TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pesquisa Social

Por:   •  29/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.873 Palavras (12 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 12

        [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO - EAD

SERVIÇO SOCIAL

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Alcinete Oliveira                    410213

César Augusto Silva dos Reis 437546

Lilian Silva de Sérgio             413022

Lucimara Benites de Jesus     429607

Marcela Barros                       417718

Zilda Oliveira Zólio                438426

ASSISTENTE SOCIAL NO ESPAÇO ESCOLAR

Tutora Ead profª. Edilene Xavier Rocha Garcia

        

Campo Grande-MS

Setembro/2015

[pic 2]

Alcinete Oliveira                    410213

César Augusto Silva dos Reis 437546

Lilian Silva Di Sérgio             413022

Lucimara Benites de Jesus      429607

Marcela Barros                       417718

Zilda Oliveira Zólio                438426

ASSISTENTE SOCIAL NO ESPAÇO ESCOLAR

                

Trabalho desenvolvido como avaliação na Disciplina de Pesquisa em Serviço Social do Curso de Serviço Social, 6º Semestre, da Universidade Anhanguera-Uniderp - EAD.

        

Campo Grande-MS

Setembro/2015

SUMÁRIO

1. Introdução        ..4

2. Metodologia Científica        ..5

3. Pesquisa Social        ..5

4. Escolha do tema        ..7

5. Serviço Social na Educação – Demanda necessária        ..7

6. Cronograma do projeto        ..9

6.1. Apresentação        ..9

6.2. Tema        ..9

6.3. Objetivo geral        ..9

6.3. Objetivo específico        ..9

6.4. Justificativa        .10

6.5. Metodologia a ser aplicada        .10

6.6. Fundamentação teórica do assunto        .10

7. Tabela do Cronograma        .10

8. Considerações Finais        .11

9. Referências Bibliográficas        .12

1. INTRODUÇÃO

        Esta pesquisa apresenta definição e alguns objetivos quanto ao uso da metodologia cientifica e as etapas de um projeto de pesquisa bem como todo processo de desenvolvimento e elaboração do mesmo, abordando questões importantes relacionadas a uma possível atuação profissional do Assistente Social no espaço escolar.

Através de pesquisas podemos observar a necessidade do Assistente Social ao acesso democrático dos alunos, a uma educação de qualidade e a permanência dos alunos na escola pois em grande parte o fracasso seguido de evasão escolar está relacionado aos problemas de natureza familiar e o Assistente Social possui habilidades e competências atuando como mediador entre o aluno e a escola e entre a escola e a família. Também se faz necessário a presença do assistente social no âmbito escolar como garantia e acesso aos mais necessitados no que diz respeito às garantias de direitos assistenciais tais como programas, informações e encaminhamentos realizados a partir da própria instituição em que estudam.

2. METODOLOGIA CIENTÍFICA

Metodologia científica é o estudo dos métodos ou instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. Também considerado como um conjunto de técnicas e procedimentos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica.

Segundo MARCONI e LAKATOS:

“A Metodologia Científica, mais do que uma disciplina, significa introduzir o discente no mundo dos procedimentos sistemáticos e racionais, base da formação tanto do estudioso quanto do profissional, pois ambos atuam, além da prática, no mundo das ideias. Podemos afirmar até: a prática nasce da concepção sobre o que deve ser realizado e qualquer tomada de decisão fundamenta-se naquilo que se afigura como o mais lógico, racional, eficiente e eficaz”.

A metodologia científica fornece subsídios necessários e a orientação na estrutura de artigos, teses, TCCs, entre outros, por isso deve ser parte integrante na grade curricular de toda disciplina acadêmica. Em geral, ele é o norteador de trabalhos acadêmicos, possibilitando ao aluno a pesquisa e leitura sobre diferentes ângulos do tema proposto, pois nem sempre aquilo que pensamos é o certo e a metodologia fornece a ferramenta necessária para o desempenho com precisão.

3. PESQUISA SOCIAL

A pesquisa social que antes era embasada no conservadorismo, hoje atua em conformidade para o aprimoramento do profissional do Serviço Social, capacitando-o a uma atuação eficiente e contemporânea de acordo com a perspectiva histórica atual.

A melhoria nas condições materiais possibilitou uma expansão na pesquisa de forma autônoma, pois isso é imprescindível no exercício da profissão para o enfrentamento das necessidades sociais atuais. Consideradas como pesquisa investigativa para possíveis abordagens.

A dimensão interventiva do profissional do serviço social é ampla e a pesquisa fornece produção de novos conhecimentos metodológicos e também uma sólida fundamentação teórica para cada situação ali exposta. Existe uma infinidade de fontes de pesquisas e há que se atentar na fidedignidade de cada uma delas, pois existem as que objetivam apenas testar as teorias e as que fazem avançar os quadros já existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (449.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com