TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Matematica Financeira

Seminário: Atps Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Seminário  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 2

Passo 1

Séries de pagamentos uniformes: é uma sucessão de pagamentos ou recebimentos destinada a formação de um capital ( capitalização) ou liquidação de uma dívida (amortização).Cada valor pago ou recebido é chamado de termo série. Cada valor pago ou recebido é chamado de termo de série, e é representado por PMT.

Séries de Pagamentos uniformes Postecipados: são aquelas nas quais a primeira parcela é paga ou depositada após um período em relação a data atual. Por exemplo: o primeiro pagamento de um financiamento ocorre um mês após a liberação do dinheiro, ou seja momento 1, este sistema também é chamado de pagamento ou recebimento sem entrada ( 0+n).

Séries de Pagamentos Uniformes antecipados: são aquelas nas quais a primeira parcela ou deposito ocorre na data atual, como por exemplo uma compra parcelada com entrada, ou seja se refere a uma situação em que o primeiro pagamento/recebimento é feito no instante inicial( no inicio do período) período 0.

Pagamentos no início dos períodos: ANTECIPADO (BEGIN)

2 - Pagamentos no final dos períodos: POSTECIPADO (END).

Utilizando a calculadora HP: Postecipados g/ENDou 8 Antecipados g/Begin ou 7

Passo 2 e 3

Séries de pagamentos é uma sucessão de pagamentos ou recebimentos, vindo de uma dívida ou investimento. As séries de pagamentos uniformes podem ser postecipadas ( 0+n)sem entrada ou antecipadas(1+n)com entrada, observe que a entrada é considerada uma parcela, assim um financiamento com entrada mais 7 parcelas representa um financiamento em 8 parcelas..

Normalmente o modo de operação na calculadora HP12C normalmente é na posição g END ou seja postecipado. Para as series antecipadas devemos teclar g BEG de begin=inicio.Caso contrario ela considera sempre postecipado.

As variáveis da série de pagamentos são: VF( valor futuro), VP( valor presente), i( taxa de juros) n( tempo/prazo) e PMT (é o valor das parcelas ou prestações a serem pagas).

Ao usar a formula a taxa de juros(i) e o prazo(n) deverão estar sempre na mesma unidade de tempo das parcelas(PMT) ou seja juros e prazos devem estar mensais ou anuais.

O VP e o VF nunca estarão juntos, ou seja, ou eu tenho uma dívida que preciso quitá-las em parcelas ou vou aplicar dinheiro periodicamente para no final eu resgatar um montante. Então:

VP- geralmente esta relacionada à dívida.

VF- refere-se a investimentos.

Principal passo para resolver serie de pagamentos:

1. Definir se o problema em questão envolve PV ( dívida)ou PF( investimento)

2. Verificar se é postecipada( período 1) sem entrada ou antecipado( período 0) com entrada.

3. Escolher qual das formulas utilizar

4. Verificar se i e n estão na mesma unidade de tempo da PMT

5. Agora é só aplicar.

Vamos dar um Exemplo:

Qual será o montante ao final de 5 anos, que um investidor terá poupado, se começar hoje a depositar R$200,00 por mês sendo a taxa de juros de 1% ao mês?

Temos os dados; VF, pois trata se de uma aplicação

Antecipado; porque começa a poupar hoje ou seja período 0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com