TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos surdos, médicos, sociais e culturais

Tese: Aspectos surdos, médicos, sociais e culturais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Tese  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 8

Língua Brasileira de Sinais

Sumaré, São Paulo

Novembro, 2013

Anhanguera Educacional

Faculdade Anhanguera de Sumaré

Língua Brasileira de Sinais

Jeane Garcia Tasseli, RA: 9978021587

Jessica Garcia Paulino Brito Mesquita, RA 8308767411

Joelma Cristiane Moreira Silveira, RA: 7707669131

Liliane Gross, RA: 7581615521

Regiane Mendes Gonzaga, RA: 7926687410

Sumaré, São Paulo

Novembro, 2013

Surdos, aspectos Médicos,sociais e culturais.

A surdez não é só uma deficiência auditiva, é também uma diferença linguística, onde se caracteriza uma identidade cultural.

Os deficientes auditivos possuem comunidades surdas onde desenvolvem a língua de sinais tornando o espaço visual seu principal meio de conhecer o mundo, substituindo sua fala e audição.

Embora essa comunidade exista , e contribuem para seu desenvolvimento, os surdos ainda enfrentam barreiras na sociedade, muitas são as dificuldades na sua inclusão em escolas regulares, o motivo desses desafios é a falta de preparo dos educadores atuais e de escolas que ainda não possuem matérias adequadas.

A inclusão social entre surdos e ouvintes embora exista dificuldades, é de suma importância, pois irá auxiliar no desenvolvimento do mesmo, já que possuem uma linguagem objetiva e fácil de ser compreendido, basto estuda-los.

Aspectos Médicos

De acordo com termos médicos a surdez se caracteriza em níveis de ligeiro ao profundo e é chamada de deficiência auditiva ou hipocusiatrês.

A diferentes tipos surdez, ela se caracteriza de acordo com o grau da perda, entre ela existem a perda auditiva leve que não tem efeito significativo, pois não interfere no seu desenvolvimento, a moderada pode interferir no desenvolvimento da fala e linguagem, mas não a impede de falar, a severa interfere no desenvolvimento da fala e linguagem, mas com o auxilio do aparelho auditivo é possível desenvolver a fala, e a profunda onde a linguagem dificilmente ocorre.

Aspectos culturais

Em termos culturais, surdez é descrita como uma diferença linguística a qual é partilhada entre indivíduos surdos.

É a base que se constroem uma forma e estrutura surda, onde seu principal elemento que se espelha é a língua de sinais.

A surdez além de ser um fenômeno fisiológico e também um modo de vida, nas ultimas décadas ele tem desempenhado um papel cada vez mais unificado.

Aspectos sociais

Tem sido um desafio à inclusão dos indivíduos portadores de necessidades educativas especiais no Brasil neste grupo enquadram-se os sujeitos surdos que usa a capacidade de linguagem e a habilidade de adaptá-la. Discutir sobre a educação dos surdos e como ela vem existindo aponta para a realidade das suas necessidades que por muito tempo foi negligenciada.

Postos à margem das questões sociais, culturais, e educacionais os surdos muitas vezes não são vistos pela sociedade por suas potencialidades, mas pelas limitações impostas por sua condição. São definidos como deficientes e, portanto incapaz, isso acontece por causa de um atraso na aquisição da linguagem que os surdos têm no seu desenvolvimento, já que, na maioria das vezes, o acesso a ela é inexistente.

A falta de capacitação desprepara dos educadores atuantes em sala regular, também são um dos motivos, no ponto de vista social é preciso prepará-los para que o acesso à educação possa priorizar os indevidos com deficiência auditiva.

Libras e sua cultura surda

Os surdos além de serem indivíduos que possuem surdez, são utilizadores de uma comunicação espaço visuais, tendo ainda uma cultura característica.

No Brasil desenvolveram a LIBRAS em Portugal a LPG. Já outros por viverem em locais isolados onde não existem comunidades surdas, apenas se comunica por gestos e alguns por imposição preferem utilizar a língua falada.

A LIBRAS foi criada e desenvolvida por surdos do Brasil para a comunicação entre eles e existe há tanto tempo quanto a existência das comunidades de surdos. A maior divulgação da língua de sinais no Brasil começou quando foi fundado o Instituto Nacional da Educação dos Surdos (INES) em 1857, chamada, então, de mímica. Sendo o INES a única escola para surdos por muitos anos; funcionando em regime de internato, recebia alunos de todas as regiões do Brasil, os quais, ao voltarem para suas cidades, nas férias, difundiam essa língua por todo país. Assim, a LIBRAS difere da língua de sinais de Portugal. Como havia professor que dominava a Língua de Sinais Francesa no INES, na sua fundação, a LIBRAS hoje traz um pouco das características desta língua de sinais francesa e difere da língua de sinais de Portugal, embora os dois países, Brasil e Portugal tenham historicamente a mesma língua oral.

Atividades possíveis de serem realizadas com deficientes auditivos, em salas de aulas regulares.

Professor, explorando conteúdo curricular sobre.

Civilizações antigas com recursos específicos em

Libras para alunos com surdez

Professor explorando o conteúdo curricular

Sobre o universo e o movimento do sistema

Solar com recursos diversos para os alunos com surdez

Professor explorando com o aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com