TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Pesquisa Social

Ensaios: Atps De Pesquisa Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  3.832 Palavras (16 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL – UNIDERP INTERATIVA

ATPS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Pesquisa em Serviço Social

Disciplina: Pesquisa em Serviço Social

Serviço Social 6º Semestre/2013

Professora EAD: Profª Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Professora Tutora Presencial: Marilene Mazzeto Corrêa

Data:

Pólo:

Campo Grande 21. 08. 2013

Mace

MS

Grupo de Trabalho:

Ananda Rosa de Jesus

Rejanny Machado De Moraes

Vanda de Oliveira Souza Vargas

RA: 340702

RA: 286393

RA: 294939

INTRODUÇÃO

Segundo Gil, o conhecimento científico permite verificar a veracidade do objeto pesquisado, confirmando a legitimidade ou negatividade dos fatos, neste estudo faz-se necessário uma leitura minuciosa de uma série de implicações que envolvem as questões filosóficas, a ciência, a política, a economia e a ética entre outros. Com o propósito de adquirir conhecimento, desenvolvemos um projeto de pesquisa com o tema gravidez na adolescência e o impacto no desenvolvimento infantil. Este estudo tem como objetivo geral verificar como as adolescentes enfrentam as mudanças que ocorrem em sua vida após a ocorrência da gravidez e suas perspectivas para o futuro. Para que esse objetivo fosse alcançado foi necessário refletir sobre a educação sexual e sua influência sobre a saúde sexual e reprodutiva do adolescente. A reflexão aqui proposta foi baseada em observação e análise de levantamentos bibliográficos para explicar o fenômeno a partir de dados já publicados.

METODOLOGIA CIENTIFICA

É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática. É a forma como os pesquisadores/cientistas devem proceder para obter um conhecimento científico. é a ciência que estuda os mecanismos de pesquisa, e a forma de interpretá-la de maneira correta. A metodologia inclui a forma de elaboração de projetos de pesquisa, artigos científicos, dissertações, teses, etc.

Principais Percepções:

– “Pesquisar, significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.”

– “Pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência.”

– “A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.”

– “Pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos.”

• Finalidades

– Pesquisa pura (básica): satisfação do desejo de adquirir conhecimentos, sem que haja uma aplicação prática prevista.

– Pesquisa aplicada: os conhecimentos adquiridos são utilizados para aplicação prática voltados para a solução de problemas concretos da vida moderna.

Função do profissional de Serviço Social na Área de Ciências Humanas e Sociais:

Embora não tendo atingido o patamar de "ciência", o Serviço Social conseguiu se constituir como uma área de produção de conhecimentos, inserida na grande área de Ciências Sociais Aplicadas (assim é identificada nas agências de fomento como CNPq, Capes e Fapergs), isto é, constrói conhecimento científico. O Serviço Social é uma profissão reconhecida na sociedade na medida em que é socialmente necessária e exercida por um grupo social específico, uma categoria profissional que compartilha um sentimento de pertencimento e possui uma identidade profissional.7 As mudanças na concepção que se tem da profissão de assistente social são conseqüências de processos históricos, e dependem do significado social que se atribui à profissão, que é fruto de movimentos da categoria e também da sua relação com a dinâmica e o desenvolvimento do conjunto da sociedade. Atualmente, além de ser uma profissão, o Serviço Social é considerado trabalho.

RELEVÂNCIA NA ATUALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL

O Assistente Social se insere em uma realidade complexa e contraditória, encontrando em sua prática limites para uma atuação diferenciada daquela instituída tradicionalmente. Cabe ao Assistente Social refletir sobre este fazer burocrático, tendo como eixo norteador o projeto político-profissional do Serviço Social, para então vislumbrar novas alternativas profissionais. Como podemos observar, a prática do Assistente Social tem inúmeros limites e obstáculos para um agir comprometido com os princípios e diretrizes do Código de Ética Profissional. No entanto também traz possibilidades para uma prática inovadora e diferenciada daquela tradicionalmente instituída no âmbito institucional. Marilda Iamamoto(2001) ao analisar tal questão afirma que:

“(...) um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo”. (2001:20)

Assim o desafio do Assistente Social nos dias de hoje é desenvolver propostas de trabalho criativas e inovadoras, que sejam capazes de concretizar direitos sociais da população. Dessa forma podemos dizer que nossa perspectiva de ação tinha enquanto objetivo, a busca pela efetivação dos direitos sociais visando a ampliação dos canais de participação no âmbito institucional. Acreditamos que é de fundamental importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com