TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De SGA - Etapa 1

Dissertações: Atps De SGA - Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

PASSO 2°

UMA VERDADE INCOVENIENTE

Um problema que tem repercutido grandes debates no âmbito empresarial nas ultimas décadas é de como as empresas podem colaborar com a preservação do meio ambiente e tornarem-se mais lucrativas com a implantação de um sistema de gestão ambiental eficiente.

Para a fiscalização de um padrão de qualidade foi criado o sistema ISO 14000, que fiscaliza e regulamenta quais empresas apresentam uma postura adequada de preservação, tornando esta empresa mais confiável para clientes atentos as questões ambientais e como consequência gerando lucros e destacando-as entre a concorrência.

As empresas, governos e instituições privadas vem preocupando-se com a preservação dos recursos naturais para que gerações futuras possam ter uma boa qualidade de vida, já que as explorações desordenadas causadas pelo homem tem gerado grandes impactos ambientais em todo o planeta.

Uma das oitos metas do milênio instituídas em 2000 pela ONU e aderida por 191 países é garantir a sustentabilidade ambiental. Todos os países, inclusive o Brasil, comprometeram-se em cumprir até 2015 todas as exigências com o empenho de ações governamentais, empresariais e da sociedade.

A gestão ambiental nas empresas inclui um “passo a passo” de como proceder corretamente para um bom desempenho, como por exemplo: cumprir devidamente a legislação, treinamento dos colaboradores em relação ao consumo inadequado de energia e água, implementar programas que previnem a poluição, implantar um sistema de coletas seletivas da empresa, etc. A questão social também é de suma importância às empresas por impactarem num sistema onde operam, demonstrando seu interesse em minimizar seus impactos negativos e otimizar os positivos.

Em resumo, é possível afirmar que as empresas devem se adequar aos novos padrões de conservação ambiental, pois a intolerância da sociedade quanto ao uso de produtos nocivos e degradáveis ao meio ambiente pede por mudanças.

PASSO 3°

A POLUIÇAO ATMOSFÉRICA

No setor de transporte a queima da gasolina e diesel também tem lançado na atmosfera toneladas de gas carbônico (monóxido e dióxido de carbono). As consequências para quem vivem A poluição atmosférica teve um aumento significativo após a Revolução Industrial, que utilizava a queima de carvão mineral nas industrias e despejavam toneladas de fumaças toxicas. Desde então o homem passou a conviver com um ar poluído e danoso à sua saúde. No Brasil a cidade de São Paulo é a campeã em poluição do ar e no mundo a Cidade do México e Nova Iorque lideram a lista das mais poluídas.

nestes locais são graves doenças nos pulmões, respiratórias , alérgicas , de pele e dentre outras. Uma solução que amenizaria este problemas seria investimentos em transportes públicos para incentivar o uso do transporte coletivo ao invés do individual.

A poluição atmosférica também tem elevado a temperatura da terra. Pesquisas revelam que futuramente terá um aumento do nível do mar devido ao derretimento dos polos, alagando cidades litorâneas, ilhas e comprometendo toda fauna e flora. Outra consequência da poluição do ar são as chuvas ácidas que matam as plantas e os animais, prejudicando o ecossistema.

É cada vez maior a corrida para a reversão deste problema que é de todos. Novas tecnologias na geração de energia limpa como eólica e solar são exemplos de que é possível desenvolver com qualidade. No Brasil a produção do etanol também contribui para uma diminuição por poluir menos que a gasolina. Novos testes em veículos movidos a combustível de hidrogênio tem criado grande expectativa por lançarem na atmosfera apenas vapores de água.

PASSO 4°

Grupo de ATPS de Sistema de Gestão Ambiental e Certificação

Curso de Engenharia Civil – N32 – Uniderp - Anhanguera Rua Ceará, 333 Campo Grande –MS

Campo Grande - MS, 12 de Março de 2014. Ao Sr. Diretor Geral

Transporte Cargas OMD Ltda

Av. Cel. Pontes, 7277

Campo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com