TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos legais da gestão pública

Por:   •  20/9/2016  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Prezadxs alunxs, essa tarefa pode ser respondida em duplas, mas apenas um dos respondentes deverá postá-la na plataforma. 

Com base na leitura dos capítulos 01 a 13 do obra Liberalismo e Democracia, de Norberto Bobbio, responda as questões que seguem:

(1) Conceitue liberdade a partir da contraposição entre as experiências da Antiguidade e da Modernidade.

(2) Relacione a ideia de liberdade (dos modernos) com a doutrina dos direitos do homem e o movimento de constitucionalização dos estados.

(3) Como compatibilizar o conceito de liberdade dos modernos e dos antigos, avançando a democratização dos estados constitucionais?

  1. A partir das definições de liberdade na antiguidade e modernidade, conceituo a liberdade como a consenso entre a liberdade negativa  que consiste em não ser impedido de agir , a de não ser impedido por outrem naquilo que desejamos fazer,sua liberdade será apenas limitada pela lei e a liberdade política onde o cidadão se torna parte do estado , tomando parte nas decisões políticas e publicas .
  2. Como lido no texto , o direito do homem será reconhecido também como liberdade,pelo fato ao dar direito ao homem ,este tem o livre arbítrio para tomar suas decisões e a constitucionalização vem para limitar esta liberdade, onde pode se fazer tudo ,mas até onde a lei permite, mas tal pacto ou contrato sendo feito com o consenso da sociedade e sempre assegurando os direitos naturais do homem.
  3. A junção da liberdade moderna onde se preza pela  pelo individuo , o direito de cada um a faculdade de escolher o que fazer e da liberdade antiga que o indivíduo quase sempre soberano nas questões públicas, é limitado em todos seus assuntos privados ,assim nesse consenso  o próximo passo foi  constitucionalizar essa liberdade, apoiar juridicamente os direitos fundamentais  e para concluir esse movimento  colocando as leis acima do próprio governo assegurando a sua liberdade independente do governo e seus interesses, então avançamos para o estado democrático  de direito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com