TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - SGA - ANHANGUERA

Trabalho Escolar: ATPS - SGA - ANHANGUERA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  1.816 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo um estudo sobre a implementação, em certa, empresa, do Sistema de Gestão Ambiental, tendo como base para uma diretriz as normas contidas na ISO 14001. O intuito é auxiliar a empresa Líder Autopeças a se tornar uma empresa certificada, desenvolvendo um Sistema de Gestão Ambiental eficiente e buscando uma melhoria nos processos, além, de uma melhoria contínua. O SGA (Sistema de Gestão Ambiental) desenvolvido apresenta oportunidades da empresa se qualificar, aumentando a sua lucratividade, bem como, diminuindo o seu impacto no meio ambiente. E ainda destaca o comprometimento que todos os colaboradores devem ter para que se alcance uma melhoria contínua do sistema.

Palavras Chaves: Meio Ambiente, Sistema de Gestão Ambiental, Normas, Lucratividade e Comprometimento.

Abstract

This work aims to study on the implementation of a certain, company, Environmental Management System, based on a guideline for the standards contained in ISO 14001. The intent is to assist the Leader Autoparts company to become a certified company, developing an effective Environmental Management System and seeking an improvement in processes, in addition, a continuous improvement. The EMS (Environmental Management System) has developed the company to qualify opportunities, increasing their profitability, as well as reducing your impact on the environment. And also highlights the commitment that all employees must have for achieving a continuous improvement of the system.

Key Words: Environment, Environmental Management System Standards, Profitability and Commitment

1. Introdução

O presente trabalho é sobre a ATP´s(atividades práticas supervisionadas) da matéria de Sistema de Gestão Ambiental e Certificação, que tem como objetivo a pesquisa e analise de certa organização, selecionada pelo grupo, afim de estudar maneiras de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

Com a grande cobrança de um mundo mais limpo e sem poluições, as empresas hoje em dia são cada vez mais pressionadas a obter certificados que comprovem a sua responsabilidade com os impactos no meio ambiente.

Porém esses certificados, pelo seu custo, são limitados as médias e grandes empresas. As pequenas empresas, podem até ter um certificado, mas é uma raridade. Desta forma as pequenas empresas que possuem esse certificado e um SGA eficiente, se destacam e conseqüentemente aumentando a sua lucratividade, controlando melhor o seus processos e ainda tendo uma melhor visibilidade na área que atua.

A empresa selecionada, a Líder Autopeças, é uma empresa com pouco mais de 10 anos no mercado, de pequeno porte e que conta com dez funcionários.

O grupo identificou os pequenos problemas como: desperdício de água, alto consumo de energia e lixo não reciclado. A partir foi desenvolvido um projeto para implantação de uma SGA e conseqüentemente um certificado ISO 14001, que atesta que a empresa se preocupa com o meio ambiente.

2 Apresentação da Empresa

Razão Social: R.S Líder Comércio e Manutenção de Cronotacógrafo Ltda. – ME

CNPJ: 05.0033.314/0001-04

Inscrição Estadual: 675.118.680.115

A Líder Autopeças é uma empresa de pequeno porte, localizada no município de Taboão da Serra, com mais de dez anos de existência. O seu faturamento médio anual pode chegar até a R$ 480.000,00. A empresa conta com dez funcionários divido em três departamentos: vendas, financeiro e estoque. Todos em regime de trabalho CLT.

O seu ramo de atuação é o de venda de peças novas automóveis e motocicletas. Esses produtos que são comercializados se encaixam em dois grupos: novos e usados, onde as maiores partes dos lucros são das consideradas peças novas, chegando a 75% das vendas. Ainda, a empresa oferece o serviço de manutenção e instalação de tacógrafos – dispositivo agregado ao automóvel para monitorar o tempo de uso, distância percorrida e a velocidade que desenvolveu em certo período.

Em relação ao mercado de atuação, a Líder é uma empresa bem conceituada entre os profissionais da área mecânica automotiva.

A empresa está em completa ascensão, onde serão investidos quase R$150.000,00, na busca de novas tecnologias para assegurar um maior controle de estoque, financeiro e vendas. Ainda no segundo semestre de 2014, será aberta uma nova loja em Embú das Artes.

3 Definição SGA e certificado ISO14001

Um SGA(Sistema de Gestão Ambiental) é uma estrutura criada para que uma empresa consiga consistentemente controlar os seus impactos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operações, negócios e lucros.

A certificação ISO 14001 é uma norma internacional que indica os requisitos para operar um SGA. Essa norma tem como função implantar, de maneira, correta um Sistema de Gestão Ambiental. A certificação reconhece empresas que estão preocupadas, tanto com a sua lucratividade quanto com a impactos ambientais causados pela organização. Ainda pode ser um uma saída para as empresas controlar seus custos, reduzir os riscos e melhorar seu desempenho, além de padronizar as rotinas e procedimentos que são necessários para a certificação ambiental.

4 Diretrizes para um SGA e certificação

Quando implantada o SGA, a empresa passa a seguir uma Política Ambiental, que visa cumprir, estabelecer, documentar, programar, manter e promover a melhoria constante de um SGA, através de objetivos e metas que devem ser expostos a todos os funcionários da organização, sendo assim, o comprometimento de todos os colaboradores é essencial para o sucesso do Sistema de Gestão Ambiental aplicado.

Para se conseguir uma certificação e implantar um Sistema de Gestão Ambiental, é necessário seguir os seguintes passos básicos:

4.1 Política

Esse passo indica que se deve criar uma política ambiental, pois só dessa forma é possível estabelecer uma estratégia ambiental da organização. Essa política é baseada na analise feita sobre os impactos causados na natureza pela empresa, pois é a partir desse ponto que inclui-se o compromisso da empresa com uma melhoria no trato com meio ambiente e adequar-se as leis. Ainda essa política deverá ser documentada, comunicada aos funcionários e se possível estar disponível ao público;

4.2 Planejamento

No passo planejamento são definidas as metas que devem ser alcançadas para a melhoria e implantação do SGA. Além de traçar as metas, ainda são traçadas mudanças a serem feitas para que a empresa se adéqüe a norma, determina as áreas de gestão, além disso, é exposta a necessidade de se aplicar o SGA nos projetos, produtos e serviços. Ainda deve-se documentar todos os procedimentos que sejam criados;

4.3 Implementação e Operação

São divididas as responsabilidades, bem como, as autoridades dos colaboradores dentro do SGA. Ainda são necessários treinamentos e conscientização ambiental de todos os envolvidos no processo de certifição. A comunicação interna e externa devem ser bem geridas e claras. O controle de todas as formas de poluentes ao meio ambiente, bem como, os produtos e serviços que são utilizados por ela;

4.4 Verificação Corretiva

Neste passo é necessário o monitoramento das atividades desenvolvidas durante a implantação, bem como, a sua avaliação sobre todo o processo. Ainda, identificar e relatar falhas no processo e prevenir para que hajam novamente.Emissão de relatórios,demonstrando o controle a melhoria com o processo em prática. Auditorias devem ser feitas, para que se certifique que o planejamento e a operação tenham saído conforme o plano inicial e ainda, verificar se a política criada vem sido obedecida;

4.5 Revisão Gerencial

É quando o SGA é revisado pela diretoria da empresa, afim de avaliar ser haverá necessidades de na política e objetivos, e se preciso alterar o SGA. Ainda é passível de uma auditoria externa, caso julgue-se necessário, porém, sem que haja uma avaliação para o certificado;

Após a empresa seguir esses passos, deve-se solicitar para que seja feita a verificação para o certificado. Essa análise é feita por uma auditoria. Após a analise a empresa então certifica pela ISO. Esse certificado demonstra que a empresa está cumprindo o que lhe foi oferecido pela sua política ambiental, bem como, controlando seus processos de maneira mais micro e conseqüentemente aumentando a sua lucratividade.

5 Aplicando as Diretrizes na Empresa Selecionada

Aplicando as diretrizes descritas no item anterior e as adequando para a empresa selecionada pelo grupo, foi possível criar o seguinte SGA para a organização:

• Política Ambiental

Atender a legislação compartilhando com ações de medidas de prevenção e redução contínua de riscos a saúde ocupacional evitando doenças ocupacionais; Assumir o compromisso de cumprir as normas ambientais e promover o envolvimento dos seus colaboradores na conscientização da proteção ambiental e prevenção a poluição por meio de treinamentos; Prevenir ocorrências que possam colocar em risco a segurança patrimonial e a política de segurança.

• Planejamento

O planejamento da empresa Líder Autopeças deve estar consolidado nos cinco itens básicos, conforme abaixo:

1. Criação de um plano de ação que deve identificar e sanar os impactos ambientais atrelados as atividades da empresa;

2. A conscientização dos colabores para que os procedimentos possam ser cumpridos, bem como, treinamentos para aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas;

3. Cumprir a Política Ambiental, para que haja a melhoria continua do desempenho ambiental da empresa;

4. O comprometimento, por parte de todos os colaboradores, com o Sistema de Gestão Ambiental (SGA);

5. Avaliações periódicas, a fim de sanar qualquer situação que burle o SGA da empresa, através de auditorias, bem com, conformidades e não-conformidades;

• Implementação e Operação

A empresa deve criar treinamentos aos seus colabores, como por exemplo: o consumo excessivo e desnecessário de água e luz; descarte correto de material químico; o consumo responsável do papel; a utilização de fornecedores que tenham uma certificação ambiental ou que trabalhem com materiais que não agridam ao meio ambiente; a reciclagem do lixo; além do cumprimento da legislação ambiental.

Em reuniões periódicas devem ser discutidos as metas e objetivos traçados pela empresa líder, afim de, sanar, quase que instantaneamente os problemas levantados.

Nos bebedouros e lavatórios, deverão haver avisos sobre o consumo de desnecessário da água, bem como, próximo aos interruptores que deve ter o mesmo aviso, porém, para o uso excessivo da energia. Os baldes para lixo reciclado devem ser separados por cor e por adesivos. Deve haver também a disponibilidade de cartazes ou avisos sobre a legislação ambiental, sobre o descarte correto dos materiais impróprios. O departamento responsável pelas compras, deve emitir semanalmente um relatório informando quais de seus fornecedores não estão adequados as normas ambientais da empresa, afim de solicitar a adequação do fornecedor ou simplesmente a troca por um outro apto a comercializar para a empresa. Reaproveitar os materiais que são considerados sucatas, remanofaturá-los e vende-los em loja. Como um serviço a parte, a empresa poderá disponibilizar uma área para que seja feito o descarte de pneus, baterias ou óleos lubrificantes, afim de reciclagem correta desses materiais. Lembrando que todas as exigências acima são baseadas no planejamento e na política ambiental da empresa, conforme os itens acima.

• Verificação e Ação Corretiva

Mensalmente será realizada uma auditória interna para que seja identificado possível problemas com o desenvolvimento do SGA. Ainda após a auditória será emitido um relatório informando quais os problemas e quais a soluções a serem tomadas, as providências terão um prazo de três dias para atendimento, após será emitido um novo documento informando como foi resolvida a pendência e qual o resultado da alteração. Esse relatório deverá ser assinadas pelo responsável da auditória, pela gerência e pela diretoria. Junto com a auditória deverá ser enviado um relatório com as melhorias, em relação as atividades do SGA, e devem ser assinadas e apresentadas pela diretoria da empresa. Ainda a cada seis meses será feito uma auditória externa, afim de sanar todo e qualquer problemas com o SGA.

• A Revisão Gerencial

A revisão gerencial tem o mesmo procedimento do item anterior.

6. Conclusão

Nesta tarefa foi possível analisar não só a necessidade que as empresas precisa de se conscientizar, mas a importância de um certificado, quase que obrigando as empresa a se comprometerem com meio ambiente.

As pequenas empresas, representam quase R$ 20 bilhões no PIB brasileiro, sendo assim, a participação na industrialização e comercialização é cada vez maior, desta forma, e conseqüentemente os impactos ambientais causados por essas empresa se torna cada vez maior, perante o cenário atual brasileiro. Por isso a importância de uma SGA (Sistema de Gestão Integrado), que desenvolve não apenas o cuidado com meio ambiente na cultura da empresa, mas também nos seus colaboradores.

As etapas foram desenvolvidas para que a certificação seja algo alcançado pela empresa. Desde a política ambiental até como deverá ser realizada a revisão gerencial. Os objetivos e metas que foram expostos são de baixo custo, além de mudar o cenário e a cultura que a empresa tem hoje. Porém parte importante, como dito anteriormente, é a conscientização dos colabores e da diretoria, seja ela com cursos, treinamentos e cartazes, pois os funcionários são parte essencial nessa implantação dos SGA.

A empresa que fora escolhida tem totais condições de ser um modelo de gestão ambiental nas pequenas empresas, claro, se cumprir todos os planos traçados, a partir de pesquisas realizadas em PME (Pequena e Micro Empresas).

7. Bibliografia

http://www.bsibrasil.com.br/certificacao/sistemas_gestao/normas/iso14001/

http://ambientedomeio.com/2007/07/29/conceito-de-meio-ambiente/

http://www.universoambiental.com.br/novo/artigos_ler.php?canal=6&canallocal=10&canalsub2=28&id=65

http://mundoambiente.eng.br/new/meio-ambiente/gestao-ambiental/

http://www.mineracaonovaprata.com.br/?p=675

https://www.aessul.com.br/site/socioambiental/Cartilha_Meio_Ambiente.aspx

...

Baixar como  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »