TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa - ATPS Ciências Sociais

Seminário: Atividade Avaliativa - ATPS Ciências Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Seminário  •  3.473 Palavras (14 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Administração de Empresas

Atividade Avaliativa - ATPS

Ciências Sociais

Prof. EAD Ma. Helenrose Aparecida da Silva Pedroso Coelho

Ribeirão Preto / SP

2012

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD Ma Helenrose Aparecida da Silva Pedroso Coelho

Professor tutor presencial: Rosemary Rocha Caligioni

Professor tutor a distância: José Antonio Lazarini

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Administração de Empresas da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina de Ciências Sociais para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Ribeirão Preto / SP

2012

Introdução

As Ciências Sociais tem como objeto de estudo as interações humanas, aprofundando- se mundo social, buscando a objetividade através da utilização de método cientifico. Apresentando subdivisões mais especializadas como a sociologia que apresenta sociologia rural, sociologia da religião, sociologia do conhecimento e outras. A sociologia como disciplina cientifica surgiu no século XIX, a partir dela foram sendo criadas as outras áreas de estudo da Ciência Social e por isso é conhecida como a “mãe” de todas as Ciências Sociais. A sociologia, é uma divisão das Ciências Sociais, é o estudo sistemático dos grupos e sociedades criados pelos seres humanos e de como, estes, por outro lado afetam a vida das pessoas.

Todas as Ciências Sociais se preocupam com o comportamento humano, mas embora elas compartilhem o mesmo tema básico, ciência social aborda um aspecto diferente do comportamento. Os sociólogos estão principalmente interessados nas áreas onde a estrutura social e a cultura se inter-relacionam.

Uma das aplicações pratica da sociologia é contribuir para que as pessoas entendam suas próprias vidas e a sua relação com o resto do mundo.

Podemos dizer que Sociologia é o estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos. Abordando a influencia das relações sociais nas atitudes das pessoas e no seu comportamento, e como as sociedades mantém sua estabilidade e sofrem mudanças.

As ciências sociais reúnem todas as disciplinas científicas cujo objeto de estudo se relaciona com as atividades e o comportamento dos seres humanos. As ciências sociais analisam as manifestações da sociedade, quer materiais quer simbólica.

Pode-se dizer que estas ciências estudam aquilo que não incumbe às ciências naturais. As pessoas têm consciência e a capacidade de desenvolver representações abstratas que têm influência no seu comportamento. Por isso, a interação social rege-se por diversas regras e supostas normas. As ciências sociais em geral, não podem preconizar leis universais.

As ciências sociais podem dividir-se naquelas dedicadas ao estudo da evolução das sociedades (arqueologia, história, demografia), à interação social (economia, sociologia, antropologia) ou ao sistema cognitivo (psicologia, linguística). Também se pode falar das ciências sociais aplicadas (direito, pedagogia) e de outras ciências sociais agrupadas no genérico grupo das humanidades (ciências políticas, filosofia, semiologia, ciências da comunicação).

Convém destacar que as ciências sociais podem estudar as intenções declaradas e conscientes das pessoas, mas também o comportamento observado.

As culturas de: Indivíduo, Grupo e Sociedade. ETAPA 01 PASSO 01 E 02 03 04

O termo cultura tem associações diferentes conforme temos em mente.

O desenvolvimento de um indivíduo, de um grupo, ou classe de uma sociedade, a que ele pertence, faz parte da cultura. Por isso, a cultura da sociedade, é de fundamental significado do termo, “cultura” em relação a toda a sociedade.

Quando o termo “cultura” se aplica ao aperfeiçoamento do intelecto e espíritos humanos, é menos provável que concordemos em relação ao que é a cultura. O termo em si, significando alguma coisa a que se deve conscientemente aspirar em assuntos humanos, não tem uma história longa.

Como alguma coisa a ser alcançada com esforço deliberado, a “cultura” é relativamente inteligível quando nos preocupamos com o indivíduo se autocultivar, indivíduo cuja cultura é vista como um pano de fundo da cultura do grupo e da sociedade.

A diferença entre as três aplicações do termo pode apreender-se melhor perguntando em relação ao indivíduo, ao grupo e à sociedade como um todo. Em que medida o objetivo consciente de alcançar cultura tem algum significado?

Segundo Thomas Stearn Eliot, in 'Os Três Sentidos de “Cultura”.

• No estudo da cultura e sociedade se faz importante tratar da questão da linguagem e da linguística, e das formas de comunicação que permite a interação e a criação dos símbolos norteadores da vida social, bem como da própria elaboração de conceitos e teorias sociais.

João de Pina Cabral, em seu texto,

• Semelhança e Verossimilhança: horizontes da narrativa etnográfica (2003) trás uma discussão sobre a questão da linguagem, da comunicação e da transmissão da mensagem.

Cabral propõe que os antropólogos contemplem o fenômeno linguístico de tradução da palavra mensagem e suas condições de existência, pensando suas categorias culturais de verossimilhança, que possibilitam o estudo da pluralidade cultural humana.

Simmel,

• Percebe então a cultura como construção humana, formada por arranjos simbólicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com