TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gestão Do Conhecimento

Artigos Científicos: Atps De Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  2.754 Palavras (12 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância- Senhor do Bonfim-BA

Ciências Contábeis- I Semestre- Gestão do Conhecimento

GESTÃO DO CONHECIMENTO

I Semestre

Professor:

Profº: Me. Mauricio Dias

Senhor do Bonfim, Junho de 2013.

SUMÁRIO

1. Introdução .................................................................................................... 3

2. Desenvolcimento .......................................................................................... 4

3. Conclusão ................................................................................................... 12

4. Referências ................................................................................................. 13

1. Introdução

Este trabalho tem como intuito prioritário desenvolver habilidades e competências da disciplina de Gestão do conhecimento para melhor aplicabilidade no desenvolvimento acadêmico no curso de ciências contábeis. Proporcionando aos acadêmicos a compreensão da tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas em busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações, envolver as ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos de todo e qualquer tipo de organização e de portes e ramos em geral, além de caracterizar as tecnologias organizacionais bem como observar mudanças econômicas e tecnológicas visando otimizar investimentos e crescimento das organizações.

2. Desenvolvimento

Para Chiavenato (2005), a palavra conhecimento pode ter vários e diferentes significados. Pode significar informação, conscientização, saber, cognição, sapiência, percepção, ciência, experiência, qualificação, discernimento, competência, habilidade, prática, capacidade, aprendizado, sabedoria, certeza etc. O conhecimento confere uma idéia ou noção sobre algo aliado à experiência de vida e ao discernimento sobre a vasta gama de dados, informações ou conhecimentos gerados constantemente no ambiente.

Conforme Angeloni (2003) para se definir o que é conhecimento é necessário distinguir os termos dado, informação e conhecimento. Os dados referem-se a elementos descritivos de um evento, informam um estado da realidade. A informação não possui sentido próprio, sendo o resultado de relações sistemáticas entre fatos. O conhecimento é um conjunto de informações, não o acúmulo delas, mas um agrupamento articulado, “significa compreender todas as dimensões da realidade, captando e expressando essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral”. (ANGELONI, 2003, p. 16)

Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, retenção, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da organização. A Gestão do Conhecimento é considerada um sistema de gerenciamento corporativo.

Drucker (1993) afirma que “boas iniciativas e práticas de gestão do conhecimento contribuem para a sustentabilidade das vantagens competitivas das organizações que as empreendem”.

Seguindo este conceito o autor Gustavo Taranto Malheiros (2011) define Gestão do Conhecimento, em poucas palavras, sendo “[...] um modelo de gestão dedicado a gerar riquezas a partir do capital intelectual, sendo um conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do”. Saber organizacional. “

Podemos citar como exemplo de Gestão do Conhecimento nas empresas os Multiplicadores do Conhecimento, que são profissionais da própria empresa que têm o objetivo de disseminar/socializar conhecimentos estratégicos com os demais funcionários da organização.

Nos dias atuais, o relacionamento visando à cooperação tornou-se o ponto central da nova forma organizacional e passou a ocupar papel relevante nos empreendimentos modernos. A cooperação esta relacionada, quase sempre, ao desenvolvimento que gera a interação.

A Gestão do Conhecimento pode ser feita por qualquer tipo de empresa, porém requer pesquisa, prospecção de dados e informações técnicas e de mercado.

Para que todos os colaboradores se apropriem deste novo conhecimento, é necessária uma disseminação ágil dentro da empresa, disponibilidade para acesso através de um sistema interno de base de dados, bases de armazenagem de informação e registro de conhecimento.

Uma maneira de reter o conhecimento na empresa se dá por meio de treinamento e troca de informação: um funcionário de cada departamento que tem mais tempo de empresa treina os mais novos, ao invés de um único funcionário fazer esse treinamento. Assim caso este funcionário venha a se desligar da empresa, seja por busca de outras oportunidades ou por aposentadoria, ele terá transmitido o conhecimento aos demais funcionários.•.

A empresa Natura Cosméticos exemplifica claramente a ralação do conhecimento dentro da organização e a importância do mesmo para seu público geral. Colocando no mercado não apenas produtos e serviços, mas uma equipe treinada capacitada para explicar o processo da criação do produto e toda sua trajetória até o consumidor, bem como o processo da sustentabilidade. O papel do colaborador foi de agregar ideias, que contribuíram para esse desfecho. Dentro desse perfil da Natura existe uma infinidade de empresas que socializam o conhecimento, externaliza e provoca bons resultados. Porque o consumidor hoje não consome por consumir, ele quer saber o que consome e a finalidade e necessidade de consumir; é exigente, é detalhista, é confrontador, é crítico, e esse perfil acaba exigindo que as empresas se remodelem pra tendê-lo.

A melhor forma de fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo é externalizado o conhecimento, através de combinações que por sua vez visam mostrar a importância da sincronização dos envolvidos no processo de produção e o ganho variável com a utilização do conhecimento. O entendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com