TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Sga

Dissertações: Atps Sga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

CONCLUSÃO

O conceito de sustentabilidade ambiental refere-se às condições sistêmicas segundo as quais, em nível regional e planetário, as atividades humanas não devem interferir nos ciclos naturais em que se baseia tudo o que a resiliência do planeta permite e, ao mesmo tempo, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido às gerações futuras.

As decisões na empresa devem ser tomadas visando à harmonia entre o patrimônio e o entorno ecológico, principalmente na organização que utiliza recursos naturais, e assim, fazer crescer a importância da gestão ambiental na indústria que facilmente ultrapassa o limite de resíduos que poluem o ambiente.

Defender o meio ambiente, na atualidade, passou a ter influência nas estratégias da célula social, algumas empresas estão aderindo a nova filosofia da satisfação das necessidades do cliente, a melhoria da vida à comunidade, tentando solucionar os problemas da poluição no meio ambiente natural com vistas a sustentabilidade que é satisfazer as necessidades do presente sem comprometer o futuro do meio ambiente natural e com isso há uma crescente preocupação em maximizar as oportunidades de reciclagem. O empresário começa a se dar conta que a gestão ambiental não veio para prejudicar a prosperidade e a economicidade patrimonial de sua empresa, mas, sim como um novo desafio para agregar valor ao seu produto, dar demonstração de sua existência e servir à comunidade.

Devido às similaridades observadas entre a Gestão Ambiental e a Gestão da Qualidade e à importância que estes aspectos vêm assumindo, num quadro crescente de competitividade, pode-se destacar a participação ativa das empresas frente às normalizações, se antevendo às pressões do mercado cada vez mais competitivo.

As pressões sociais, dos consumidores e dos órgãos ambientais, os crescentes mercados de equipamentos e produtos verdes, os benefícios financeiros com a diminuição da poluição, as normas e, acima de tudo, a necessidade de conter a deterioração ambiental compõem um conjunto de fatores que justificam a necessidade de Gerenciamento Ambiental nas empresas.

INTRODUÇÃO

A Atividade Prática Supervisionada, com o tema: Avaliação do Desempenho Ambiental tem como objetivo conhecer o sistema de gestão ambiental desenvolvido em uma organização.

Com os avanços tecnológicos advindos após a revolução industrial e o crescente aumento da população a atividade humana passou a causar mais impacto negativo ao meio ambiente, e o que durante muito tempo foi visto como fonte inexaurível de recursos disponíveis para servir às necessidades do homem agora passa a ser uma inquietação, porquanto os recursos são limitados.

O ciclo produtivo da sociedade capitalista extrai do meio ambiente os insumos necessários para a produção de alimentos e bens de consumo, entretanto, o processo produtivo retorna resíduos sólidos, efluentes líquidos e emite gases nocivos e poluentes em grandes quantidades, acarretando poluição ambiental e esgotamento dos recursos naturais. Outra preocupação que emerge é que uma volumosa camada da população mundial que sofre com a pobreza, fome e exclusão social. As empresas procuram resultados financeiros, ampliação de fatias de mercado e sobrevivência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com