TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A temática da surdez em seu aspecto médico, cultural e social, e sobre libras e a cultura surda

Trabalho acadêmico: A temática da surdez em seu aspecto médico, cultural e social, e sobre libras e a cultura surda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.377 Palavras (10 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LIBRAS

CULTURA SURDA NA EDUCAÇÃO

CLESMIRA PEREIRA RA: 5721154698

MARIA CLAUDIANA DA ROCHA RA: 5721158234

VANESSA APª. GOMES OSORIO RA: 5780169033

CÉLIA ABADIA DE O. VASCONCELLOS RA: 5206955056

SUELI APª MACHADO DA FONSECA RA 6350192871

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “LIBRAS”, sob orientação do professor-tutor a distância Claúdia Maria de Souza Oliveira.

CAMPINAS

2012

INTRODUÇÃO

Muitas pessoas acreditam que a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é o português nas mãos, na qual os sinais substituem as palavras. Muitas pensam que são somente gestos iguais aos da s línguas orais. Entre as pessoas que acreditam que é uma língua,há algumas que creem que é limitada e expressa apenas informações concretas e que não é capaz de transmitir ideias abstratas. Está língua é comparável em complexidade e expressividade a quaisquer línguas orais. Está língua não é uma forma de português; ao contrário,tem suas próprias estruturas gramaticais,que deve ser aprendidas do mesmo modo que outras línguas.

Libras continua sendo a língua preferida da comunidade surda,consideram a Libras como sua língua natural,a qual reflete valores culturais e guarda suas tradições e heranças vivas.

A TEMÁTICA DA SURDEZ EM SEU ASPECTO MÉDICO, CULTURAL E SOCIAL, E SOBRE LIBRAS E A CULTURA SURDA.

As LIBRAS é a língua da comunidade surda brasileira. Tem suas regras gramaticais próprias, possibilitando assim, o desenvolvimento linguístico da pessoa surda, favorecendo o seu acesso aos conhecimentos existentes na sociedade.

Os sinais são formados a partir de parâmetros, como a combinação do movimentos das mão com um determinado lugar, podendo este lugar, ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo.

Para a confecção de um sinal na Língua Brasileira de Sinais, precisaremos usar os cinco parâmetros desta língua, que são:

1- configuração das Mãos: são formas que colocamos as mãos para a execução do sinal.

2- Ponto de Articulação: é o lugar onde incide a mão configurada para a execução do sinal. Poderá ser realizado num espaço neutro vertical ( ao lado do corpo) ou espaço neutro horizontal (na frente do corpo)

3- Movimento (M): alguns sinais tem movimento, outros não, são estáticos. Movimento é a deslocação da mão no espaço na execução do sinal.

4- Orientação ou Direcionalidade: é a direção que o sinal terá para ser executado.

5- Expressão facial e ou corporal: muitos sinais necessitam de um complemento facial e até corporal para fazer com que sejam compreendidos. A expressão facial são as feições feitas pelo rosto para dar vida e entendimento ao sinal executado.

parâmetros, visto que uma pequena mudança já poderá significar outro sinal.

 Garantia do direito á saúde das pessoas surdas ou com deficiência auditiva

O Sistema Único de Saúde – SUS e as empresas que detêm concessão ou permissão de serviço públicos de assistência à saúde, deve incluir pessoas surdas ou com deficiência auditiva em todas as esferas da vida social, devem garantir, prioritariamente aos alunos matriculados nas redes de ensino da educação básica, a atenção integral à saúde nos diversos níveis de complexidade e especialidade médicas efetivando:

 Ações de prevenção e desenvolvimento de programas de saúde auditiva;

• tratamento clínico e atendimento especializado, respeitando as especificidades de cada caso;

• realização de diagnósticos, atendimento precoce e do encaminhamento para a área de educação;

• seleção, adaptação e fornecimento de prótese auditiva ou aparelho de amplificação sonora;

• acompanhamento médico ou fonoaudiológico e terapia fonoaudiológica;

• atendimento em reabilitação por equipe multiprofissional;

• atendimento fonoaudiológico ás crianças, adolescentes e jovens matriculados na educação básica, por meio de ações integradas com a área da educação, de acordo com as necessidades terapêuticas do aluno;

• orientações à família sobre as implicações da surdez e sobra a importância para a criança com perda auditiva ter, desde seu nascimento, acesso à Libras e à Língua Portuguesa;

• atendimento ás pessoas surdas ou com deficiência auditiva na rede de serviços do SUS e das empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos de assistência à saúde, por profissionais capacitados para o uso de LIBRAS;

 CULTURA SURDA

A palavra Cultura possui vários significados.

Relacionando esta palavra ao contexto de pessoas surdas ela representa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com