semana. Uma vizinhança agradável, amigável e compreensiva, por causa do barulho. Neste bairro podemos encontrar bares, uma padaria, uma casa dos correios um supermercado, farmácia, posto de saúde e um campo de futebol para a alegria da criançada. A rua principal possui ponto de ônibus e telefones públicos, todo o bairro possui água potável e iluminação “mesmo sendo um bairro pequeno e afastado do centro é muito bom de viver” diz Camila, estudante da 8ª série ou 9º ano.

Em junho é realizada a festa junina, onde todos os alunos da escola participam não só dançando, mas também como voluntários na hora de arrecadar prendas, e na doação dos produtos para o preparo da festa (canjica, açúcar, óleo, massa de tomate,...) a comunidade ajuda como pode. É um evento que mobiliza a população uma vez por ano.

Também é realizado na escola um projeto comunitário contra as drogas (pois atua não só na escola, mas nas famílias também), que se chama PROERD. Veja abaixo o que diz o aluno Douglas Pamplona:

“LUTANDO CONTRA AS DROGAS”

O PROERD é um meio de ajudar as crianças a terem um futuro melhor, uma vida melhor. Graças ao nosso Instrutor, nós alunos da 4ª série, estamos vendo um futuro melhor e um meio de vida legal.

Eu aprendi que estudar é o melhor meio de vida e, graças ao PROERD, nós enxergamos isso, o estudo.

O PROERD nos mostrou que droga não é nada perto de nós. Se eu falar “não” para ela, estarei dizendo sim para uma vida melhor, longe das drogas, cigarros e cocaínas que contêm substâncias perigosas.

Essas substâncias é que prejudicam nossa saúde e nossa convivência com todos. Vamos lutar contra as drogas porque elas nos prejudicam.

Fotos da formatura dos estudantes e suas famílias

Escola Estadual “Professor Soares Ferreira”

Rua Baronesa Maria Rosa-130

Boa Morte- Barbacena

História da Escola Estadual "Professor Soares Ferreira"

A Escola Estadual "Professor Soares Ferreira" foi criada em 1890, com o nome de Gymnásio Mineiro, tendo por modelo o Ginásio Nacional, hoje Dom Pedro II, no Rio de Janeiro.

A criação do estabelecimento se deu em 1º de dezembro de 1890, pelo Decreto Estadual nº 260, assinado pelo então governador, Dr. Crispim Jacques Bias Fortes. Seu objetivo era preparar a mocidade para a matrícula em academias e cursos superiores da República.

A escolha de Barbacena para a sede do internato ocorreu devido, à oferta do prédio, mobília e terrenos anexados pela Sociedade Mineira, com a cláusula de se fundar e manter aqui uma casa de ensino. Entre os diretores responsáveis por esse ato, destacamos: Visconde de Carandaí (Belizário Augusto de Oliveira), Dr. Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, Dr. Artur Carneiro de Machado, Dr. Virgílio Martins de Melo Franco e o Major Francisco de Paula Vaz.

Dr. Virgílio tornou-se o primeiro reitor do Gymnásio Mineiro instalado no prédio onde, anteriormente funcionara o Colégio Providência e o Colégio Abílio do Barão de Macaúbas, atual Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).

 Em novembro de 1903, criou-se um Curso Primário anexo ao internato e a partir de setembro de 1910, manteve-se um externato, mas só para filhos de famílias residentes em Barbacena.

 Em janeiro de 1938, Decreto-Lei nº 64 suprime o internato, continuando o externato até 17de março de 1943, quando o Decreto-Lei nº11941, do presidente da República, Dr. Getúlio Vargas, autoriza o funcionamento do Gymnásio Mineiro, como Colégio Estadual de Barbacena.

 Em 14 de fevereiro de 1949, suas dependências foram cedidas ao Governo Federal para a instalação da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr). O Colégio passa, então, a atender na Praça Conde de Prados, nº 64, por gentileza do Sr. Chaquib Itar Sad, proprietário do prédio (hoje demolido).

 Em, 1959, na administração do governador José Francisco Bias Fortes, foi construído e inaugurado o edifício da Rua Baronesa Maria Rosa, nº 130, onde funciona a escola até os nossos dias atuais. O projeto foi do engenheiro Dr. Rafael Hardy Filho e a construção, do engenheiro Dr. Alberto Bouchardet Filho.

 Em novembro de 1959, pela Lei Estadual nº 1995, recebe a denominação de Colégio Estadual Professor Soares Ferreira, primeiro grande escritor do município de Barbacena.

• Pela Resolução 810/74, publicada no Minas Gerais de 6 de julho de 1974, o Colégio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com