TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Indiviudal Ética e Sustentabilidade FGV

Por:   •  17/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 5

No cenário competitivo atual caracterizado pela maioria das empresas, independente de seu segmento, estas buscam cada vez mais aplicar técnicas de relacionamento com seus principais públicos de interesse como forma de encantar aqueles que consomem seus produtos ou serviços visando maximizar as vendas, fidelizar clientes e transmitir uma imagem de confiança a todos (PASSOS, 2004). Tendo em vista esta conjuntura, este relatório tem por objetivo principal destacar as principais boas práticas de mercado no que diz respeito à ética, responsabilidade social e governança de forma a fortificar o relacionamento com os clientes e com a opinião pública em geral da empresa de telecomunicações VBN.

Presentemente as companhias que possuem um nível de operação considerado de classe mundial bem como aquelas que apresentam certificações ISO 9001 em seus processos internos, incorporam em seu planejamento estratégico expectativas de principais stakeholders e questões internas e externas que afetem o desempenho da organização como um todo. Dentre elas pode-se destacar ações relacionadas à implementação de programas de compliance, adotando práticas capazes de evitar a fraude, corrupção, irregularidades e detectar desvios dentro de seus processos (VIANNA, 2015). Neste sentido, a integridade dos colaboradores desempenha um papel fundamental no âmbito profissional, desenvolvendo posturas éticas, e acrescentando valor ao negócio, refletindo diretamente no resultado do produto ou serviço e consequentemente na imagem da empresa.

Uplexis (2019) aponta como principais estratégias para implementação de ações visando assegurar à integridade nas empresas os tópicos abaixo:

  • Engajamento da alta gestão: Primeiramente deve-se conquistar a confiança e o comprometimento da alta gestão, demostrando os pontos positivos da implementação do programa de integridade, de forma a obter apoio dos responsáveis pelas principais decisões da companhia e torná-lo uma meta estratégica, direcionando recursos e removendo barreiras para a execução deste projeto de governança corporativa. Para isto, é recomendável apresentar o objetivo do programa, os pontos falhos existentes nos processos atuais, como a implementação de compliance irá suportar o processo de melhoria continua trazendo benefícios ao negocio e explicar os resultados que podem ser conquistados.

  • Desenvolvimento de um código de ética e conduta:  A transformação da cultura da empresa deve ser pautada na adoção de políticas, procedimentos e processos voltados à excelência da garantia de qualidade, saúde e segurança dos trabalhadores e de processos, proteção do meio ambiente, atendimento à legislações, postura anticorrupção  e relacionamento de ética e honestidade com públicos de interesse, com foco no desenvolvimento dos funcionários como estratégia para garantir a integridade na organização gerando assim resultados a longo prazo. Devem ser implementados treinamentos direcionados a ética e conduta dos colaboradores da empresa e estabelecidas regras e punições para atos ilegais e mau comportamento.

  • Criação de canais de comunicação abertos para colaboradores:  outro ponto importante é o estabelecimento de meios de comunicação aberta com os colaboradores sem que haja exposição de imagem através de telefones, e-mails ou paginas na internet para denúncias anônimas.

Durante a implementação do programa de integridade, a cultura organizacional pode enfrentar obstáculos a para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos. Neste sentido é importante adotar medidas que impeçam sua ocorrência e disseminação de forma a garantir o sucesso do projeto. 

Comumente colaboradores resistem a mudança por receio de suas implicações. Por esse motivo é necessário escolher procedimentos flexíveis, criando uma cultura saudável de compartilhamento de informações e reconhecimento pessoal pelos bons resultados atingidos. É fundamental combater a falta de adesão ao código de conduta da companhia focando no desenvolvimento humano e instrução de forma a atingir uniformidade de opiniões independente da diversidade cultural e de valores de seus colaboradores. Todos precisam ser capazes de distinguir o certo do errado e entender seu papel na eficácia do sistema.

A falta de visão estratégica a longo prazo pela liderança também se destaca como um fator de contratempo, pois empresas cuja gestão está focada no curto prazo tendem a negligenciar ações éticas e ambientalmente sustentáveis e construir programas efêmeros que não asseguram a mudança de cultura e a aprendizagem de seus colaboradores, fazendo com que a empresa ainda esteja sujeita à comportamentos antiéticos.

Os efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas, caracterizadas pelo desrespeito para os stakeholders e a sociedade podem muitas vezes serem extremamente prejudiciais à imagem da empresa, chegando a causar resultados irreversíveis para o negocio. Dentre eles, pode-se citar a ocorrência de autoritarismo e assédios morais, acidentes de trabalho envolvendo pessoas e o processo produtivo, perda de qualidade dos produtos gerando a redução de vendas, aumento dos custos com retrabalhos e reprocessos, recall, perda de clientes, danos à imagem da companhia e até mesmo citações por agencias regulatórias, multas e ações judiciais relacionadas a pessoas, meio ambiente, comunidade ou legislações.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (569.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com