TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Ciências do Ambiente

Por:   •  11/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

Tarefa 1- Ciências do Ambiente

Professora: Aline Trigo

Aluna: Raianny Silveira Lorena                        Matricula: 1815845GELT

Questão 1:

Problemas ambientais podem ser definidos como desequilíbrios que ocorrem nos diferentes ecossistemas da Terra, em função da contaminação de recursos naturais e da interferência nos ciclos ecológicos que sustentam a vida humana e de outras espécies. Ou seja, trata-se de qualquer alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente, afetam a saúde, segurança, bem-estar da população, atividades sociais e econômicas, condições estéticas sanitárias, entre outros. Eles geralmente são causados devido a conflitos gerados pela utilização dos recursos e serviços ambientais.

Alguns exemplos de problemas ambientais são:

-A devastação das matas e florestas, através da exploração desmedida que leva à retirada da vegetação natural para a obtenção de madeira, que é utilizada pelas fábricas de móveis, pela indústria de papel e celulose ou para exportação.

- A poluição da água, que é um recurso fundamental para uso do ser vivo, causada principalmente por poluentes de diferentes tipos e graus de toxidade que são jogados no mar.

- A destruição da camada de ozônio, que traz como consequência o aquecimento global e diminuição das regiões glaciais.

- A erosão dos solos, provocando consequências como eliminação da cobertura vegetal e redução da disponibilidade de recursos hídricos

Questão 2:

Desenvolvimento sustentável pode ser considerado como aquele que visa atender às necessidades e aspirações do presente sem comprometer a possibilidade de atendê-las no futuro. Três fundamentos para se alcançar um desenvolvimento sustentável são: Garantia de recursos básicos (água, alimentos, energia) em longo prazo; preservação da biodiversidade e dos ecossistemas; diminuição do consumo de energia e desenvolvimento de tecnologias com uso de fontes energéticas renováveis.

Questão 3:

        No meio empresarial, a sustentabilidade nos negócios de uma organização é reproduzida por meio do “Tripé da Sustentabilidade”, que se trata de uma sustentabilidade corporativa através do equilíbrio ambiental, equidade social e crescimento econômico. Ou seja, a sustentabilidade pode ser entendida como a capacidade de manutenção de um negócio em longo prazo (lucros) e a contribuição simultânea com o desenvolvimento econômico e social da comunidade (pessoas) e do meio ambiente (planeta).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com