TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Meio Ambiente

Monografias: Atps Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 8

Conceito de resíduo:

Qualquer substância ou objecto de que o ser humano pretende desfazer-se por não lhe reconhecer utilidade. A produção de resíduos é causadora de poluição e tem vindo a aumentar com o desenvolvimento socioeconómico e tecnológico das sociedades.

Tipos de Resíduos

Resíduos sólidos urbanos

São correntemente designados lixos. Incluem resíduos domésticos, industriais e hospitalares. Podem causar poluição da água, do solo ou da atmosfera.

Substâncias lixiviadas

As substâncias lixiviadas (quando a água das chuvas se infiltra, dissolve substâncias químicas e arrasta-as consigo) são recolhidas e enviadas para uma estação de tratamento e os gases produzidos pelas bactérias decompositoras (biogás) podem ser utilizados na obtenção de energia.

Compostagem - Entende-se pela decomposição dos resíduos orgânicos (biodegradáveis) pela acção de decompositores e saprófitas, diminuindo o volume dos resíduos e produzindo o composto, que pode ser usado como fertilizante, melhorando a textura e fertilidade do solo.

Águas Residuais - Águas que foram utilizadas em actividades domésticas, industriais ou agrícolas e que contêm uma grande variedade de resíduos. O tratamento de águas residuais é feito em estações de tratamento, ETAR. Nestas estações, as águas residuais são sujeitas a tratamentos que removem os poluentes e o efluente final é devolvido ao ambiente.

As fontes de emissão de poluentes podem ser as mais variadas possíveis. Pode-se considerar dois tipos básicos de fontes poluição: ESPECÍFICAS e MÚLTIPLAS.

comunidade área relativamente limitada e permitem uma avaliação individual. As indústrias são exemplos de fontes específicas de poluição.

As fontes MÚLTIPLAS podem ser FIXAS ou MÓVEIS, geralmente se dispersam pela comunidade, oferecendo grande dificuldade de serem avaliadas uma a uma. Um exemplo de fonte múltipla são os veículos automotores.

Neste módulo trataremos sobre as FONTES INDUSTRIAIS de poluição atmosférica.

A quantidade e qualidade dos poluentes emitidos por este tipo de fonte dependem de vários fatores relacionados à fabricação. As matérias-primas e combustíveis envolvidos no processo, a eficiência do processo, o produto fabricado e o grau de medidas de controle de emissões influem diretamente no tipo e concentração do poluente expelido.

A tabela abaixo lista alguns dos principais poluentes atmoféricos provenientes de fontes industriais:

bibliografia : http://biohelp.blogs.sapo.pt

http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/3672-controle-de-poluentes-atmosfericos#.UzBU3PldXm0

A Poluição Atmosférica

A poluição do ar nas áreas urbanas, ocorre devido ao fato de estas regiões serem as que possuem mais focos de poluição, como os escapes dos automóveis (que emitem grandes quantidades de gases poluentes), os aquecimentos domésticos, os fumos industriais e outros, os incêndios florestais e as pulverizações com pesticidas.

Outros factores que também contribuem para a poluição atmosférica são: as características climáticas de cada região, a posição geográfica e os ventos dominantes.

Os espaços propícios para a concentração da poluição atmosférica são os locais afastados do litoral e regiões abrigadas (pouco ventosas), nestes locais existe uma maior concentração de poluição, pois o ar não se movimenta e os gases acomulam-se.

Os espaços desfavoráveis para a concentração da poluição atmosférica são as regiões litorais ou montanhosas, onde o ar é ascendente, nestes locais existe uma menor concentração de poluição.

Nos países desenvolvidos verifica-se uma maior concentração de poluição atmosférica, devido ao grande nível de industialização e ao modo de vida das pessoas que utilizam demasiado os automóveis, os CFC’s, etc. No entanto este problema cada vez mais se estende aos países em desenvolvimento, devido a esses países começarem a utilizar cada vez mais automóveis e a ter cada vez mais fábricas.

As consequências da poluição atmosférica:

O Smog

As condições geográficas e meteorológicas também são muito importantes para o agravamento ou diminuição do efeito da poluição do ar.

O “Smog” define-se como uma combinação de fumo e de nevoeiro em áreas urbano-industriais.

O Smog surge em situações de nevoeiro, a sua formação é favorecida pelos focos de poluição, que aumentam o número de núcleos de condensação (poeiras ou partículas diversas) na atmosfera saturada ou quase saturada.

As consequências do Smog são:

- A inversão térmica, ou seja, o aumento da temperatura durante o dia, e em condições de grande arrefecimento nocturno.

- O Smog provoca directamente nas pessoas asma, bronquite, problemas respiratórios e cardíacos.

- A concentração de fumos à superfície.

Algumas cidades que sofreram o Smog:

- Los Angeles, é uma cidade que sofre grandes problemas de contaminação pelo smog.

- Londres, foi onde ocorreu a situação mais grave, no ano de 1952, devido à conjugação de vários fenómenos meteorológicos.

As Chuvas Ácidas

As chuvas ácidas formam-se coma libertação de dióxido de enxofre e de óxido de azoto (provenientes de fábricas e automóveis) para a atmosfera. Esses gases que foram libertados para a atmosfera são levados pelos ventos para as nuvens.

A combinação destes gases com o oxigénio e o vapor de água contido nas nuvens, dá origem a ácido sulfúrico e ácido nítrico, ou seja, formam-se as chuvas ácidas.

Com a precipitação, as chuvas ácidas originam a acidificação dos solos, que vai prejudicar a agricultura e as espécies de árvores e plantas que vão nascer. Outra consequência é a destruição da vegetação e a contaminação da água, que é muito prejudicial para a vegetação assim como para os animais.

As chuvas ácidas embora afectem mais as regiões industrializadas da América do Norte (EUA e Canadá) e da Europa (Alemanha , Áustria, Polónia, República Checa, Escandinávia), devido à emissão de dióxido de enxofre e à queima de petróleo e carvão,são um problema global visto que os ventos transportam as partículas poluentes.

O Efeito de Estufa

Uma das consequências da poluição atmosférica é o Efeito de Estufa. O sol é constituído por radiações ultravioletas, infravermelhos, entre outras que atravessam a atmosfera, mas nem todas chegam à superfície, pois a mesma absorve, difunde e reflecte parte dessa radiação (função de filtro).

A crescente emissão de dióxido de carbono é prejudicial, pois o CO2 permite a passagem da radiação solar para terra mas depois funciona como uma barreira, não deixando sair o calor que é reflectido pela superfície terrestre, então o calor fica concentrado formando o Efeito de Estufa.

Este fenómeno atinge mais os países desenvolvidos, por serem os maiores emissores de dióxido de carbono.

Na actualidade as regiões menos desenvolvidas e industrializadas também são afectadas por este problema, devido à queima das florestas tropicais e fenómenos naturais (erupções vulcânicas). Este processo tem duas consequências:

 O aquecimento global do planeta, o que pode provocar a fusão do gelo das regiões polares e a subida dos oceanos, com a submersão das regiões litorais.

 Alterações climatéricas que poderão acelerar o avanço da dos desertos (desertificação).

A destruição da camada de ozônio

A existência de ozono na estratosfera é vital para a Terra, pois absorve grande parte da radiação ultravioleta. O ozono é assim indispensável, protegendo-nos do excesso de radiação ultravioleta, embora ao nível do solo seja prejudicial para a saúde e para o ambiente.

A destruição da camada de ozono provocada pelo cloro origina variações do clima (aquecimento global) e poderá acabar com a vida na terra.

Tem-se assistido à destruição da camada de ozono, ou seja, o aumento do “buraco” na camada de ozono, esta situação é mais preocupante nos pólos pois corre-se o risco de derreter os pólos, aumentando desta forma o nível médio das águas do mar.

Actualmente tenta-se substituir os CFC (muito prejudiciais para a camada de ozono), por outros que não provoquem danos ambientais, pois se a camada de ozono é destruída será o fim da vida na terra.

Alterações Climáticas

Durante as últimas décadas o homem tem transformado as paisagens e a própria natureza:

A poluição atmosférica está a conseguir alterar o clima do planeta

   

Aumento do Efeito de estufa Aumento global das temperaturas Degelo dos

calotes Subida do nível das águas do mar

Toda esta cadeia de problemas põe em perigo

O planeta e o próprio homem

Destruição das florestas tropicais

Também tem contribuído para as alterações climáticas e para o avanço

dos desertos (desertificação).

As soluções possíveis para estes problemas

Os cientistas têm vindo a apelar para a intervenção dos governantes e das populações em geral, devido ao agravamento dos problemas relacionados com a atmosfera.

Para combater o smog, as chuvas ácidas, o aumento do efeito de estufa, a destruição da camada de ozono e alterações climáticas, foram adoptadas medidas de preservação da Natureza, tais como:

A redução das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera;

A utilização de filtros nas chaminés das fábricas;

A promoção de energias alternativas, não poluentes;

A eliminação da utilização de CFC;

A utilização de tecnologias “limpas”.

A promoção da reciclagem;

A reutilização de determinados produtos, por exemplo a utilização de garrafas de vidro em substituição das de plástico descartáveis;

A redução na utilização de determinados produtos mais poluentes, como o plástico.

Passo 3

medidas mitigadoras adotadas pela

organização pesquisada.

A auto mecânica Abdalla empresa pesquisada pelo grupo adotou e sua política interna a aproximadamente 3 anos a preocupação ambiental a mesma tomou providencias internas significativas na estrutura fizica e cultural da empresa.

Dentre essas medidas estão o destinamento especifico a emprezas credenciadas dos resíduos de óleo tratamento da água do lavador por meio de decantamento com filtros específicos de carvão e reutilização da água filtrada coleta seletiva do lixo e estufa com filtro para pintura.

Essas mudanças proporcionou a empresa poder participar em licitações de serviços de órgãos publico aumentando assim consideravelmente seus lucros e sem falar da satisfação empresarial que a mesma tem de ter dado um grande passo de se tornar uma empresa ecologicamente correta.

Passo 4

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL DE UMA ORGANIZAÇAO

À medida que aumentam as preocupações com o meio ambiente, as organizações

preocupam-se com os impactos de suas atividades, produtos e serviços em busca de alcançar

um desempenho organizacional consistente e com comprometimento ambiental.

A gestão ambiental empresarial passa pela obrigatoriedade de que sejam implantados

sistemas organizacionais e de produção que valorizem os bens naturais, as fontes de

3

matérias-prima, as potencialidades do quadro humano criativo, as comunidades locais e com

isso devem iniciar um novo ciclo onde a cultura do descartável e do desperdício sejam

coisas do passado. Atividades de reciclagem, incentivo à diminuição do consumo, controle

de resíduo, capacitação permanentes dos quadros profissionais, em diferentes níveis e

escalas de conhecimento, fomento ao trabalho em equipe e às ações criativas são desafioschave

neste novo cenário (Donaire, 1999).

A consciência ambiental ocorrida a partir da década de 70, ganhou dimensão e situou o meio

ambiente como um dos princípios básicos da organização. O gasto com proteção e educação

ambiental começa a ser visto pelas empresas não só como custos, mas como investimentos

futuros e vantagem competitiva. A inclusão da gestão consciente do ambiente entre os

objetivos da organização moderna amplia substancialmente todo o conceito de gestão.

Introduziram-se nas organizações programas de reciclagem, de redução de energia e outras

inovações ecológicas. Essas práticas difundiram-se rapidamente, e desenvolveram sistemas

abrangentes de administração de cunho ecológico.

Os objetivos inerentes a um gerenciamento ambiental devem estar em consonância com o

conjunto das atividades empresariais, portanto não podem ser vistos como elementos

isolados. A organização passa a olhar de forma global as áreas que possui fazendo

correlações entre as responsabilidades: ambiental, econômica e social. Assim, o objetivo

maior da gestão ambiental é a busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos

serviços, produtos e ambiente de trabalho, essa busca é, portanto, um processo de

aprimoramento constante do sistema de gestão ambiental global (Donaire, 1999).

Ao considerar a gestão ambiental no contexto empresarial, percebe-se de imediato que ela

tem uma importância muito grande, inclusive estratégica. Isso ocorre porque, dependendo

do grau de sensibilidade com o meio ambiente demonstrado e adotado pela alta

administração, já pode perceber o potencial que existe para que uma gestão ambiental

efetivamente possa ser implantada.

De qualquer modo, estando, muito ou pouco, vinculadas a questões ambientais, as empresas

que já estão praticando a gestão ambiental ou aquelas que estão em fase de definição de

diretrizes e políticas para iniciarem o seu gerenciamento ambiental devem ter em mente os

princípios e os elementos de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e as principais

atribuições que normalmente são exigidas para que seja possível levar uma boa gestão

ambiental.

...

Baixar como  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »