TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SGA ETAPA 3 E 4

Exames: ATPS SGA ETAPA 3 E 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 4

CULTURA AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES

Temas ambientais transformaram-se em um ponto crítico para os negócios nos últimos anos. Para as organizações, conformidade com regulamentos, decisões legais de responsabilidade financeira por danos ambientais e aumento da importância dada por parte dos clientes e grupos interessados, aos efeitos ambientais relatados na manufatura do produto, têm feito do fator ambiental uma variável estratégica, com implicações em produtos, processos e procedimentos de operação, controle e gerenciamento.

Para a boa imagem da organização e a manutenção e ampliação dos seus mercados tornou-se fundamental agregar ao sistema de gerenciamento a gestão do meio ambiente. Tomados juntos o crescimento econômico, a deterioração ambiental, o aumento das tendências em direção à transparência dos processos industriais e o crescimento dos custos de desobediência às regulamentações ambientais, implica-se uma necessidade de minimizar o impacto ambiental das atividades organizacionais e, simultaneamente, manter ou aumentar os níveis de produtividade em um mercado competitivo global. Assim, o grande desafio das organizações é conciliar o crescimento econômico com a preservação dos recursos naturais.

No sentido de mudar o paradigma do crescimento econômico ilimitado e para atender às pressões por uma maior qualidade ambiental, a gestão ambiental propõe um sistema onde há a possibilidade de desenvolvimento de uma produção ecologicamente correta, de construção de uma cultura baseada em valores ambientais e, além disso, de que tudo isso seja adaptado à realidade de cada organização

Relatório sobre Poluição Atmosférica

Há anos o meio ambiente vem sendo tratado com mais cautela, provenientes de pesquisas realizadas onde as mesmas comprovam a deterioração do nosso meio- ambiente. Empresas, institutos, ONGs, vem se preocupando com medidas para retardar os danos causados pelo homem, que também pode ser a única maneira de manter a nossa existência.

Foram desenvolvidos métodos para que se possam evidenciar propostas lançadas ao longo dos anos, uma delas é a ISO 14000 que institui uma série de padrões a serem cumpridos pelas empresas para obterem uma certificação relacionada ao seu compromisso com o meio ambiente.

São elas algumas ações preventivas que podem salvar o meio ambiente:

• COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS

• ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS (ETE)

• REUSO DE EFLUENTE TRATADO

• TRATAMENTO DES GASES PROVENIENTES DOS TRATAMENTOS TÉRMICO

• REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA

• REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

• RECICLAGEM

• REFLORESTAMENTO

• COLETA SELETIVA DE LIXOS

E também não deixando de lado nossa fauna e flora, principalmente a fauna, que passou e passa por grande desprezo pelo homem. As últimas pesquisas apontam que milhares de espécies animais foram extintas nos últimos cem anos. Muitas destas espécies jamais serão conhecidas por gerações futuras. Sabemos que, muitas delas, poderiam revelar ao homem informações importantes sobre o meio ambiente e até mesmo a cura para determinados tipos de doenças.

Os cientistas não conseguem calcular com exatidão o número de espécie de seres vivos que habitam o nosso planeta. A diversidade biológica é muito grande, porém estima-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com