TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Ensaios: Atps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.985 Palavras (8 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

ATPS DE GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS

ETAPAS 1 e 2

PROF°

Sorocaba, 02 de setembro de 2013.

SUMÁRIO

Introdução ............................................................................................ 1

Conceitos Básicos sobre Custo ............................................................ 2

Sistemas de Acumulação de Custos ..................................................... 4

A Importância Gerencial da Contabilidade de Custos .......................... 5

Referências Bibliográficas ..................................................................... 6

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, falaremos sobre a Contabilidade de Custos, que visa buscar um melhor entendimento do tema na atual situação complexa dos custos nas empresas.

Apesar da sua universalidade e da sua confirmação pela unanimidade dos especialistas, a verdade de que custos e preços são assuntos prioritários da administração empresarial persiste ignorada por muita gente, particularmente pelos administradores de pequenos e médios empreendimentos.

A grande maioria desses administradores obstina-se em determinar os seus preços custeando sem qualquer rigor os seus produtos ou serviços e acrescentando a esses custos “aproximados” um percentual de lucro absolutamente arbitrário.

Talvez, essa forma despreocupada de tratar um assunto de tal seriedade seja uma sobrevivência da época de inflação desenfreada e de ciranda financeira, da qual a economia brasileira só muito recentemente conseguiu safar-se.

Em mercados competitivos, o conhecimento dos custos e uma adequada estratégia de preços são essenciais à sobrevivência de qualquer empresa.

Acresce que custos e preços ( influenciados por uma grande variedade de fatores nem sempre facilmente quantificáveis, tais como condições do mercado, capacidade de produção instalada, disponibilidade de fornecedores, objetivos de produção e vendas etc.) são de difícil determinação, requerendo, normalmente, procedimentos de certa complexidade.

Em vista disso, pode-se dizer, com segurança, que a gerência dos custos e dos preços de venda é um dos aspectos mais árduos da administração financeira dos negócios, envolvendo algumas das decisões mais importantes e mais complexas do dia a dia dos seus executivos. Por isso, é função que exige, para o seu bom desempenho, uma orientação técnica eficaz e facilmente aplicável.

ETAPA 1 PASSOS: 1 e 2

CONCEITOS BÁSICOS APLICADOS À AREA DE CUSTOS

“A Contabilidade de Custos é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, comoo auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomadas de decisões.”

“Um sistema de controle de custos pode ser definido como o conjunto de técnicas e recursos aplicados por uma empresa ao acompanhamento dos seus gastos (custos e despesas), compreendendo, portanto, desde a análise e a atribuição de custos a produtos e departamentos, até procedimentos mais complexos de controle, como o sistema de custo-padrão e a técnica orçamentária.”

“O objeto de custeio é qualquer produto, atividade, função ou unidade organizacional cujos gastos estejam sujeitos à quantificação, à análise e ao controle pela area de custos.”

“A area de custos define a expressão “gastos” como sendo os valores monetários de todos os desembolsos e compromissos financeiros incorridos pela empresa no desempenho das suas operações de produção de bens e serviços, de vendas, de pós-venda, de apoio a essas operações, etc.”.

Por que é necessário identificar ou distinguir os conceitos de custos, despesas, perdas, investimentos e desperdícios?

Competitividade do mercado. Evitar o equívoco de repassar para o preço de venda todos os gastos da empresa.

CUSTOS: São gastos diretamente relacionados com a produção dos bens destinados à comercialização ou prestação de serviços;

Ex.: Matérias-primas consumidas; salários e encargos sociais dos operários da fábrica; combustíveis, energia elétrica e água utilizadas no processo fabril; seguro do prédio industrial, manutenção, depreciação e outros, devem ser considerados custos.

DESPESAS: São os valores despendidos voluntariamente com bens ou serviços utilizados para obter receitas, seja de forma direta ou indireta. Ou seja, são os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio, de venda, de pós-venda e/ou administração que ao final são levadas ao diretamente resultado do exercício;

Ex.: Gastos ligados às atividades gerenciais da empresa (como despesas de vendas, despesas administrativas e despesas financeiras); e ainda: gastos com aluguel, salários e energia elétrica da administração (despesas administrativas), gastos com juros pagos por atraso na quitação de uma duplicata e tarifas de manutenção de conta bancária (despesas financeiras) e gastos com comissões de vendedores e propaganda (despesas de vendas).

PERDAS: São as ocorrências fortuitas, ocasionais, indesejadas ou involuntárias no ambiente das operações de uma empresa, ou seja, são gastos involuntários ocorridos no ambiente administrativo.

Ex.: Valores relacionados com a deterioração anormal de ativos causados por incêndios ou inundações, os furtos de mercadorias ou matérias-primas, o corte equivocado de uma peça (tornando-a imprestável para uso ou reaproveitamento).

Tais tipos de gastos não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com