TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De TEORIA DA CONTABILIDADE

Artigo: Atps De TEORIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  6.040 Palavras (25 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 25

Introdução

A proposta deste trabalho é apresentar um pequeno resumo sobre a Teoria da Contabilidade. Nele estará expressa uma sólida iniciação teórica do assunto, facilitando a compreensão sobre como funciona, o que promove e como lidamos com assuntos contábeis perante o mundo globalizado.

Como noção, a Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Com o objetivo de auxiliar na otimização do uso dos recursos à disposição das empresas, no qual é responsável pelo registro dos atos administrativos, além de servir como fonte de informações, interpretações e orientações, que auxiliam nas tomadas de decisão dos administradores.

O Surgimento da Contabilidade esta ligado à necessidade de registros do comércio. Os relatos das primeiras manifestações contábeis datam de 2000 a.C. com os Fenícios, que utilizavam as primeiras administrações particulares, baseadas na troca de mercadorias, criou-se então a necessidade de registrar as transações comerciais, de forma a definir o quanto de mercadoria pertencia a tal indivíduo e qual o valor da troca de um produto em relação ao outro. Isso permitiu aos comerciantes conhecerem suas reais condições de uso, consumo e produção.

A Contabilidade foi conhecida como ciência no início do século XIX. Por um longo período, sua história se misturou coma dos registros patrimoniais de organizações mercantis e econômicas e, nos dias de hoje, ainda se pode perceber a confusão entre Ciência Contábil e escrituração de fatos patrimoniais. Mesmo sendo reconhecida como ciência, há autores que não concordam com esta classificação, enquadrando-a como uma técnica de gestão.

Neste relatório estará definido de forma clara para você leitor entender um pouco mais de como funciona os conceitos da Contabilidade.

O objetivo da Contabilidade

A Contabilidade possui como objeto de estudo o patrimônio, no qual analisa e controla, registrando as alterações ocorridas. Além do controle patrimonial, o objetivo é representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer normas para sua intepretação, análise e auditagem, e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta e indiretamente envolvidos na empresa.

A Contabilidade é um auxilio que garante a estabilização das empresas, tendo a principal função de fornecer informações econômicas, físicas, de produtividade e social relevante para que cada usuário possa tomar suas decisões e realizar seus julgamentos com segurança. Isto exige um conhecimento do modelo decisório do usuário e, de forma simples, é preciso juntar as informações relevantes ou as metas que deseja maximizar, a fim de delinear o conjunto de informações pertinentes.

Com isso a flexibilidade é necessária nesse ramo, pois é preciso verificar a metodologia ou abordagem a ser utilizada. Outro detalhe importante das áreas contábeis é o seu íntimo relacionamento com aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar o que há de fundamental na econômica. Visando informar que se deve seguir a essência ao invés da forma, ou seja, melhor o financiamento (essência) do que a compra e venda (forma).

Com isso, teremos outro objetivo implícito da contabilidade, que é a apresentação de demonstrativos e relatórios condizentes com os estudos que os usuários pretendem efetuar, contendo os elementos informativos considerados importantes para as suas decisões.

No caso envolvendo a finalidade, que é um ato social, e metodologia, no qual é parcialmente social. Portanto, define que o foco empresarial é o administrativo e o econômico.

Contabilidade no Cotidiano

Os fundamentos da contabilidade vão muito além de assegurar o controle do patrimônio e o fornecimento de informações. Além de complexo, essa área possui varias divisões em si, podendo atuar em diferentes formas, no qual irá participar de outras atividades desempenhando funções nas áreas públicas, jurídicas, ambientais, industriais, etc.

O princípio é que muitos cidadãos pensam que as ciências contábeis se restringem somente as áreas empresariais, referindo aos modelos burocráticos e complexos utilizados na análise de dados. Mas este pensamento errôneo é primeira etapa que será esclarecida, pois dependemos e utilizamos a contabilidade com frequência em nosso cotidiano.

Podemos comparar nossas vidas com a de um empreendedor, dessa forma o primeiro passo é planejar antes de abrir uma empresa. Essa estratégia nos leva a decifrar nossos planejamentos em formas de números e consequentemente de cálculos. Tudo está relativamente ligado ao nosso redor, pois cada plano mensal que desenvolvemos, cada balanço, nos nossos ganhos e perdas, entre várias situações que envolvam nosso dinheiro, fará com que utilizemos a contabilidade sem perceber, pois o orçamento pessoal é uma pequena parte dessa ciência.

Devemos reconhecer que a contabilidade pessoal nos ajuda no controle financeiro e nas decisões mais importantes que teremos que enfrentar, pois o que nos move automaticamente é o impulso e o desejo de nos satisfazermos com ofertas do mercado.

Conceito Patrimonial

Introdução

O domínio adequado dos conceitos básico da contabilidade e uma análise de suas características são fundamentais para o desenvolvimento da Teoria Contábil. Através das técnicas de identificação e mensuração dos relatórios contábeis contribuirão para o aperfeiçoamento de seu uso e para a melhoria dos processos de registro e gestão.

O domínio da mensuração dos ativos e passivos fornece um valor aproximado da realidade do patrimônio de uma entidade. O processo da tomada de decisões financeiras exige conhecimento de valores econômicos apropriados, o que torna a demanda maior pelos usuários da contabilidade. O crescente número de investigações empíricas na área contábil vem instigando cada vez mais o desenvolvimento teórico do papel que a Contabilidade exerce na sociedade e nas Organizações.

A importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com