TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Web Atividade 1 Gestão De Pessoas

Trabalho Escolar: Unidade Web Atividade 1 Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 6

RussMcDonald concluiu seu MBA na Universidade de Michigan em 1971. Russ começou sua carreira na GM como analista de custos na divisão Fisher Body da empresa em Detroit. A partir daí, ele foi sendo promovido para uma longa sequência de cargos de crescente responsabilidade. Na ocasião de seu vigésimo aniversário na empresa, ele foi promovido a diretor assistente do departamento financeiro.

A lentidão de resposta às mudanças por parte da GM resultou em um sério prejuízo à posição da empresa no mercado, caindo de praticamente um em cada dois carros novos vendidos no país para um em cada quatro. A GM fechou unidades ineficientes, reorganizou divisões, introduziu novas tecnologias de produção e fez grandes cortes de pessoal. O cargo de RussMcDonald foi eliminado menos de um ano antes de completar vinte e cinco anos de casa. Foi dada a ele a opção de uma aposentadoria antecipada. Ele aceitou a oferta da empresa.

Desempregado há 30 meses, ele havia respondido a dezenas de anúncios, enviado mais de 200 currículos, conversado com diversos escritórios de colocação de pessoal e gasto mais de sete mil dólares com consultoria para recolocação. Tudo em vão. Sua experiência e perfil não tinham mais valor no mercado atual.

No que se refere ao perfil do novo profissional, pode-se afirmar que ele deverá ser: Assinale a alternativa INCORRETA.

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Passivo, ou seja, deve aguardar as definições da organização e seguir as suas determinações.

Resposta Correta: b.

Passivo, ou seja, deve aguardar as definições da organização e seguir as suas determinações.

Feedback da resposta: Além de características como: flexibilidade, criatividade, intuição, trabalho em equipe, dentre outras, o profissional deve ter iniciativa e estar tão preocupado com o seu aprendizado quanto com o da organização, uma vez que a falta de preparo pessoal contribuirá para o fracasso das tentativas de construir um aprendizado permanente na organização.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

No livro Transformando Suor em Ouro , o técnico da seleção masculina brasileira de vôlei, Bernardinho, mostra que comandar uma equipe nas quadras e nas organizações é tarefa semelhante. A partir de suas experiências, Bernardinho fornece um grupo de princípios e padrões de liderança que podem ser aplicados a qualquer tipo de equipe, desde um time de vôlei até um grupo de executivos. A inquietude do treinador está em uma pergunta clássica dos mais diversos grupos profissionais: como vencer os obstáculos, atingir o topo e, principalmente, manter esse topo. A partir disso, o autor desenvolver sua visão sobre a Roda da Excelência, um instrumento para gerenciar equipes e mantê-las sempre em seu melhor. (Fonte: EXCESUM, sinopse de livros em negócios)

No que diz respeito ao trabalho em equipe interdisciplinar, este pressupõe que: Assinale a alternativa correta.

Resposta

Resposta Selecionada: d.

A diversidade de opiniões e características dos membros da equipe deve ser respeitada pelos demais membros.

Resposta Correta: d.

A diversidade de opiniões e características dos membros da equipe deve ser respeitada pelos demais membros.

Feedback da resposta: O que faz uma equipe funcionar é a capacidade de relacionamento, onde os membros participantes respeitam as diferenças uns dos outros. Um dos fatores que impede a equipe de atingir seus objetivos é a atitude pré-concebida, a concorrência, ou seja, as pessoas não ouvem umas às outras. As ideias são ignoradas ou rejeitadas e divergências não são tratadas com eficácia. As equipes, cada vez mais complexas, estão compostas pela multidisciplinaridade de conhecimentos e habilidades. A equipe interdisciplinar é integrada por pessoas de diferentes formações, integrando conhecimentos, tecnologias e práticas do seu campo profissional com outras áreas do conhecimento, na busca da eficiência e da eficácia do trabalho. Nessas condições, a equipe interdisciplinar aborda os problemas com uma visão integrada dos diversos campos do saber, procurando alcançar a solução global para os problemas.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Com a maior valorização do conhecimento, a gestão de pessoas torna-se responsável por criar um clima organizacional propício à criação de valor, promovendo educação continuada e programas de incentivo, que se faz necessário para retenção do acervo intelectual, pois a saída de um colaborador pode resultar em perda de conhecimento, se a organização não estiver preparada para a gestão dos ativos intangíveis. (QUEIROZ et al, 2005).

Com base nisto, pode-se afirmar que a criação de um ambiente de clima organizacional positivo: Assinale a alternativa correta.

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Tende a aumentar o comprometimento dos colaboradores com a organização.

Resposta Correta: a.

Tende a aumentar o comprometimento dos colaboradores com a organização.

Feedback da resposta: Clima organizacional é um fenômeno baseado nas percepções e opiniões que as pessoas têm da organização na qual trabalham, em uma dada situação. Gestão de pessoas tem a função de captar, desenvolver e reter o elemento humano necessário para o cumprimento da missão da empresa. Deste modo, quanto mais positivo o clima no ambiente de trabalho, mais comprometidos com a organização estarão seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com