TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 3 Gestão De Pessoas

Trabalho Universitário: Atividade 3 Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  2.046 Visualizações

Página 1 de 5

Para Dutra (2002), a captação de pessoas pressupõe consciência da empresa com relação às suas necessidades. O processo de captação será conduzido com mais objetividade à medida que sejam definidos, de antemão, alguns aspectos. Assinale a alternativa que corresponde a esses aspectos.

Resposta Selecionada:

Corretaa. Perfil profissional, perfil comportamental, entregas desejadas, condições de trabalho condições de desenvolvimento, condições contratuais.

Resposta Correta:

Corretae. Perfil profissional, perfil comportamental, entregas desejadas, condições de trabalho condições de desenvolvimento, condições contratuais.

Feedback da resposta:

Perfil profissional, perfil comportamental, entregas desejadas, condições de trabalho condições de desenvolvimento, condições contratuais. É preciso ter esses aspectos definidos para poder começar um processo de captação mais objetivo, evitando desgastes e perda de tempo.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A empresa Beta, de recrutamento e seleção, foi contratada para a realização de um processo seletivo para o cargo de Gerente de Marketing na empresa Longavida, que tinha por missão reformular e inovar alguns processos na empresa com vistas a melhor colocação da empresa no mercado. Após diversas reuniões, a Beta sugeriu que fosse realizado um recrutamento EXTERNO, justificando a sua opção com base nas vantagens que este tipo de processo traz. Assinale a alternativa que melhor explica a justificativa da empresa Beta:

(I) O ingresso de pessoa de fora da empresa, com perfil diferente dos colaboradores já contratados, poderá promover inovações e oxigenar o quadro de colaboradores.

(II) O recrutamento externo motiva os colaboradores da empresa, promove o aprimoramento profissional e a ascensão na carreira.

(III) O recrutamento interno é mais caro e demorado que o recrutamento externo.

(IV) O recrutamento interno não é vantajoso, pois os colaboradores irão convidar pessoas conhecidas para trabalhar, o que irá favorecer a construção de uma “grande família”, onde todos se ajudam e se protegem.

Está(ão) corretas(s) a(s) afirmação(ões):

Resposta Selecionada:

Corretad.

Apenas a afirmação I

Resposta Correta:

Corretab.

Apenas a afirmação I

Feedback da resposta:

No que se refere ao recrutamento externo, apesar de mais oneroso financeiramente para a empresa e mais demorado em termos de tempo, apresenta como principal vantagem a possibilidade da introdução de novas experiências, conhecimentos e cultura por parte do novo profissional, que poderá favorecer a inovação da empresa.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Na Volkswagen, todas as posições em aberto são reveladas primeiro para o público interno. O analista de marketing e qualificação corporativa da empresa, Marcos Quege, afirma que só recorre às pessoas de fora quando não há mais jeito mesmo: "Quando não conseguimos cobrir a vaga com alguém da Volks, primeiro recorremos à base de currículos que temos na Web, em nosso site. Depois, apelamos para o networking e, se mesmo assim a vaga não conseguir ser preenchida, aí sim vou tentar um candidato com a consultoria". (Fonte: www.carreiras.empregos.com.br)

O recrutamento interno se traduz pelo preenchimento dos cargos vagos por funcionários selecionados e posteriormente promovidos pela organização, tendo as seguintes características:

I – motivação e comprometimento do colaborador;

II - inovação nos processos, devido à ampliação da qualificação funcional;

III - redução do custo de contratação, pela minimização de processos.

Representa(m) vantagem(ns) do processo de recrutamento interno SOMENTE a(s) característica(s)

Resposta Selecionada:

Corretaa.

I e III

Resposta Correta:

Corretab.

I e III

Feedback da resposta:

No que se refere ao recrutamento interno, destacam-se como vantagens: o baixo custo no processo de captação/contratação de pessoas, a diminuição do tempo despendido no processo, o fato da pessoa já ser conhecida da empresa, além de forte aspecto motivacional para os profissionais. Entretanto, o aproveitamento de um profissional interno, não garante a qualificação do mesmo, somente pelo processo do recrutamento. É necessário que se treine este profissional para a nova atividade.

Pergunta 4

0 em 0,2 pontos

“Hoje, grande parte das empresas recorre ao recrutamento online, devido as suas inúmeras vantagens, como maior rapidez e praticidade. Para que se tenha uma ideia da potência deste mercado, somente no site Infojobs, é incluída uma nova oportunidade a cada dois minutos e pré-selecionados cinco candidatos por segundo. Reduzir tempo e custos é o objetivo de qualquer empresa e o recrutamento online propicia economia de tempo e dinheiro.” (Fonte: RHportal.com.br).

No que se refere ao recrutamento, considere

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com