TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Interaçoes Socias , A Estrutura Social E Os Grupos Socias

Artigos Científicos: As Interaçoes Socias , A Estrutura Social E Os Grupos Socias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 2

O caminho da sustentabilidade

INTRODUÇÃO

Antes, a recuperação do meio ambiente era preocupação somente de pesquisadores e cientistas, porém, hoje a realidade mudou. A poluição do ar, rios e a devastação do meio ambiente vêm crescendo de forma desregrada. E a discussão desses problemas está sendo mais veiculada em programas e meios de comunicação para conscientizar a população de que existe uma necessidade de mudanças no modo de vida para recuperar o planeta.

A idéia de sustentabilidade surgiu no final do século XX como proposta para achar uma solução para esses problemas. Foram feitas várias análises de diversos fatores que prejudicam mais o meio ambiente e viu-se que a implantação de estratégias não seria nada simples, pois, seria necessário que a sociedade mudasse seus hábitos e modo de vida. Logo, sabe-se que a sustentabilidade é algo que não será obtido de imediato por se tratar de um processo de mudanças e de transformações que precisa ter a participação de toda sociedade, e requer a necessidade de uma conscientização sustentável.

O termo sustentabilidade tem sido freqüentemente usado, porém seu conceito está sendo cada vez mais distorcido em anúncios publicitários, onde as propagandas mostram que as organizações são ecologicamente corretas. Mas será que estão sendo tomadas todas as medidas necessárias ao consumo, que vem crescendo e se transformando em uma das principais questões da crise ambiental.

Tudo indica que não, pois os apelos capitalistas movem à mente humana a comprar desnecessariamente e de forma ilimitada. Após a revolução industrial a qual se elevou a escala de produção e aumentou a circulação de produtos no mercado fez com que a sociedade habitual fosse chamada de sociedade de consumo.

Têm-se inúmeros motivos para falar de consumo e sustentabilidade, e pode-se questionar se seria uma realidade ou utopia pensar em uma sociedade sustentável? E neste contexto é colocada a educação como fator importante para que as gerações futuras já cresçam com a idéia de que todos têm que se preocupar com a preservação do planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com