TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Gestão Pessoas FGV

Por:   •  21/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  1.557 Visualizações

Página 1 de 6

MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 4

Aluno:

Turma: Gestão Empresarial Online 2018/2019

Introdução

Dentro de uma organização empresarial, um líder deve ser capaz de influenciar e motivar pessoas, observando as necessidades e habilidades individuais, educando, orientando e estimulando comportamentos em torno de metas e objetivos.

A liderança tem sido tema de pesquisas há várias décadas e diversos estudos buscam identificar quais são as habilidades e comportamentos que tornam um líder eficaz. Observa-se que além das qualidades do líder, o comportamento e maturidade dos liderados, bem como as situações dentro do ambiente organizacional são extremamente importantes.

O objetivo deste trabalho é apresentar alguns estilos de liderança, destacando suas características principais, bem como suas vantagens e desvantagens dentro do contexto organizacional da atualidade.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Uma das primeiras abordagens que apresentou diferentes estilos de liderança, chamada abordagem dos traços, afirmava que indivíduos que nascem com certas qualidades teriam mais facilidade para exercer a influência e liderança sobre outras pessoas. Esta abordagem ainda é bastante contestada devido à dificuldade de se identificar características únicas que identificam um líder, bem como ao se perceber que líderes não agem sempre da mesma forma.

Já em termos de comportamento, segundo Kurt Lewin (1973) existem três estilos de liderança:

Estilo autocrático: os líderes autocráticos são autoritários e impõem suas idéias e decisões. São líderes que emitem ordem e esperam a obediência absoluta de seus subordinados. Utilizam o poder de coação, ou seja, poder de punição sobre seus liderados para que as tarefas sejam cumpridas. As principais vantagens do estilo autocrático estão na velocidade na tomada de decisões e na possibilidade de simplificar os processos tornando-os mais produtivos e com menos burocracia. Dentre as desvantagens deste estilo destacam-se a possibilidade de desmotivação da equipe por não poderem contribuir com as suas ideias, a falta de soluções criativas para os problemas que surgem e a queda de produtividade quando da ausência do líder, pois os membros da equipe podem não sentir confiança suficiente para tomarem as suas próprias decisões.

Estilo participativo: na liderança participativa o líder atua como um suporte à equipe. A tomada de decisão é feita em conjunto e a participação dos funcionários é incentivada, valorizada e recompensada. Algumas vantagens deste estilo são: equipes mais motivadas, integradas e produtivas, com membros comprometidos com as metas e responsáveis. Já as desvantagens estão na segurança da informação e na possível demora na tomada de decisão.

Estilo liberal: Na liderança liberal, também chamada de lasseiz-faire, o líder delega as decisões para os colaboradores e só se envolve quando solicitado. Essa participação mínima do gestor pode dar um tom de abandono e desmotivar a equipe. A integração entre os membros também é menor e as decisões estão mais suscetíveis a erros individuais. Dentre as vantagens deste estilo estão o aumento da maturidade e autoconfiança dos membros da equipe.

Passando para as abordagens mais recentes conhecidas como abordagens contemporâneas, a liderança é tratada como uma combinação de comportamentos, habilidades e ações adequadas. (Soto, 2002). Neste sentido, destaca-se o modelo dos oito papéis que um líder pode assumir de acordo com Quinn, Faerman e Thompson (2003), cujas características são destacadas abaixo:

Mentor – quando um líder assume o papel de mentor há a dedicação ao desenvolvimento dos seus liderados, proporcionando oportunidades de treinamento e monitorando as competências individuais . Para isso o líder deve compreender a si mesmo e aos outros, saber ouvir, ser atencioso, aberto, justo, bem como saber transmitir feedbacks assertivos visando aprimorar comportamentos. Possíveis desvantagens de um comportamento mentor são a perda de autoridade, a conivência com certos comportamentos e o excesso de permissividade.

Facilitador – no papel de facilitador o líder deve promover a união da equipe, administrando possíveis conflitos, estimulando e valorizando a participação de todos nas tomadas de decisões. Um líder facilitador deve tomar cuidado para que não seja excessivamente democrático a ponto de provocar atrasos nas tomadas de decisões em virtude de discussões improdutivas ou participações inadequadas.

Monitor – Um líder monitor deve dominar fatos e dados do seu departamento, bem como fazer a gestão do desempenho individual e coletivo. Para isso, deve ser tecnicamente capaz de fazer a análise crítica de dados, destacando os mais relevantes para a tomada de decisão. Dentre as desvantagens de um líder monitor destaca-se a possibilidade de tornar-se tedioso ao utilizar dados em demasia.

Coordenador - no papel de coordenador o líder deve planejar o trabalho, interagindo com as diversas disciplinas e áreas da empresa e assegurando os recursos necessários para que a tarefa ocorra. Um coordenador deve tomar cuidado para que o gerenciamento não ocorra apenas por força do hábito.

Diretor - Um líder exercendo o papel de diretor deve definir metas e estabelecer objetivos de forma clara, fornecendo instruções e meios para alcançá-los. A principal vantagem deste papel é o poder decisivo, enquanto que as desvantagens são a alta competitividade e pouca receptividade em ouvir idéias e argumentos.

Produtor - ao assumir o papel de produtor o líder deve estar orientado à tarefas, visando obter um ambiente de trabalho produtivo, com motivação e energia. O lado negativo de um líder produtor é a possibilidade de exigir esforço excessivo causando estresse e exaustão humana.

Inovador - o papel de líder inovador deve facilitar a adaptação à mudanças, ajudando a vencer possíveis resistências. São líderes criativos e visionários, que têm o poder de convencer a equipe que as mudanças são positivas e necessárias. Do ponto de vista negativo, um líder inovador deve tomar o cuidado para não desperdiçar energia em mudanças não realísticas e pouco práticas.

Negociador - o líder quando no papel de negociador deve ter poder de persuasão e influência, bem como comunicação clara e objetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com