TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Avaliativas Estagio Supervisionado I

Artigos Científicos: Atividades Avaliativas Estagio Supervisionado I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  3.041 Palavras (13 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

TAUBATÉ I - SP

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ATIVIDADES AVALIATIVAS

Supervisora Acadêmica (a): Anderléa Ap. de Sousa Pereira / Nr. CRESS 51.170

Supervisor (a) de Campo: Ana Lúcia Panazzo B. Esteves / Nr. CRESS 32.247

RENATA DOS SANTOS SIQUEIRA - 3839724242

MAIO/2014

SUMÁRIO

Diagnóstico Institucional............................................................. 3

Diagnóstico Social......................................................................... 7

Relatório Final de Estágio I......................................................... 15

ANEXOS

Anexo 01: Modelo de Questionário Social

Anexo 02: Tabulação do Questionário Social

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo abordar o diagnóstico institucional, social e relatório final na primeira etapa de estágio supervisionado. A instituição em questão trata-se da Associação Valeparaibana de Ostomizados, a AVO, instituição que atende e presta acolhimento aos novos e já antigos ostomizados. A ostomia é uma cirurgia que abre um novo caminho para excreção. Esta instituição luta pelos direitos dos ostomizados, auxilia com orientações aos novos ostomizados, apoia e acolhe os mesmos e a família.

O período observado foi a partir do mês de Maio, nesse período fui apresentada a realidade dos ostomizados, suas necessidades, aos desafios da Associação e a expressão da questão social. O ostomizado é considerado por lei como deficiente físico, portanto tem todos os direitos como tal, no entanto poucos conhecem ou conseguem garantir seus direitos, de forma que uma intervenção é necessária. Ainda podemos afirmar que a precarização do setor público de saúde prejudica no direito mais fundamental dessa demanda.

Para construção do diagnóstico social foi realizado uma entrevista com os ostomizados a fim de traçar um perfil dessa demanda. Esse instrumento foi altamente contributivo, pois através dele pode-se identificar o cerne da questão social e desta forma traçar planos e metas a serem atingidas nas próximas etapas.

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

1. DESENVOLVIMENTO

1.1 Identificação do Campo:

Instituição: Associação Valeparaibana De Ostomizados

CNPJ: 01.141.996/0001-18

Endereço: Rua Coronel Jordão 275-Sala 01 Centro

Cidade: Taubaté Estado: SP

CEP: 12010-060

Telefone: (12) 3424-3251

Horário de funcionamento: 9:00 as 18:00

1.2 Identificação do Supervisor de Campo

Supervisor de Campo: Anderléa Aparecida de Sousa Pereira

CRES: 51.170

Email: leiaander@hotmail.com

1.3 Descrição geral do campo:

A Associação Valeparaibana de Ostomizados, AVO, fundada em 07 de outubro de 1994 é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, de caráter organizacional, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de atender a todos que a ela se dirigir, independentemente da classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa. A instituição foi criada a partir do aumento do grupo de pessoas ostomizadas e a necessidade de que os mesmos fossem acolhidos visto que ao saírem dos hospitais ficavam totalmente perdidos, sem orientações para prosseguir normalmente com sua vida.

A ostomia – cirurgia da vida

Consiste num procedimento cirúrgico para construção de um novo caminho para saída de fezes ou da urina para seu exterior. Nessa intervenção cria-se um ostoma ou estoma na parede abdominal por onde fezes e urinas são expelidas. Várias são as razões pelas quais o indivíduo pode necessitar dessa cirurgia, tais como as doenças inflamatórias intestinais (doença de Crohn e retocolite ulcerativa), Câncer, traumatismo e má formação.

O principal objetivo da AVO é resgatar para sociedade as pessoas ostomizadas, resgatar seus valores enquanto cidadão, por meio de ações humanizadas de cuidado, e prepará-los para enfrentar suas condições existenciais. Tem por finalidade desenvolver junto aos ostomizados e seus familiares, conhecimentos e condições que favoreçam a solução de problemas físicos, emocionais e sociais criados pela ostomia e consequentemente promover a reintegração plena dos mesmos na vida cotidiana. Ser ostomizado exige da pessoa inúmeras medidas de adaptação e reajustamento às atividades diárias, incluindo o aprendizado das ações de autocuidado. O impacto dessa experiência, ou seja, estar ostomizado afeta não somente o paciente, mas toda a sua família e amigos mais significativos. Filiado a ABRASO - Associação Brasileira de Ostomizados- a AVO tem caráter filantrópico e assistencial, possui um Regimento Interno e está presidido pelo Sr. Mario Romero. Os parceiros são as empresas de material de ostomia, e pessoas da sociedade que contribuem com a associação, são realizados bingos e rifas com a finalidade de angariar fundos para a mesma.

1.4 Serviço Social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com