TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Pesquisa em Serviço Social Projeto de Pesquisa

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.614 Palavras (11 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP

CENTRO DE EDUCACAO A DISTÂNCIA – CEAD

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL - 6º SEMESTRE

PROF.ª EAD MS: Maria Edilene Xavier Rocha Garcia

BRUNA ALENCAR LEITE RA: 385402

CLAUDIA BEATRIZ GONÇALVES NOGUEIRA RA: 398850

CLAUDINÉIA RODRIGUES DOS SANTOS RA: 387571

DRIELLE DANIELA SILVA DOS REIS RA: 383221

FRANCIELLEN LEITE DE ANDRADE RA: 399182

SILVANA DA SILVA FERREIRA RA: 386111

ATPS - Pesquisa em Serviço Social

Projeto de pesquisa

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO

POLO ZAPPEION

CAMPO GRANDE - MS

2014

1.0 INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa tem como temática a atuação do Assistente Social no âmbito educacional. O Serviço Social tem a função de contribuir para o fortalecimento dos laços entre a escola e as famílias, formando uma parceria que integre o processo educacional.

O assistente social, a partir de sua formação, é o profissional capaz de realizar essa escuta diferenciada da realidade dos sujeitos, possibilitando uma prática interventiva que vai além do ambiente escolar. A sua atuação permite a democratização do espaço escolar, disponibilizando um atendimento em rede para os alunos e suas famílias de forma a fornecer condições necessárias para efetivação da cidadania.

O assistente social tem como atribuição melhorar as condições de vida e sobrevivência das famílias e alunos, favorecer o processo de participação nos projetos escolares, democratizar as informações e conhecimentos sociais na comunidade escolar, promover pesquisas que visem contribuir com a análise da realidade social dos alunos e das suas famílias, elevar ao máximo a utilização dos recursos da comunidade e disponibilizar campos de estágios para contribuir com a formação de novos profissionais.

2.0 Pesquisa da Relevância da Pesquisa Social na atualidade para o campo do Serviço Social

A pesquisa social no serviço social deu se no âmbito tradicionalista onde o profissional buscava recolher dados apenas para manter o controle social da população. Porém hoje os profissionais do serviço social buscam por qualificações dentro de sua área, procuram estarem capacitados para acompanhar e compreenderem as transformações ocorridas na sociedade. Segundo Ivete Simionatto (2005) a pesquisa no Serviço Social vem se consolidando e estão sendo cada vez mais utilizadas no âmbito das políticas sociais, nos espaços sócios- ocupacionais. Conforme a autora há desafios de:

Delimitar objetos de investigação; consolidar os grupos de pesquisa e avançar na construção de pesquisas interdisciplinares e interinstitucionais; criar mecanismo institucional entre pesquisadores da mesma universidade ou universidades diferentes; por fim, ampliar a participação de pesquisadores não docentes, que ainda é bastante reduzida, buscando superar o distanciamento entre pesquisadores inseridos no âmbito acadêmico e aqueles inseridos nas praticas profissionais. (SIMIONATTO, 2005, p. 59).

Para compreendermos melhor sobre a Importância da Pesquisa no Serviço Social, é necessário observar as pessoas em seu cotidiano, além disso, durante a realização da pesquisa social trataremos da diversidade cultural, buscando reconhecer e a valorizar, as ações do profissional do serviço social que utilizará de seus conhecimentos teóricos metodológicos mais especificamente as ciências sociais: Sociologia, Antropologia, Ciências política, Psicologia, Economia entre outros, para que possamos entender melhor a demandas da realidade social.

O termo Pesquisa Social tem uma carga histórica e, assim como as teorias sociais, reflete posições frente à realidade, momentos do desenvolvimento e da dinâmica social, preocupações e interesses de classes e grupos determinados. (MINAYO, 1996, p.23).

O serviço do pesquisador é desenvolver um trabalho de forma independente, com objetivos científicos descobrindo respostas para um problema especifico, descrevendo o fenômeno ou ação da melhor maneira possível. Através da identificação do problema e das ferramentas teóricas a Pesquisa Social será importante para que possamos entender melhor o comportamento das pessoas e de nos mesmos na sociedade.

O profissional de Serviço Social tem como objetivo essencial na sua atuação profissional à contribuição para uma ordem social, política e econômica menos desigual que a atual. Deve estar atendo as questões sociais devendo entender a realidade em todas as suas dimensões para ampliar seu trabalho com qualidade.

Serviço Social é uma profissão de caráter sócio político crítico, interventivo e instrumental cientifica multidisciplinar das ciências humanas e social que deve atuar contra os problemas das injustiças, que afetam os desamparados socialmente. O Assistente social trabalha com a exclusão social, analisando e sugerindo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Criam projetos assistências em penitenciários, abrigos, na área da educação e na saúde, atendendo famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social, onde o profissional estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social, o comportamento humano que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

Com isso, Assistente Social no âmbito do seu trabalho de assumir uma postura em busca de informações constante, propondo estar sempre atualizando com assuntos concretos e procurando estar focado, inclusive realizar pesquisa social que mostrara dados estratégicos que ajudará a fortalecer seus conhecimentos e realizar trabalhos coesos objetivos.

3.0 Definição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com