TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais

Relatório de pesquisa: Aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  Relatório de pesquisa  •  5.221 Palavras (21 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1 Introdução___________________________________________________________1

2 Cultura, Indivíduo e Sociedade__________________________________________1

3 Aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais __________________________________________________________________________5

3.1 Quais interações sociais são existente cotidiano da sociedade atual ______________6

4 Documentários de expressão as situações cotidianas e desigualdade social __________________________________________________________________________7

4.1 BUMBANDO– Documentário dirigido por (Coletivo Cinema para todos) ________7

4.2 ILHAS DAS FLORES– Documentário dirigido por (Jorge Furtado)_____________10

5 Problemas e situações cotidianas de exploração do meio ambient_______________12

6 Conclusão_____________________________________________________________14

Referencias Bibliograficas___________________________________________________16

1. Introdução

Este trabalho ira relatar desenvolvimento da historia do homem ao longo de sua realidade. A cultura se origina quando o homem começa a se diferenciar dos outros, quando ele começa a utilizar instrumentos que facilitam sua ação cotidiana, começa a se organizar na sua condição biológica (a necessidade de comer, de se reproduzir, de se defender, de se prote-ger, etc.).

O individuo é o ser biológico que se distingue da pessoa social e a sociedade que é um sistema de interações entre pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas ou reli-giosas ou pessoas com um mesmo objetivo em comum. A interação social contribui para for-mação da personalidade de cada um e são confirmados pelas instituições sociais que se rea-firmam com os cultos, ritos, festas, educação, chefia entre outras, entre os principais processos sociais estão: Assimilação, conflito, acomodação, competição e cooperação.

A Sociologia é importante para as Ciências Sociais, porque reside no fato de ela constituir-se em uma ferramenta útil para compreendermos os fenômenos sociais, tanto amplos, de caráter macro, quanto menores, de caráter micro e mais regionalmente ou comuni-tariamente localizados.

Entre a cultura o indivíduo e sociedade são colocados em primeiro grau para compreender o comportamento humano, as ações e reações a uma determinada situação se fazem necessário entender o contexto social que o mesmo está inserido, quais são suas visões, suas limitações de pensamento e movimento dentro de seu raio de ação. Indivíduo, cultura e sociedade estão intrinsecamente ligados, e não se entende um sem entender o outro.

2. Cultura, Indivíduo e Sociedade.

Cultura é a maneira de viver de uma sociedade, um conjunto de hábitos, instrumentos, objetos de arte, tipos de relações interpessoais, regras sociais e instruções em determinado grupo. Representam a atitude normal e previsível de qualquer dos membros da sociedade di-ante de uma dada situação. Em conseqüência, apesar do número infinito de pequenas variantes que podem ser encontradas na atitude de alguns indivíduos, ou mesmo nas atitudes de um mesmo indivíduo em momentos diferentes, verificar-se-á que a maior parte das pessoas, em uma sociedade, reagirá geralmente da mesma forma a uma situação dada.

Por exemplo, na nossa sociedade, quase toda gente se alimenta três vezes por dia e toma uma dessas refeições aproximadamente ao meio-dia. Além disso, aqueles que não se-guem esta rotina são considerados esquisitos.

O termo cultura tem associações diferentes conforme temos em mente o desenvolvi-mento de um indivíduo, de um grupo ou classe ou de toda uma sociedade, o indivíduo está dependente da cultura de um grupo ou classe, e a cultura do grupo ou classe está dependente da cultura de toda a sociedade a que esse grupo ou classe pertence.

Como alguma coisa a ser alcançada com esforço deliberado, a cultura é relativamente inteligível quando nos preocupamos com o acto do indivíduo se auto cultivar, indivíduo cuja cultura é vista contra o pano de fundo da cultura do grupo e da sociedade. A cultura do grupo tem igualmente um significado definido em contraste com a cultura menos desenvolvida da massa da sociedade.

Tal consenso sobre a conduta e a opinião constitui um padrão cultural; a cultura, como um todo, é um conjunto mais ou menos organizado de tais padrões. A cultura, como um todo, proporciona aos membros de uma sociedade um guia indispensável em todos os campos da vida. Sem ela, tanto a sociedade como seus membros estariam impossibilitados de funcionar eficientemente. O fato de a maioria dos membros da sociedade reagir a uma dada situação de determinada forma capacita qualquer um a prever o comportamento, com um alto grau de probabilidade, se bem que jamais com absoluta certeza.

Essa previsão é um pré-requisito em todo tipo de vida social organizada. Se o indiví-duo vai trabalhar para outros, precisa estar seguro de ser recompensado. A existência dos pa-drões culturais lhe proporciona essa segurança, com seu fundamento na aprovação social e no poder conseqüente da pressão social sobre aqueles que não se lhes amoldam.

O ser humano social desenvolve através das relações interpessoais um eu, que supõe que este seja um sujeito ativo, que toma decisões e se orienta no mundo, e que tem uma auto-imagem e auto estima que estão relacionadas ao conceito de identidade. É um ser humano que tem o jeito de andar, hábito de higiene, de expressar emoções, de usar instrumentos que ad-quiriu das relações pessoais com os indivíduos da sociedade que o constituiu.

Nota-se que a sociedade, as relações interpessoais, os valores morais e éticos vão mol-dando o indivíduo vão tornando-o aquilo que ele vê e que os outros vem, mas de outro lado são esses indivíduos que vão mudando e moldando as pessoas a sua volta, sua cultura, sua moral, pois são serem criativos, intencionais e em constante transformação; ou seja, é uma relação social dinâmica, onde ambos se constroem e se reconstroem.

O indivíduo é uma pequena porção da sociedade, organizada, onde a socialização é feita através dos outros indivíduos que o rodeiam, e a sua identidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com