TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades: a união de esforços no mercado em busca de sustentabilidade

Seminário: Atividades: a união de esforços no mercado em busca de sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Seminário  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade

Esta atividade irá ajudá-lo a compreender a união de esforços do mercado em busca da sustentabilidade.

A partir do estudo do Capítulo 4 do Livro-texto de RSMA, do Resumo e dos Conceitos Fundamentais da Aula-tema 07, incluindo a leitura do texto descrito no Passo 01, responda à questão do Passo 02.

Para realizar esta atividade, siga os passos descritos a seguir.

Passo 01: Leia a seguir o texto extraído da WWF Brasil.

WWF BRASIL. Onde a pecuária orgânica é desenvolvida? Disponível em: <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal>. Disponível também em: https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-Eb3pvekdET29uNDA. Acesso em: 19 dez. 2012.

[...] Atualmente, apenas pecuaristas dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul produzem carne orgânica certificada no país.

São 26 fazendas, aproximadamente 131 mil hectares em pastagens e cerca de 99 mil cabeças de gado. Os projetos são certificados e acompanhados pelo Instituto Biodinâmico (IBD) (http://www.ibd.com.br/).

Mato Grosso do Sul

Desde julho de 2003, o programa Pantanal para Sempre trabalha com o fomento da pecuária orgânica, certificada como alternativa de produção sustentável para a região.

No estado do Mato Grosso do Sul, as ações são desenvolvidas em parceria com a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO) e têm por objetivo estruturar a cadeia produtiva da carne orgânica no Pantanal.

A ABPO foi criada em 2001 por um grupo de pecuaristas, em sua maioria, descendentes de famílias historicamente envolvidas com o desenvolvimento da região.

Sediada em Campo Grande (MS), a associação é composta por um grupo de produtores rurais preocupados com a viabilidade econômica de seus empreendimentos e com a manutenção do equilíbrio ambiental e social da região.

Mato Grosso

No Mato Grosso, o estímulo à pecuária orgânica é feito em parceria com a Associação Brasileira de Produtores de Animais Orgânicos (Aspranor).

A parceria com o programa Pantanal para Sempre, iniciada em 2004, inclui o incentivo à criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) nas fazendas dos associados e projeto de educação ambiental para as comunidades do Vale do Sepotuba.

A Aspranor foi criada em julho de 2004 e contempla, além da pecuária bovina de corte e de leite, a suinocultura, a ovinocultura e a avicultura.

A associação está com a cadeia produtiva estruturada e comercializa a carne por meio da indústria frigorífica.

As propriedades que praticam a pecuária orgânica no Mato Grosso estão localizadas na Bacia do Rio Sepotuba, nas cabeceiras da Bacia Pantaneira.

Passo 02: O Instituto Biodinâmico, citado no texto, é a única certificadora genuinamente brasileira reconhecida na Europa, EUA e Japão.

Responda à questão: “O que representa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com