TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 2 Unidade Web

Trabalho Universitário: Atividade 2 Unidade Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 2

* Pergunta 1

0 em 0,2 pontos

O Instituto Akatu e a Indicator Opinião Pública desenvolveu uma pesquisa sobre OS JOVENS E O CONSUMO SUSTENTÁVEL* que definiu da seguinte forma: “A pesquisa visa traçar um primeiro esboço das percepções dos jovens sobre o consumo sustentável. Aspectos como as implicações e o impacto sócio-ambiental que suas ações provocam em sua vida e no mundo, e os grandes desafios para a humanidade nos próximos anos, são pontos da investigação inicial proposta nesse estudo. Critérios de escolha para a compra de produtos, fatores motivadores e decisórios, assim como a influência da propaganda, também são objeto desse primeiro levantamento.” *INSTITUTO AKATU. Os jovens e o consumo sustentável. Disponível em: http://www.akatu.org.br/akatu_acao/publicacoes/perfil-do-consumidor Acesso em: 27/07/09. Pode-se afirmar que o texto acima contém:

Resposta Selecionada: d. A metodologia da pesquisa Resposta Correta: c. Os objetivos da pesquisa

Feedback da resposta: Alternativa correta: Os objetivos da pesquisa Observe que “A pesquisa visa traçar...” “Critérios de escolha para a compra de produtos, fatores motivadores e decisórios, assim como a influência da propaganda, também são objeto desse primeiro levantamento.” se referem aos objetivos da pesquisa. Um objetivo indica o que se vai fazer na pesquisa para obter respostas para o problema.

* Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

A definição de uma pesquisa abrange as justificativas, o problema e os objetivos. O problema significa a questão para qual se vai buscar respostas pela pesquisa, assim, formular o problema consiste em aprimorar e estruturar mais formalmente a ideia de pesquisa. Um professor orientador de TCC recebeu de seus alunos as propostas abaixo relacionadas como problema para as suas pesquisas. Dentre as propostas apresentadas, qual pode ser considerada adequada.

Resposta Selecionada: b. Por que existem pessoas que trabalhando na mesma empresa são mais satisfeitas com seu trabalho que outras? Resposta Correta: e. A exposição dos eleitores aos debates entre candidatos à presidência do Brasil na televisão está relacionada com a decisão de votar ou anular o voto?

Feedback da resposta: Um problema de pesquisa está bem formulado quando, bem delimitado através de uma pergunta pertinente, especifica com clareza as diversas dúvidas e estabelece relações entre variáveis. Assim, dentre as propostas apresentadas a mais adequada é: “A exposição dos eleitores aos debates entre candidatos à presidência do Brasil na televisão está relacionada com a decisão de votar ou anular o voto?”

* Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Todos nós temos elaborado um conceito sobre o que é pesquisa visto que ela faz parte de nosso dia-a-dia. Entretanto, existe uma diferença entre o conceito de pesquisa feita no cotidiano e a pesquisa científica. Pode-se afirmar que: I. Uma pesquisa científica se distingue daquela realizada no cotidiano pelos métodos e técnicas utilizadas. II. Uma pesquisa científica é aquela realizada unicamente pelos cientistas. III. Na pesquisa científica existe uma forma adequada de se comunicar os resultados obtidos. IV. Uma pesquisa científica é aquela que sempre envolve uma experimentação, normalmente, realizada em laboratório. São verdadeiras apenas as afirmações contidas em:

Resposta Selecionada: c. I e III Resposta Correta: c. I e III

Feedback da resposta: Alternativa correta: I e III O que caracteriza uma pesquisa científica, dentre outros elementos, são os métodos e técnicas utilizadas e a forma de se comunicar os resultados, que consiste no relatório de pesquisa que é elaborado segundo normas padronizadas. Portanto são verdadeiras as afirmações contidas em I e III. Qualquer indivíduo, evidentemente, poderá desenvolver uma pesquisa científica, bastando para tal, seguir as normas e técnicas adequadas. Uma pesquisa científica não envolve, necessariamente, a experimentação.

Assim, são falsas as afirmações contidas em II e IV.

* Pergunta 4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com