TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Pesquisa Em Serviço Social

Artigos Científicos: ATPS Pesquisa Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  2.090 Palavras (9 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O desafio desta ATPS tem como objetivo adquirir conhecimento específico sobre a pesquisa social seus métodos, técnicas e as demais características fundamentais do processo de pesquisa. Através do conhecimento científico é possível trabalhar a realidade dos fatos em n osso dia- a- dia. Assim como promoveu a reflexão a respeito da interferência do Assistente Social na sociedade.

A participação dos membros do grupo na elaboração do planejamento e desenvolvimento das etapas propostas neste desafio, contribuíram para capacitar cada um, na formulação de projetos na área social, verificando as demandas presentes e buscando caminhos para o enfrentamento da questão social.

2 METODOLOGIA CIENTÍFICA

É o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões dos cientistas.

O que torna o conhecimento científico distinto dos demais é que tem como característica fundamental sua veracidade, ou seja, determinar o método que possibilitou chegar a esse conhecimento.

No passado os pensadores tentaram definir um método universal, aplicável a todos os ramos de conhecimento, na atualidade eles preferem falar em diversidades de métodos. Da mesma forma que outras ciências, as ciências sociais dispõem de grande variedade de métodos. De acordo com Gil (2011), existem diferentes métodos que deverão ser seguidos no processo de investigação científica. A adoção de um método ou de outro depende de muitos fatores, como: a natureza do objeto os recursos disponíveis, o nível de abrangência de estudo e sobre tudo a inspiração filosófica do pesquisador.

3 O PAPEL METODOLÓGICO DA PESQUISA SOCIAL

A pesquisa social tem como objetivo descobrir respostas para problemáticas mediante o emprego de procedimentos científicos. Assim, pode-se entender que a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos da realidade social. Seu objetivo fundamental é investigar o problema e descobrir respostas mediante emprego de procedimentos científicos.

A Pesquisa Social se divide em pesquisa pura e pesquisa aplicada.

Pesquisa Pura é a que busca progresso da ciência, desenvolver os conhecimentos científicos sem a preocupação direta com suas aplicações na prática. Já a Pesquisa Aplicada apresenta muitos pontos de contato com a pesquisa pura, todavia tem como característica fundamental o interesse na aplicação, utilização e conseqüências práticas dos conhecimentos. De modo geral é este o tipo de pesquisa a que mais se dedicam os Assistentes Sociais e outros pesquisadores sociais. Outro ponto é que cada pesquisa social naturalmente tem um objetivo e uma que se destacam em três níveis, pesquisas exploratórias, pesquisas descritivas e pesquisas explicativas.

Em relação às Pesquisas Exploratórias, têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias. Apresenta menos rigidez no planejamento, envolvem levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas e estudo de casos. Utilizados em temas poucos explorados, constituem a primeira etapa de uma investigação mais ampla.

Já a Pesquisa Descritiva, têm como objetivo principal descrever as características de determinada população, ou fenômeno, ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Visa estudar as características de um grupo, por idade, sexo, procedência, escolaridade, renda, saúde física e mental. As Pesquisas Explicativas têm a preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Este é o tipo de pesquisa é a que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.

4 A RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL NA ATUALIDADE PARA O CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL

A pesquisa tem uma importância ímpar para a formação profissional, especificamente, a partir da década de 80 (intenção de ruptura), quando a profissão se coloca como objeto de estudo e, consequentemente, há uma intensificação em compreender a realidade social e as demandas que estavam postas. Com isso, o serviço social procurou se envolver coma elaboração teórica, passando a pesquisa a integrar a dimensão prática da profissão, e a ser um elemento essencial na formação (teórico- metodológico) profissional.

A partir desses conhecimentos, o grupo compreendeu que toda a pesquisa tem início com a formulação de um problema, e que no processo de investigação social, a primeira tarefa é escolher o problema a ser pesquisado.

As pesquisas sociais no que parece consenso de parte da maioria dos autores, entretanto, é que todo processo envolve: planejamento, coleta de dados, análise e interpretação e redação do relatório. Cada uma dessas grandes etapas pode ser subdividida em outras mais específicas, dando origem aos mais diversos esquemas, pois visa fornecer respostas tanto a problemas determinados por interesse intelectuais, quanto por interesse prático.

5 APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

O tema proposto para o projeto de pesquisa será o drama da Violência contra a mulher. Pois, à medida que buscamos novos conhecimentos, melhor compreendemos suas causas e efeitos, também podem orientar intervenções mais seguras e apoiadas em conhecimentos teóricos mais atualizados.

Como material de apoio técnico para a formação do projeto de pesquisa, várias fontes que tratam do tema serão consultadas. Consiste em pesquisas bibliográficas, sites, artigos, entre outra.

Nestas pesquisas vimos que a cada cinco minutos uma mulher é agredida no país. Em quase 70% dos casos, quem espanca a mulher é o namorado o marido ou ex-marido.

Infelizmente determinados homens pensam que a mulher é objeto dele, que ele pode bater até matar.

Quase 70% das mulheres que procuraram o SUS no ano de 2013 para tratar de ferimentos, disseram que o agressor estava dentro de casa.

Entre 87 países o Brasil é o 7º que mais mata, são 4,4 assassinatos em grupos de 100 mil mulheres.

O Mapa da Violência em 2012, recém concluído pelo Sociólogo Júlio Jacobo mostra uma clara diferença entre assassinatos de homens e mulheres. “Homem morrem primordialmente nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com