TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais figuras do Iluminismo

Artigo: As principais figuras do Iluminismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Artigo  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

O Iluminismo

Acadêmicas: Cassia da Rosa, Anna Fagundes, Andressa Rodrigues e Vanessa Leifheit.

Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor: Ubiratan Trindade

O Iluminismo foi uma revolução intelectual que aconteceu na Europa, especialmente na França, no século XVIII (século das Luzes) e que teve como base o antropocentrismo e o individualismo renascentistas, separando qualquer pensamento das ideias da Igreja.

Tal movimento favoreceu a burguesia, esta que procurava explicações racionais para todas as coisas, somente assim o homem alcançaria o conhecimento, a liberdade, a convivência harmoniosa com as pessoas e a felicidade.

Conforme Kant, o homem iluminista atingiu a “maioridade”, assim tornando-se dono de si mesmo, confiando em sua capacidade racional e recusando maiores autoridades arbitrárias. Deposita esperança na técnica, instrumento este que era julgado capaz para dominar a natureza.

O Iluminismo ocorreu durante o absolutismo e iniciou com a contraposição das intervenções estaduais sobre a economia, essa situação acabou atrapalhando a burguesia. Os Iluministas sugeriam a reorganização da sociedade no sentido de garantir aos homens a tão sonhada liberdade. Além disso, combatiam a permanência da servidão, contra a influencia da Igreja católica, principalmente no que dizia respeito a educação e a cultura, na qual eram contra a desigualdade de direitos e deveres entre as classes sociais.

Os principais Iluministas foram:

- Barão de Montesquieu, que pregava a necessidade de existir os três poderes (legislativo, executivo e judiciário);

- Voltaire, que foi o mais importante entre eles, criticava os privilégios da nobreza e do clero, também colaborou com a criação da enciclopédia (forma de divulgar o movimento). Este influenciou diretamente os déspotas esclarecidos, que eram teóricos e governantes europeus; Jean – - Jean - Jacques Rousseau, foi o mais radical da época, defendia as classes populares, a soberania do povo e ia contra a “lei do mais forte”. Os homens deveriam consentir em fazer um contrato social, assim se submetendo à lei de seus soberanos, que no caso era o próprio povo, desse modo, o governo seria apenas o ministro, tendo seu poder modificado sempre que o povo desejasse. Rousseau se destacou por não se preocupar somente com a razão, mas também com os sentimentos e emoções, valorizando a simplicidade da vida.

O liberalismo econômico teve seus conceitos inicializados por Adam Smith, o qual acreditava na economia como uma ciência autônoma, com leis e princípios próprios. Também defendia a liberdade de concorrência e negava ao estado o direito de intervir na economia.

O Iluminismo acabou gerando o despotismo esclarecido. Alguns monarcas, com objetivo de criar reformas e modernizar seus países, adotaram os princípios iluministas, sem abrir mão do absolutismo, não se identificando mais com o próprio estado. Tentavam conciliar sua autoridade absoluta com a liberdade iluminista sem permitir a participação da burguesia no setor econômico. Mas obviamente isso não acabou dando certo. O despotismo durou até 1789, quando se deu inicio a Revolução Francesa.

Como consequência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com