TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Adm Produção

Monografias: Atps Adm Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  7.729 Palavras (31 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 31

Universidade Anhanguera - Uniderp

ADMINISTRAÇÃO

ATPS Administração da Produção e Operações

Professora EAD: ____________________

Setembro / 2013

Polo: São José dos Campos/SP

Aluno Michele Galatti RA 3328541926

Aluno Jean Carlos de Paula RA 3306511223

Aluno Tamires Vieira da silva RA 3919532487

Aluno Marcelo de Siqueira Torres RA 5312956901

Aluno Wilson Roberto Simão Junior RA 2327430156

Aluno RA

Aluno RA

Aluno RA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Administração da Produção e Operações

POLO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP

INTRODUÇÃO

Como a evolução dos negócios e o aumento da concorrência, que vem obrigando organizações a se preocuparem cada vez mais com a produção de seus produtos e serviços, gerando uma constante busca na melhoria da qualidade. Com isso mostra e faz que a importância da qualidade seja cada vez mais trabalhada no âmbito dos cursos universitários, das organização e também disponibilizada em vários meios literários. A importância da qualidade pode ser trabalhada de muitas formas, isso dependerá do objetivo estratégico de cada organização. A qualidade pode ser aplicada, em todos os setores ou departamento da organização, na busca de um processo de melhoria.

ETAPA 2 – OBJETIVO

A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Segundo Slack (1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.

A função produção se preocupa principalmente com os seguintes assuntos:

 Estratégia de produção: as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo.

 Projeto de produtos e serviços: criação e melhora de produtos e serviços.

 Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos.

 Arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta.

 Ergonomia

 Estudo de tempos e movimentos

 Planejamento da produção: planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e sequenciamento.

 Planejamento e controle de projetos.

ETAPA 3 – METODOLOGIA

O trabalho foi realizado baseado em um conjunto de referências bibliográficas, em aulas ministradas nas disciplinas cursadas na grade da Administração de Empresas da UNIDERP – Anhanguera – Polo São José dos Campos sobre o tema Administração da Produção e Operações, em pesquisas realizadas pela internet, em pesquisas feitas em sites e livros. Após delimitar o assunto a ser abordado, foram feitas as pesquisas para estudar e aprender as competências e habilidades requeridas na atuação profissional baseadas nas informações pesquisadas.

3.1 CONCEITOS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Com a evolução da produção e operações surgiram vários conceitos, entre eles podemos citar a Produção em Massa, que é caracterizada por grandes volumes de produtos extremamente padronizados, isto é, baixíssima variação nos tipos de produtos finais.

Outro conceito amplamente difundido foi o de Produção enxuta (Lean), significando maior produtividade com o menor estoque e com o mínimo de recursos (Mão de obra, Máquinas e equipamentos, etc.), introduzindo também as seguintes filosofias e conceitos em seu contexto:

1) O Just-in-time (JIT) tem como objetivo reduzir os estoques, de modo que os problemas fiquem visíveis e possam ser eliminados através de esforços concentrados e priorizados.

2) A Engenharia simultânea é um conceito que se refere à participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto.

3) A Tecnologia de grupo é uma filosofia de engenharia e manufatura que identifica as similaridades físicas dos componentes, agrupando em processos comuns.

4) O Consórcio modular utiliza diversos parceiros que trabalham juntos dentro da planta, em seus respectivos módulos, e são responsáveis pelas operações na linha de montagem.

5) As Células de produção são unidades de manufatura e/ou serviços que consiste em uma ou mais estações de trabalho, com mecanismos de transportes e de estoques intermediários entre elas.

6) O Desdobramento da função qualidade (QFD) é uma metodologia que visa levar em conta, no projeto do produto, todas as principais exigências do consumidor a fim de não somente atende-las como também suplantá-las.

7) O Comakership é o mais alto nível de relacionamento entre cliente e fornecedor, representado por conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada.

8) Os Sistemas Flexíveis de Manufatura são conjuntos de máquinas de controle numérico interligadas por um sistema central de controle e por um sistema automático de transporte.

9) A Manufatura Integrada por Computador refere-se à integração total da organização manufatureira por meio de sistemas de computadores e filosofias gerenciais que melhoram a eficácia da empresa.

10) Quando falamos em Benchmarking são as comparações das operações de um setor ou de uma organização em relação a outros setores ou concorrentes.

11) A Produção Customizada é um tipo de manufatura direcionado para o consumidor, conforme suas exigências, resultando num produto de seu gosto.

ETAPA 4 – DESENVOLVIMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.6 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com