TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas Públicas de Saúde

Por:   •  10/10/2018  •  Resenha  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho Disciplina Políticas Públicas de Saúde

O presente trabalho busca realizar uma análise comparativa acerca da saúde da população dos Estados Unidos e do Brasil, pontuando algumas características e a realidade do sistema de saúde em cada país. A base para o desenvolvimento do trabalho é o filme Sicko: SOS Saúde, apresentado em sala de aula.

O filme já mencionado pretende retratar como transcorre o sistema de saúde em países como os EUA, Canadá, França e Cuba, exibindo relatos de pacientes que se utilizam desses sistemas, os quais compartilham suas histórias de vida, os desafios e suas conquistas no que se refere à saúde.

O país ao qual me refiro no presente trabalho, para tecer uma comparação com o sistema de saúde do Brasil são os Estados Unidos. No filme é possível afirmar que o sistema de saúde nos EUA possui um caráter mercantil, quase que completamente voltado ao capital. Não é universal e muito menos gratuito. Apenas as pessoas que possuem convênios em planos de saúde têm o direito à saúde garantido. Porém, isso não é o bastante. Como mostrado no filme, apesar da população ter essa forma de acesso à saúde esse direito ainda segue sendo protelado. São inúmeros os critérios para que a pessoa possa ser aprovada em um plano de saúde e, mesmo sendo aprovada ocorrem diversos casos em que pessoa não tem o seu tratamento coberto pelo Plano, ou acesso aos medicamentos de que necessita. Além disso, são citadas diversas doenças os quais a população não pode ter sido acometida, uma vez que isso aumentaria o risco de saúde, levando ao prejuízo do Plano de Saúde. Ou seja, o interesse desses Planos não é a saúde, tratamento e cura da população, e sim, a acumulação de capital por parte dessas empresas. As pessoas são obrigadas a pagar valores altos para os convênios, mas correndo o risco de não terem suas necessidades atendidas, pois, como visto no documentário, há pessoas pagas para tentar encontrar qualquer informação sobre a saúde da pessoa que possa justificar a negação dos serviços de saúde, e assim, levando a sua morte.

Em contraposição a esse sistema de saúde, observo o quão avançado o Brasil se encontra em relação á saúde. O primeiro fator está na universalidade do sistema de saúde aqui existente, o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a sua gratuidade. Os principais marcos legais para a garantia de direito à saúde está na Constituição Federal de 1988, o qual nos diz, em seu Art. 6º, que a saúde é um direito social, e em seu Art. 23º, destaca que a saúde é competência da União, Estados, Distrito Federal e Municípios[1]. Já o SUS, instituído pela Lei nº 8080, estabelece, no seu Art.2º: “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício[2]”. Ambos marcos históricos garantem o dever do poder público promover a saúde em sua totalidade.

De acordo com o site Portal da Saúde:

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros[3].

Porém, apesar da segurança constitucional existente o SUS é muito falho e precário. Os pacientes encontram dificuldade em conseguir os atendimentos, medicações, exames, cirurgias, entre outros. Podem-se atrelar essas condições à falta de investimentos em saúde, administração questionável, falta de comprometimento profissional, e até mesmo falta de reivindicação da população por melhorias na qualidade do sistema de saúde brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com