TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associação Beneficente Paulo de Tarso

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMARIO

  1. Apresentação .............................................................................4
  2. Justificativa............  ...................................................................5,.

2.1 OBJETIVO........................................................................5

2.2 OBJETIVO GERAL.............................................................5

  1. Público Alvo ..............................................................................6
  2. Metas a atingir  .........................................................................6,7
  3. Metodologia ..............................................................................7
  4. Recursos Humanos..................................................................8
  5. .Avaliação..................................................................................8
  6. Cronograma..............................................................................9
  7. Referencias Bibliograficas......................................................10


1. APRESENTAÇÃO

 Associação Beneficente Paulo de Tarso, mantenedora do Centro Assistencial Paulo de Tarso é referência em Paraopeba, Caetanópolis e região, é um centro Assistencial que busca promover a habilitação e reabilitação da criança e adolescente com necessidades especiais e visa à inclusão na família, escola e sociedade através de várias atividades e serviços, proporcionando condições para desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando suas diferenças individuais e características peculiares, aprimorando suas condições sociais, afetivas e culturais.

A Escola Professora Bernadete Pinto Freitas, funciona dentro do CAPT (Centro Assistencial Paulo de Tarso), sediado em Paraopeba/MG na BR-040, km 441 – Zona Rural foi criada a 28 de junho de 1971, sendo referencia em estudo e tratamentos oferecidos na entidade para 150 usuários através de uma equipe multidisciplinar sendo atendidas anualmente com funcionamento de 07:00h as 18:00h diária, o centro tem setores importantes para o seu funcionamento que são Assistência Social, saúde e Educação especializadas recebendo atendimentos encaminhados conforme a necessidade do usuário nos municípios apoiadores.

Atualmente oferece a Educação Infantil: 0 a 3 anos, Pré-escola (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (anos iniciais): fase Introdutória ao 5º ano. São atendidas crianças e adolescentes carentes de 0 a 16 anos em situação vulnerável, carentes e que apresentam deficiências.

O Centro Assistencial Paulo de Tarso, atual Entidade Mantenedora da Escola “Professora Bernadete Pinto Freitas”, de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, foi instituída em conformidade com as disposições legais e vigentes, conforme decreto nº97. 476 de 25/01/1989, e Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social expedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

2. JUSTIFICATIVA

O CAPT funciona em, 08 horas por dia, cinco dias úteis por semana. A média dos atendimentos varia entre 06 a 10 pacientes por dia, englobando atendimento de rotina.

        Dessa forma, o CAPT funciona em período integral, não recebendo atendimentos em finais de semanas e feriados, sendo necessário mais uma equipe ,pois temos 150 usuários e o CAPT não tem como atender a todos que necessitam, ficando muito dos nossos usuários sem atendimentos.

 

2.1 OBJETIVO GERAL

          Atender com qualidade a pessoa com deficiência e sua família, através de ações em defesa dos direitos, de orientações, de prestação de serviços, sempre com vistas à melhor qualidade de vida e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

        Habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes deficientes, bem como sua promoção à vida comunitária e capacitação profissional. 

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência, dependência, seus cuidadores e suas famílias;
  • Desenvolver ações especializadas para a superação das situações violadoras de direitos que contribuem para a intensificação da dependência;
  • Promover tratamentos especializados para ajuda-los na prevenção da qualidade de vida dos usuários;
  • Favorecer adequações de atendimento clinico do deficiente e da família em dias que as salas estão ociosas.
  • Promover autonomia aos usuários que não encontram atendimentos dentro do município para ingressar na associação.            

3-PÚBLICO ALVO

150 crianças e adolescentes deficientes nas áreas físicas e cognitivas e psicológicas.  

4-METAS A ATINGIR

Atender toda criança e adolescente com uma equipe multidisciplinar eficaz sem contemplar qualquer tipo de discriminação. Oferecer um atendimento de qualidade cumprindo todas as normas impostas pela saúde dentre outros órgãos de fiscalização.

Profissional

Atividades Desenvolvidas

Médico

Avaliação inicial em todas as crianças admitidas na instituição. Controle periódico,  conforme a necessidade do usuário.

Terapeuta ocupacional

Atendimento terapêutico ocupacional será individualizado e/ou em grupo, conforme necessidade., influenciando na capacidade funcional, autoestima e identidade pessoal dos atendidos.

Fisioterapeuta

Tratamento de diversas patologias com atendimento fisioterápico adequado, aos usuários.

Fonoaudióloga

Avaliação e atendimento na área de linguagem oral, escrita, auditiva, sensório-motora;

Psicólogo

Diagnóstico de casos, atendimento especializado aos usuários e orientação aos familiares com atendimentos individuais ou em grupos conforme as necessidades .

Assistente Social

Identificar e analisar junto aos usuários e ou responsáveis a situação social dos mesmos. Elaborar relatórios sociais, acolher e orientar familiares realizar visitas domiciliares.

Equoerapeuta

 Esta especialidade trabalha o controle da postura das crianças com disfunção motora. Buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoa com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Hidroterapeuta

  Movimentação em uma piscina possibilita que esse líquido flua através dos planos teciduais, removendo metabólitos e melhorando a nutrição. 

Psicopedagogo

É a área do conhecimento que estuda com o deficiente, construindo o conhecimento.

Monitores

Analisa o grupo em diferentes contextos: como ele se organiza, os espaços que ocupa, as brincadeiras e os jogos que privilegia no dia a dia. 

5-METODOLOGIA

• Pré – Triagem: Atendimento específico do Serviço Social como forma de facilitar a entrada do usuário no CAPT, a partir da identificação das demandas familiares espontâneas da pessoa com deficiência e dos órgãos públicos municipais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (55.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com