TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa - ATPS. Comportamento Organizacional

Seminário: Atividade Avaliativa - ATPS. Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Seminário  •  3.943 Palavras (16 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos

Atividade Avaliativa - ATPS

Comportamento Organizacional

Prof. EAD Maria Cristiane Vinholi de Brito

Elaine Cristina Vicente Ribeiro – 3848731355

Elio Correa Soares Filho – 3814647017

Gleice Kelly Alves da Silva – 3815648330

Maria da Penha Cronemberger – 3815648276

Wilson Alves da Hora Júnior – 3829711695

OSASCO / SP

2012

Elaine Cristina Vicente Ribeiro – 3848731355

Elio Correa Soares Filho – 3814647017

Gleice Kelly Alves da Silva – 3815648330

Maria da Penha Cronemberger – 3815648276

Wilson Alves da Hora Júnior – 3829711695

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD Maria Cristiane Vinholi de Brito

Nome do tutor presencial Luciano Silvestrino

Professora tutora a distância: Joyce S. V. Huber

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Comportamento Organizacional para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Osasco /SP

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1

2. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 1

2.1. DEFINIÇÃO DOS AUTORES 2

2.2. TEORIA GERAL DOS SISTEMAS (SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS) 2

2.3. COMPARAÇÃO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS 3

3. INOVAÇÃO 4

3.1. ARTIGO: INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL 4

3.2. ARTIGO: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 4

4. TRABALHO EM EQUIPE: UMA VANTAGEM COMPETITIVA 4

4.1. FATORES QUE GERAM O FRACASSO NO ÂMBITO DA LIDERANÇA 7

5. COMUNICAÇÃO E PERCEPÇÃO 8

5.1. ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO 8

5.2. EFICIÊNCIA E EFICÁCIA 9

6. CONCLUSÃO 10

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

8. ANEXOS 12

8.1. FORMULÁRIOS DE ENTREVISTA 12

1. INTRODUÇÃO

Para administrar uma empresa e preciso muito mais do que planejar, organizar e controlar. O estudo do comportamento organizacional para o administrador dentro de uma empresa é importante para entender o comportamento de seus colaboradores, individualmente e em grupo.

Assim, entendendo o comportamento humano, é capaz de analisar e explicar suas ações e as suas atitudes, podendo até modificá-las para um melhor convívio, e interesse político, econômico e social.

Esse estudo se faz necessário para melhorar a qualidade e o rendimento do colaborador diante da concorrência do mercado atual. Um bom administrador sabe que os seus colaboradores trabalham com ele e não para ele, e sabe que esses são o que fazem a diferença entre a melhor empresa e a pior. O avanço da tecnologia continuamente exige do administrador um maior conhecimento de seus colaboradores, podendo assim investir em treinamento para seu melhor desempenho na área que atua, e em conseqüência uma maior satisfação.

Administrar uma organização requer conhecimento, habilidade, informações, adquiridas e renovadas sempre. Não deixando de considerar as necessidades dos seres humanos. Conhecendo seus colaboradores e entendendo suas atitudes e mais fácil enxergar e admitir que todos têm criatividade, potencial para ter iniciativas, idéias inovadoras para melhorar a qualidade e a produtividade do seu trabalho e em conseqüência a empresa.

Assim trabalhando todos juntos, levantando e resolvendo os conflitos, tendo em vista a concorrência é a melhor maneira de competir no mercado.

Ajudando o individuo profissionalmente e equilibrando sua vida pessoal com a profissional. Respeitando sempre seus valores virtuosos e os da empresa, que são ponto de partida para uma relação saudável dentro de um grupo.

2. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

É o estudo do funcionamento e estrutura das organizações, sendo estudado o comportamento dos grupos e indivíduos e, caracterizado, portanto, como uma ciência interdisciplinar. A organização espera que o empregado obedeça a sua autoridade, a em contrapartida o empregado espera que a organização possua atitudes corretas e justas com ele. Os sociólogos referem-se a isso como “norma de reciprocidade”, enquanto os psicólogos, “contrato psicólogo”, que nada mais é que um entendimento entre indivíduo e organização, que vai além do contrato formal, ou em outras palavras, é o que ambos esperam ganhar com o contrato formal.

2.1. DEFINIÇÃO DOS AUTORES

Para Eduardo Soto comportamento organizacional consiste nas atitudes das pessoas nas organizações como um todo, para ele estudar e compreender as atitudes dos profissionais requer estudo complexo e surpreendente, entender o comportamento humano levando em consideração setor empresarial e significa perceber que empregado hoje é visto como colaborador, porque empresas não querem apenas só mais um que desempenhe determinada função que li foi passada, as empresas procuram aquele profissional criativo que tem e busca conhecimento dentro e fora de seu trabalho, pois é essa pessoa terá uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com