TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Interdisciplinar

Pesquisas Acadêmicas: Atividade Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.1 Planejamento 5

2.2 Organização 5

2.3 Direção 5

2.4 Controle 5

2.5 Principais Mudanças Ao Longo do Tempo 6

3 PATRIMÔNIO 7

4 FONTES(ORIGENS)DE RECURSOS 8

4.1 Capital Social 8

4.2 Capital de Terceiros 8

5 ANÁLISE DE MERCADO 9

6 DEMANDA ,OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 10

6.1 Demanda 10

6.2 Oferta 10

6.3 Equilíbrio De Mercado 10

7 ESTRUTURAS DE MERCADO 12

7.1 Conceito 12

7.2 Características Básicas 12

7.2.1 concorrência perfeita ou pura 12

7.2.2 oligopólio 12

7.2.3 monopólio 13

7.2.4 concorrência monopolística 13

8 A CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 14

9 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

A proposta do trabalho a seguir é mostrar o que cerca a Contabilidade e o quão é importante para a sociedade,além de induzir,através de pesquisas e leituras,o desenvolvimento intelectual e acadêmico do aluno.

Tendo por objetivo,conceituar e esclarecer a importância das funções administrativas dentro de uma empresa , quem as criou e que mudanças trouxeram ao longo dos tempos,o propósito do estudo também é apresentar diferentes definições sobre Patrimônio , fontes de recursos,análise e estrutura de mercado, demanda, oferta e equilíbrio de mercado.Além de evidenciar a importância da Contabilidade Social como ferramenta de informação à sociedade.

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

A administração é a ciência da gestão das organizações. Administração significa que um indivíduo ou um determinado grupo de pessoas atuantes em uma determinada organização são capazes de transformar uma determinada quantidade de recursos,por vezes,escassos em produtos e serviços que geram renda ou riqueza para esta mesma organização. O segredo está no esforço.

Portanto, administrar é um processo realizado em uma organização, um departamento, um setor ou área, independentemente de sua ordem de grandeza.

Henri Fayol nasceu na cidade de Constantinopla.Antes de Fayol,todos supunham que na Administração existiam centenas de funções.Foi ele quem resumiu essas centenas de funções em apenas seis.São elas:

- Função Técnica;

- Função Comercial

- Função Financeira;

- Função de Segurança;

- Função Contábil;

- Função Administrativa.

Como foi Fayol quem primeiro conceituou sobre as funções administrativas,vamos agora conhecer quais são e por que esses recursos são importantes dentro de uma organização e também fora dela.

Para Fayol,administrar consiste em:

- Planejar;

- Organizar;

- Comandar;

- Coordenar;

- Controlar.

A função administrativa é composta por esses 5 importantes elementos que as diferenciam das demais.Eles formam o processo administrativo que é aplicável em todas as outras funções em qualquer nível de atividade de uma empresa

2.1 PLANEJAMENTO

Para Silva(2010,p.151),entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento.Assim,essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo.Por meio do planejamento a empresa irá se preparar,estabelecendo metas e realizando previsões futuras.

2.2 ORGANIZAÇÃO

Para Ferreira et al.(1997,p.24),organizar é a forma de coordenar todos os recursos da empresa,sejam humanos,sejam financeiros ou materiais,alocando-os da melhor forma,segundo o planejamento traçado,a fim de atingir um objetivo.

2.3 DIREÇÃO

Para Silva(2010,p.152),a direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas ,ou,seja,como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado.Aqui entra o papel da liderança que deverá motivar os indivíduos e grupos através da comunicação,do envolvimento e orientação.

2.4 CONTROLE

O controle está diretamente ligado ao planejamento,pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido.A partir do desempenho desejado deverá ser feita sua observação,comparando o planejado com o que está sendo realizado.A partir da observação ,as variações ou desvios poderão ser corrigidos.

2.5 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

As funções administrativas passaram por muitas mudanças nos últimos anos,especialmente a partir dos anos 80,data que marca o início da Era da Informação. Até então, as funções administrativas, definidas como atividades ligadas ao Planejamento, Organização, Direção e Controle, eram realizadas de forma rústica, pouco eficientes quanto a seus propósitos e o mais importante, sem o auxilio da tecnologia da informação, o que restringia a eficácia das ações gerenciais.

Com o advento da tecnologia aplicada ao efetivo uso corporativo, inúmeras mudanças ocorreram no campo da ciência administrativa, em especial ao que concernem as atividades tidas como básicas ao administrador. Essas mudanças ocorreram de forma súbita em um curto espaço de tempo, e ainda continuam acontecendo gradativamente, à medida que a tecnologia se desenvolve e fornece ferramentas capazes de agilizar, simplificar e reduzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com